Remarketing é uma estratégia de marketing digital que possibilita que o conteúdo visto por um usuário interessado nos serviços de uma marca apareça para ele outras vezes, depois de ele já ter visto um anúncio, navegado numa página ou lido um artigo de uma empresa. Mas, para o remarketing ser realizado, é preciso uma integração entre as contas do Youtube e do GoogleAds.
Por exemplo, uma marca entendeu que seu público é um ávido consumidor de vídeos. Suponha que o nicho de atuação dela seja a área médica. Por isso, sem conhecer o remarketing como estratégia de marketing digital, a empresa criou um canal no Youtube para jogar conteúdos diversos, relacionados ao ramo em que atua ou de interesse do público, com assuntos como “Formas de aumentar a imunidade” e “Como realizar exercícios em casa para melhor a saúde”.
A partir disso, ela vem conseguindo um engajamento cada vez maior dos espectadores que curtem, compartilham, se inscrevem no canal ou mesmo apenas assistem aos vídeos.
A empresa já percebeu que o Youtube pode ser usado em planejamento de marketing digital como uma excelente plataforma de anúncios ou de relacionamento que pode gerar uma quantidade de vendas muito maior para a sua empresa. No entanto, está empacada nas ideias e não sabe como criar estratégias que gerem propagandas que atraiam cada vez mais os interessados pelos seus conteúdos.
Provavelmente, porque ela nunca ouviu falar em remarketing para Youtube.
O remarketing como parte das ferramentas do marketing digital pode ser poderoso para gerar cada vez mais engajamento com uma marca e como conversão nas vendas.
Remarketing e Youtube
Imagine que um vídeo tenha acabado de ser publicado no Youtube e que ele foi visto por mil usuários. Se a conta do Youtube que publicou o vídeo estiver vinculada a uma conta do Google Ads, esse público já ficará identificado como possível interessado naquela marca só pela visualização. E é esse público que poderá receber sua estratégia de remarketing.
Da mesma maneira ocorre, caso algum desses mil tenha realizado alguma outra ação, como curtido ou compartilhado esse vídeo.
Vamos supor, agora, que esse vídeo postado no Youtube não seja exatamente alguma propaganda e, mas um conteúdo de interesse dos usuários, como “Maneiras de aumentar a imunidade no inverno da COVID-19”, para continuar com o exemplo de uma empresa da área da saúde.
Nesse caso, ela pode criar uma lista dos interessados que assistiram ao vídeo mais de uma vez, por exemplo, para incluí-los em sua estratégia de remarketing. O interesse deles é latente, como se nota pelo fato de terem visto o conteúdo repetidamente. Isso significa que ele quer saber mais sobre isso e está procurando se informar, sobretudo através dos vídeos no Youtube.
Essas pessoas é que srão o alvo do remarketing dessa marca, porque possivelmente estão mais próximas de um contato com um médico que pode explicar melhor como elas podem fazer.
Então, se essa empresa criar um anúncio para estes usuários específicos, convidando-os a uma visita a sua clínica, através de outros anúncios aparecendo para eles através do remarketing, é muito mais provável que ela obtenha o resultado desejado. Muito mais provável do que se essa empresa simplesmente sair anunciando para um sem número de pessoas que não estão tão interessadas no assunto quanto estas que viram seu vídeo mais de uma vez.
Estratégias de remarketing para o Youtube
A segmentação do público (como é o caso apresentado acima na criação da lista) é um dos principais benefícios do remarketing, porque dá muito mais chances de conversão do que apenas jogar propagandas em redes sociais, por exemplo.
Para esse público que está extremamente interessado no serviço que a empresa pode prestar, é possível gerar anúncios específicos que aparecerão para eles, aí sim, em suas redes sociais, em vídeo ou não, chamando-os para uma visita. E é por meio do remarketing que se faz essa programação.
Ou ainda, você pode produzir um banner digital direcionado para esses usuários, de modo que eles sejam levados para uma página de depoimento de clientes em seu site dizendo o quanto foi fundamental para eles ir consultar os médicos de sua clínica para saberem como se manter livres de doença, sobretudo longe do novo Coronavírus. É uma outra estratégia passível do uso de remarketing.
Isso é essencial para gerar ainda mais autoridade para sua marca sobre o assunto específico do vídeo, dando para esta empresa mais credibilidade. Esses vídeos de depoimentos tendem a estimular de maneira mais forte o cliente a procurar essa clínica para fazer uma consulta com os médicos.
Esta empresa pode, além disso, criar uma oferta exclusiva para esses clientes oferecendo consultorias ágeis a custos mais baixos por telefone ou vídeo com os médicos de sua clínica e promovê-las para os interessados através do remarketing.
Essa promoção pode estar em um novo vídeo endereçado para eles, publicado em seu canal do youtube, incentivando o compartilhamento do conteúdo para os amigos interessados e convidando-os a visitar a sua landing page.
Parece óbvio, mas isso tem um poder de conversão que pode gerar números de vendas astronômicos para a marca.
Esta publicação usou uma empresa da área médica, uma clínica, como exemplo. Mas essas estratégias podem ser usadas por negócios de qualquer ramo de atuação, do imobiliário ao de comidas e restaurantes. Não importa se seu porte é pequeno, médio ou grande.
Basta sua empresa ter a visão certa e a parceria adequada com uma agência de marketing digital, composta por colaboradores qualificados que não só entendem do que fazem, mas que façam de forma inovadora e inteligente.
Youtube, marketing digital e oportunidades
Esses foram alguns exemplos de como uma empresa pode usar o remarketing no Youtube, fazendo da plataforma mais do que um distribuidor de conteúdos. O Youtube também pode e deve ser aproveitado como meio de propaganda, para além dos bumpers ou vídeos puláveis, de modo que uma marca gere mais negócios.
É preciso que as empresas se apropriem do marketing digital e enxerguem oportunidades no meio virtual para não acabar sendo engolidas por ele. Porque, é certo, possuir um site e uma conta nas mais variadas redes sociais não é o suficiente para ter visualizações, seguidores, likes e compartilhamentos.
O fundamental é mesmo saber como todas essas ferramentas são aliadas de uma marca para fazê-la expandir e se destacar frente a tantas outras que já enxergaram o poder do marketing digital.
No entanto, sem planejamento e a criação de uma boa estratégia, esse poder não servirá de nada e a empresa não terá a presença desejada no mundo virtual. Por um acaso, já houve alguma história de pelotões que saíram para guerra sem conhecer o inimigo e se organizar com estrutura, provimento e sem planejar seus ataques e defesas? Se já, certamente, o fim desta tropa na história não foi nada bom.
De que maneira uma empresa deve travar batalhas vencedoras na internet: com um exército mambembe ou com uma equipe preparada para resolver todos os seus problemas, transformando percalços em soluções?
Para ter sucesso na no meio virtual com as campanhas mais inteligentes e criativas, é preciso firmar parceria com uma agência de marketing digital com a qual você possa se comunicar claramente e que, por isso, entende suas necessidades.
A Mais Resultado é uma delas. Acesse o site.
Leia também:
https://agenciamaisresultado.com.br/mais-resultado-produtora-de-videos/
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.