Como ganhar dinheiro com a internet?

Caso seu problema seja falta de dinheiro, relaxe! Hoje abordaremos algumas das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet. Confira:

Independente da sua situação financeira, devemos admitir que uma renda extra é sempre bem-vinda, não é mesmo? Principalmente se você, como tantos outros brasileiros, foi prejudicado pela crise econômica que tomou conta do país nos últimos anos, deixando milhões de pessoas desempregadas e com dívidas.

Apesar de existirem várias listas na internet com opções para pessoas que querem ganhar dinheiro online, nem sempre é tão simples como eles dizem. Veja como avaliar uma oportunidade – ou como evitar um golpe.

Por isso, antes de buscar qualquer uma dessas opções, é preciso considerar alguns fatores para determinar se esse é, de fato, um caminho lucrativo – ou se é melhor buscar outro.

Abaixo você encontrará dicas para quem quer aprender a ganhar dinheiro na internet.

Existem meios de ganhar dinheiro na internet?

Sim, é possível ganhar dinheiro na internet. Se você fizer uma busca rápida, por exemplo, vai se deparar com exemplos de pessoas que aumentaram seus ganhos fazendo esse tipo de trabalho. Mas isso não garante que, se algumas pessoas tiverem sucesso, todos terão sucesso.

Em primeiro lugar, é fundamental lembrar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 40 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso à internet em 2019. E a renda familiar média para quem não tem acesso à internet era menos da metade das pessoas que tinham acesso.

Além disso, dos que estavam conectados, 98,6% usavam o celular para acessar a internet, enquanto apenas 46,2% usavam o computador, uma das ferramentas mais comuns para quem trabalha na internet.

Ganhar dinheiro na internet é possível, mas nem todos conseguem porque milhões de brasileiros não têm acesso à internet.

Outro fator crucial é que, como qualquer outra atividade, as realizadas na internet exigem habilidades específicas – e se você não as possui, precisará adquiri-las.

Isso não significa, no entanto, que você não deva procurar maneiras de ganhar dinheiro na internet. Esse pode ser um caminho para ajudá-lo a gerar alguma renda, mas lembre-se de que não é tão simples quanto parece.

Como você pode ganhar dinheiro na internet?

Quer saber como e por onde começar? Você precisará de um computador ou smartphone com acesso à internet, conhecimento moderado e muita dedicação. Agora é possível começar a ganhar dinheiro.

Sabendo disso, vou te mostrar algumas formas de ganhar dinheiro na internet agora mesmo:

Produzir conteúdo e exibir anúncios

Para quem gosta de escrever e conhece o mundo dos blogs, começar um pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro na internet.

Quando buscamos palavras-chave nos mecanismos de busca buscando soluções para nossos problemas, geralmente somos encaminhados a diversos sites para saber mais sobre o assunto, não é mesmo?

Como resultado, você tem a opção de escolher um tópico que lhe interessa, como viagens, negócios, cinema, moda, finanças, entretenimento, saúde e assim por diante, e trabalhar duro para se tornar um especialista nesse campo.

Como resultado, assim que seu blog começar a ter um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa e atrair um número considerável de visitantes, você poderá ganhar dinheiro vendendo anúncios do Google, por exemplo.

Essa não é a única maneira de ganhar dinheiro com um blog, mas é fundamental entender que para atingir esse objetivo, você precisará gerar tráfego.

E é importante lembrar que construir uma audiência requer mais do que apenas escrever um texto e publicá-lo. É preciso produzir conteúdo de alta qualidade que agregue valor ao público. A chave para o sucesso é sempre a qualidade do conteúdo e sua distribuição.

É fato que ter uma forte presença online traz uma série de benefícios, mesmo quando se trata de outras formas de ganhar dinheiro que mostrarei mais adiante.

No entanto, esperar lucros imediatos da criação de conteúdo é a maneira mais comum de se frustrar.

Vender infoprodutos

Você tem conhecimento em um campo específico ou é um excelente profissional em algo ? Essa pode ser uma ótima maneira de criar um produto digital e lucrar na internet.

Ainda mais com o crescimento do ensino remoto com a pandemia, onde o mercado só cresceu.

Atualmente, a venda de habilidade e/ou conhecimento pela internet permitiu que muitas pessoas comprassem e vendessem produtos que antes estavam disponíveis apenas de forma física ou presencial.

Mas é crucial descobrir o seu público-alvo e o que os atrairia. Por isso, selecione cuidadosamente o formato do seu infoproduto, que pode incluir:

  • E-books;
  • Cursos em Videoaulas;
  • Webinários;
  • Planilhas, e outros.

Não necessariamente precisa fazer algo rebuscado. Você pode começar criando um documento PDF e depois usar plataformas de edição online como o Canva.

O mais importante é que seu infoproduto agregue valor às pessoas e resolva seus problemas.

