Mais pessoas estão se tornando consumidores de conteúdo online, seja ele produzido por empresas ou indivíduos que fornecem informações que fazem a diferença para elas. Segundo informações da rede brasileira que cuida de tudo, desde a criação do canal até a veiculação de anúncios no YouTube, existem aproximadamente 6 milhões de influenciadores digitais no mundo, sendo mais de 300 milhões no Brasil.
O influenciador digital se encarrega de divulgar uma empresa nas redes sociais por meio de conteúdos mais dinâmicos, criativos e humanizados, estabelecendo uma relação de confiança entre o público e a empresa.
Para promover suas marcas, as empresas procuram pessoas conectadas ao negócio e relacionadas ao indivíduo que desejam alcançar.
Atualmente, esta atividade tornou-se muito comum, sendo extremamente importante na decisão de compra de muitos consumidores.
De acordo com estudos recentes, 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem pelo menos um influenciador digital e menos de 55% deles compraram algo com base nessas figuras públicas.
Anteriormente, esse tipo de atividade era limitado a celebridades, artistas e cantores; no entanto, o marketing de influência cresceu significativamente, e agora há espaço para qualquer tipo de indústria, público e até mesmo tamanho, tornando-se uma profissão muito atraente.
Abaixo destacamos algumas entre as diversas áreas de atuação do influenciador digital:
- Beleza
- Moda
- Games
- Gastronomia
- Vida fitness
- Esporte e outros
Você quer ser um influenciador digital, mas ainda não sabe por onde começar? Então preste atenção nas dicas que compilamos para você!
Escolha um nicho para atuar
O primeiro passo é escolher um nicho de mercado, ou uma segmentação ou segmentação de um tema específico.
A identificação de um grupo menor dentro de um setor é bastante simples, dependendo de suas necessidades e interesses específicos.
Confira em quais tópicos você tem mais autoridade e conhecimento e participe!
Isso irá ajudá-lo a concentrar seus esforços onde você tem a melhor chance de ver resultados positivos.
Adote um nome de perfil fácil de pesquisar e memorizar
Ter um NOME bom é primordial para conseguir ser localizado por marcas e seguidores. Não importa onde vai decidir atuar, TikTok, Instagram ou mesmo Youtube. O que importa é que tenha um termo marcante e simples.
Ter simplicidade e criatividade ao mesmo tempo é uma dica de ouro.
Escolha sua Persona de Marketing
Outra dica importante para ser um influenciador digital é escolher de forma clara sua Persona de Marketing, ou seja, definir com quem deseja falar. Entenda com qual persona você se identifica mais.
Como no caso de empresas que definem Missão, Visão e Valores, o influenciador digital precisa deixar esse ponto bem claro. Para influenciar é necessário ter valores definidos, da mesma maneira que fazemos quando trabalhamos a imagem de uma marca.
Nunca se esqueça que um influenciador é um produto consumido por diversas pessoas e ter a Persona definida é fundamental para se ter um norte da própria estratégia que será adotada nas mídias sociais. Além disso, importantíssimo para criação de conteúdo.
Faça conteúdo de qualidade
Podemos dizer que esse é um dos, ou o principal desafio do influenciador digital. O conteúdo de um influenciador digital é sua principal ferramenta e por isso, precisa de muita atenção. Sua presença digital se dará muito em razão do seu conteúdo de qualidade e relevância.
Para citar um exemplo, preste atenção nas blogueiras de moda. Pode até parecer que seu conteúdo é totalmente informal e espontâneo, mas na verdade é fruto de estratégias bem elaboradas que norteiam todas as ações online.
Não basta publicar vários posts no dia, se eles não acrescentam nada para as pessoas. Dessa forma, não vão gerar engajamento e nem autoridade.
Além do conteúdo, é muito importante se ter um planejamento de publicação. Nesse mercado nada acontece por acaso. É preciso identificar assuntos de maior interesse do público, buscando acompanhar trending topics e Hashtags em evidência. Assim, poderá criar pautas de alto engajamento.
É possível utilizar ferramentas que informam os melhores horários e dias para tais publicações e com isso, poderá montar seu calendário digital.
Lembre-se: Sem um conteúdo interessante, não haverá engajamento. E sem engajamento não existirá a propagação da mensagem. Publicar conteúdo relevante na hora certa, é de extrema importância para sua estratégia de marketing.
Faça uso de aplicativos para conseguir um perfil mais profissional
Hoje, é possível encontrar diversos aplicativos que podem ajudar na criação do seu perfil de influencer. Neles você pode editar fotos, criar stories, vídeos, reels, pesquisar temas, buscar hashtags e muito mais.
Faça collab juntamente com outros influenciadores
Você já deve saber o que são collabs, não é mesmo? São perfeitas para conseguir mais visibilidade para seu trabalho através de novos seguidores. As collabs ocorrem quando influenciadores criam um conteúdo em conjunto, seja foto, vídeo ou outros.
Por isso, procure influenciadores que atuem no mesmo nicho que o seu, e proponha uma criação de conteúdo em conjunto. Assim, será possível mudar um pouco, criar vídeos diferentes para ambos os canais, ou fotos diferenciadas. Utilizando essa estratégia, seu processo de ser um influenciador digital será bem mais tranquilo.
Participe de desafios e Tags
Outra opção é buscar engajamento em desafios e tags. Funcionam como jogos virtuais, envolvendo atividades e perguntas. De forma geral, esses desafios e tags surgem do nada, porém podem atraem visibilidade.
Isso acontece por causa dos algoritmos das redes sociais, que te inserirão no meio de outros usuários para participem da brincadeira. Quando algum usuário pesquisar pela tag ou desafio, poderá encontrar seu conteúdo, se interessar e passar a te seguir.
Engajamento com os seguidores é fundamental
Independendo do número de seguidores, um dos principais segredos do sucesso nesse ramo é seu engajamento com as pessoas. Sabemos que em alguns casos, responder todos os comentários é inviável, mas demonstre que você está lendo tudo que foi publicado. Faça uso dos stories ou lives para essa demonstração!
Faça networking
Como no mundo corporativo, estabelecer uma rede de contato com profissionais da área é essencial, o famoso networking. Isso é importante para que você possa se conhecer sobre os assuntos, entender seus diferenciais de sucesso e garantir novas parcerias.
Uma forma de fazer networking é participando de eventos com outros influencers. Normalmente, esses eventos são ótimos para trocas e te aproximar cada vez mais desse universo.
Faça uso de campanhas pagas para aumentar seu alcance
Invista! Faça anúncios pagos para divulgar seu perfil e aumentar seu alcance. Escolha algo criativo, diferenciado e dinâmico para anúncios diferentes e assim, testar seus resultados. Dessa forma, entenderá qual melhor se aplica às suas necessidades.
Agora que já entendeu melhor sobre o universo dos influenciadores digitais, se planeje e coloque seus planos em prática. Sem mantenha sempre atualizado sobre assuntos de Marketing Digital em nosso BLOG![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.