Quais são as etapas da produção de um vídeo?

É uma tendência: empresas de todos os portes estão cada vez mais recorrendo à produção de vídeos como forma de divulgar seus produtos e serviços pelo meio audiovisual.

Afinal, por seu alto poder de persuasão, atratividade e assertividade na transmissão de mensagens, o vídeo é uma importante estratégia de marketing e comunicação interna.

O valor agregado pela produção de vídeo no mundo corporativo já é óbvio e comprovado.

Para se ter uma ideia, 90% dos compradores online disseram que comprariam em um site que exibe seus produtos através de vídeos.

Além disso, quando uma página da internet contém um vídeo, 60% dos visitantes clicam para assistir ao vídeo antes de ler qualquer texto.

No cenário atual, os produtores de vídeo são muito requisitados pelas empresas para produção de vídeos institucionais, criação de conteúdo, campanhas publicitárias e outros formatos capazes de captar a atenção do público.

Por isso, se você deseja contratar um vídeo para uma empresa e tem curiosidade sobre como é o processo de produção do vídeo, explicaremos como funciona cada etapa. Confira!

As etapas de produção de vídeo

Produzir vídeos atualmente parece ser muito simples; afinal, todos nós temos celulares com câmeras de alta qualidade e ferramentas de edição disponíveis a baixo ou nenhum custo.

Diversas organizações tentam produzir seus próprios conteúdos audiovisuais sem o auxílio de profissionais ou a prioridade necessária.

Qual o resultado final? Vídeos sem ou pouco impacto criativo que não provocam as respostas desejadas do público-alvo.

Ao mesmo tempo, contratar um produtor de vídeo que faça apenas um briefing e não tenha real interesse em alcançar os resultados que sua empresa deseja é um desperdício de dinheiro.

A melhor opção para alcançar clientes em potencial e estabelecer credibilidade para sua marca é contratar uma produtora de vídeo especializada.

Isso porque a equipe especializada cuidará do seu conteúdo audiovisual desde a concepção até a finalização, garantindo que o material reflita a identidade da sua empresa.

Só, dessa forma, será possível garantir que o vídeo esteja alinhado com a missão, visão e valores da empresa, bem como, claro, com os seus objetivos de marketing.

Para se garantir qualidade para o material audiovisual, temos algumas etapas. Veja cada uma delas:

1.Reunião para briefing e pré-produção

O primeiro passo é realizar uma reunião com todos os envolvidos no projeto, incluindo:

  • O proprietário da marca ou Gerente de Marketing;
  • Toda equipe de comunicação, que inclui equipe de captação, redator, e editor de vídeo;
  • Responsável por direcionar e aprovar as etapas de execução;
  • Os atores, locutores, figurantes e apresentadores (se necessário).

A reunião de pré-produção é quando todos os profissionais que estão envolvidos na produção do vídeo se reúnem para alinhar suas ideias e objetivos.

Além disso, é o melhor momento para realizar um brainstorming para exercitar a criatividade e escolher como o vídeo será produzido.

É na primeira reunião que se estabelecem as condições, demandas e prazos para o vídeo.

Já o briefing serve para orientar todos os participantes do projeto – tanto os profissionais quanto os que solicitaram o vídeo. Esse documento precisa estar sempre disponível para referências e consultas.

O briefing deve incluir informações sobre o cliente e a empresa, os objetivos do vídeo, o formato, o canal de distribuição e o público-alvo.

2.Visita técnica

É preciso estudar o ambiente caso o tenha locação e a produção não acontece em estúdio.

Como resultado, poderá ser necessária a realização de uma visita técnica, que permita a análise de possíveis enquadramentos no local, bem como melhores ângulos e cenários.

É possível confirmar se há condições ideais de iluminação, som e organização para uma filmagem sem interferir no ambiente durante esta visita.

É nesta visita que é possível confirmar se há condições ideais de iluminação, organização e som para uma filmagem sem interferências do ambiente.