Marketing de afiliados

Esse tipo de renda extra ficou conhecido nas redes sociais, onde foi amplamente compartilhado em plataformas como TikTok e Instagram.

Apesar de ser um tema muito procurado, existem muitas dúvidas sobre como ganhar dinheiro como afiliado.

Mas, para simplificar, o marketing de afiliados é quando você é recompensado por gerar leads de vendas.

Isso significa se tornar afiliado de um produto digital (que pode ser qualquer coisa, desde um curso online até um produto da Amazon) e indicar para que as pessoas possam comprá-lo através do seu link de afiliado, resultando em comissões.

Venda de fotografias

Se você é um fotógrafo profissional ou se tirar fotos é seu passatempo favorito, saiba que é possível ganhar dinheiro na internet vendendo suas fotos.

Há uma variedade de plataformas que funcionam como bancos de imagens, permitindo que você compartilhe suas próprias fotos e as venda para outros usuários do site.

Apesar da disponibilidade de opções gratuitas, alguns segmentos como os de publicidade e marketing, continuam buscando esses recursos.

Tudo o que você precisa fazer agora é garantir que suas fotos sejam de alta qualidade. E um aspecto realmente positivo é que você pode vender a mesma foto várias vezes; em outras palavras, você pode ganhar mais dinheiro!

Algumas plataformas que você pode se cadastrar:

  • Depositphotos
  • Shutterstock
  • GettyImages
  • Dreamstime
  • Adobe Stock
  • Anúncios em marketplaces

Se você deseja abrir sua própria loja virtual ou vender seus produtos fisicamente, pode usar os marketplaces para aumentar suas vendas.

Os marketplaces são basicamente portais que reúnem vários vendedores e compradores em um único local.

Isso ajuda muito porque suas vendas não precisam depender da criação de sua própria plataforma. Normalmente, eles não têm um nicho exclusivo, e você pode anunciar uma variedade de itens e vendê-los em todo o Brasil e, em alguns casos, internacionalmente.

Criação de uma loja virtual

O ecommerce não é novidade, apesar algumas pessoas ainda tenham receio de efetuar compras pela internet. Porém, muita coisa mudou (principalmente durante a pandemia), e os números de vendas pela internet cresceram de forma surpreendente.

Isso abre muitas possibilidades, mas é crucial entender que não é fácil; não basta criar, dormir e colher os benefícios no dia seguinte.

Você deve selecionar cuidadosamente seus produtos e fornecedores, pesquisar seu modelo de negócios, precificar corretamente e aprender a gerar tráfego (visitantes), entre outras coisas.

Outro ponto crucial é focar em um único, embora gigantes do varejo como Amazon, Magalu ou Americanas possam te atrapalhar bastante.

Em relação ao modelo em si, existe a opção do dropshipping, que é quando você atua como intermediário nas vendas online sem ter que manter estoque ou enviar produtos.

O dropshipping é uma estratégia de negócios atraente porque reduz o risco, mas também tem alguns pontos negativos que precisam da sua atenção:

  • O prazo de entrega pode ser maior, principalmente se for internacional, onde normalmente vêm da China;
  • Se você tentar vender seus produtos em um marketplace (como o Mercado Livre), você provavelmente terá diversos uma grande concorrência do mesmo produto, e portanto, é difícil se destacar;
  • A margem de lucro é baixa e caso tenha problemas com a entrega, pode significar prejuízo

Ser um freelancer

Se você tiver alguma habilidade, poderá ganhar dinheiro extra vendendo seus próprios serviços.

Existem várias opções: se você é designer, pode procurar oportunidades de freelancer nessa área; se você sabe escrever bem, pode ganhar com base no número de palavras em seus textos, por exemplo.

Se você fala outros idiomas, como inglês e espanhol, pode ganhar dinheiro traduzindo textos. Encontre seu nicho e busque as oportunidades!

Seja um influenciador

Se você gosta de mídia social, curte interagir com seus seguidores e se imagina trabalhando na criação de conteúdo, tornar-se um influenciador digital pode ser uma boa opção para você.

O marketing de influência se tornou muito popular, e podemos ver essa estratégia sendo usada tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações.

Ou seja, não somente os grandes podem se beneficiar, mas também os microinfluenciadores.

Portanto, se você já tem um número considerável de seguidores, está no caminho certo; mas não se empolgue: o número de seguidores não é tudo, e até os influenciadores mais poderosos já passaram por períodos de baixa visibilidade.

Produzir conteúdo para redes sociais é um trabalho que exige planejamento e perseverança, mas as recompensas da publicidade paga (#publi) e outras oportunidades que possam surgir são muito atraentes.

Quanto mais engajado você estiver e quanto mais autoridade você tiver na internet, mais dinheiro você ganhará e mais oportunidades terá.

Ganhar dinheiro na internet é possível, basta encontrar a melhor forma para você. Agora arregace as mangas, tenha paciência e disciplina! Boa sorte!

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.