3.Roteiro

O roteiro é o documento mais importante durante a produção do vídeo.

O produtor de vídeo deve descrever tudo sobre as filmagens nele: o local, as vozes, o som, a direção da câmera e as edições.

Ele será usado por uma variedade de profissionais para orientação desde a pré-produção até as etapas de pós-produção.

O conteúdo de cada roteiro varia de acordo com a necessidade e demanda.

Quando não há trilha sonora ou locução, por exemplo, não é necessário incluir tais elementos no documento.

Aspectos técnicos, como os fundamentos de posicionamento e movimento da câmera, bem como a edição de vídeo, devem ser descritos.

Como muitas pessoas o seguirão, o roteiro precisa ser funcional, organizado e claro.

4.Planejamento e orçamento

Todos os custos e detalhes da produção do vídeo devem ser meticulosamente planejados usando o roteiro como guia. Seguem as principais atividades a serem desenvolvidas:

  • análise dos registros da gravação;
  • seleção de cenários/locações;
  • definição de apresentadores;
  • seleção de atores;
  • Levantamento dos custos;
  • Identificar referências que devem ser seguidas;

É fundamental ressaltar que gravações em locais públicos necessitam de solicitação e aprovação de autoridades como a prefeitura regional, bem como a aprovação prévia dos responsáveis ​​da área.

5.Documentação

Existe a exigência de assinatura de termos de cessão de voz e imagem para uso comercial quando terceiros são contratados para seu vídeo, como figurantes e locutores.

O produtor deve trazer a documentação impressa no dia da gravação, ou antes, para que os contratantes possam assinar e formalizar autorização e o trabalho.

6.Equipamentos

Gravar um vídeo usando equipamento amador e a falta de conhecimento pode resultar em resultados frustrantes, além de desperdiçar recursos e tempo.

Por esse motivo, a produtora de vídeo competente conta com equipamentos de alta qualidade para garantir que a captura da imagem seja impecável.

A seguir estão alguns dos equipamentos mais importantes que você precisará para sua produção de vídeo:

  • Câmera de gravação;
  • Estabilizador eletrônico;
  • Tripés;
  • Microfones externos e de lapela;
  • Equipamentos para captação de imagens aérea, como os drones;
  • Equipamentos de iluminação.

7.Produção

É hora de pôr a mão na massa e iniciar a produção do vídeo, agora que o roteiro foi criado e os equipamentos escolhidos.

Este é o ponto em que ocorre todo o processo de gravação e o que ele envolve, como captura de imagem e gravação de áudio com os palestrantes e apresentadores, seja no estúdio ou em outro lugar.

A produção é como se fosse os bastidores do projeto, envolvendo o esforço de diversos profissionais para que tudo corra bem.

Ressaltando que é fundamental ter uma pessoa responsável por supervisionar todo o processo e coordenar a equipe, garantindo que todos os planos e cronogramas estejam de acordo com os padrões de qualidade. Essa pessoa é conhecida como o diretor de produção.

8.Edição e finalização

Depois de concluídas todas as etapas de produção, é hora de enfrentar a tarefa mais importante do projeto: a edição.

Geralmente, a edição é o processo de selecionar as melhores cenas e tomadas e organizá-las de forma que a mensagem seja transmitida ao público com coerência e clareza.

Recursos como efeitos visuais, locações, trilhas sonoras, artes gráficas e o conceito do diretor devem ser adicionados nesta fase. E lembre-se que a edição é responsável por impactar e emocionar.

Por fim, é fundamental lembrar que existem diversos formatos, ações estratégias e recursos que podem ser utilizados para promover uma marca, uma ideia, um conceito ou uma instituição.

Independente do formato que você precise, nós da Mais Resultado, podemos te auxiliar!

Se você está a procura de uma produtora de vídeo com estrutura e expertise para produzir materiais para sua empresa, venha para a Mais Resultado!

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.