As Melhores Ferramentas de SEO

Para saber quais são as melhores ferramentas de SEO, primeiro é preciso saber que SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca em tradução livre. Em poucas palavras, SEO é o conjunto de estratégias do marketing digital para otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o posicionamento de uma marca em resultados orgânicos dos buscadores, como o Google, o Yahoo ou o Bing. Melhora de palavras-chave, do visual do site para deixá-lo mais simples de entender e navegar, conteúdo objetivo e até mesmo o aumento da velocidade de carregamento das páginas são estratégias de SEO, poderosa ferramenta do marketing digital.

No entanto, quando o marketing começou a ver a internet como uma potencial fonte de negócios, aparecer nos primeiros resultados do Google era muito mais simples. Era possível otimizar um site ou um arquivo apenas com palavras-chave e conseguir rankear nas primeiras posições em um ou dois meses. Mas isso já faz muito tempo e, com a  evolução do marketing digital e o fortalecimento das estratégias de SEO, atualmente, não é mais tão fácil assim. É preciso trabalhar comas melhores ferramentas de SEO para se atingir o resultado desejável.

Isso, porque agora, os mecanismos de busca elegem novos critérios e criam novos algoritmos praticamente a cada segundo para aperfeiçoar o SEO, devido ao aumento do uso do marketing digital pelas empresas. Tentar se manter a par de todas as mudanças pode ser uma sobrecarga de trabalho, além de consumir um tempo enorme que a maior parte dos empresários não têm. Isso sem falar no conhecimento em marketing digital, imprescindível para fazer um planejamento eficiente.

Felizmente, o avanço da internet também trouxe programas que ajudam a monitorar as buscas e, com isso, as posições e outras formas de rankear no Google de forma mais rápida. As melhores ferramentas de SEO até dão dicas do que fazer para melhorar a sua posição. Basta conhecê-las e saber usá-las adequadamente para o objetivo da sua campanha de marketing digital .

Mas primeiro de tudo, o que é SEO?

Quando uma pesquisa é feita, como os mecanismos de busca decidem a ordem dos milhões de sites existentes? E como as páginas que aparecem nas pesquisas alcançam as primeiras posições?

O Google tem incontáveis algoritmos que decidem quais sites têm a melhor resposta para as buscas e estes são ranqueados nos primeiros lugares. Os números mostram que esses sites então fazendo o bom trabalho e eles acabam ganhando a confiança dos usuários. Os três primeiros links orgânicos têm 30% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários clicam em sites da segunda página.

E é aí que as melhores ferramentas de SEO entram para ajudar.

As métricas analisadas pelo Google mostram quais marcas têm as melhores respostas para as perguntas de seus atuais e potenciais clientes e, por isso, elas merecem estar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca.)

É importante lembrar que o foco do SEO é o tráfego orgânico e do marketing digital. Embora anúncios pagos e links patrocinados tenham o seu lugar no SEM (Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismo de Busca em possível tradução para o português), o SEO não envolve compra de mídia. Isso aumenta o retorno sobre investimento (ROI) e reduz os custos de aquisição de clientes (CAC) como resultado. Por isso, as melhores ferramentas de SEO também tornam possível que empresas menores e com menos capital possam utilizar essas estratégias.

Mas as empresas que desejam usar essa ferramenta do marketing digital não precisam se preocupar em fazer isso sozinhas. Além das agências especializadas neste tipo de estratégia, existem plataformas que ajudam o planejamento de SEO.

 

Agora, sim, as melhores ferramentas de SEO

Abaixo, a agência Mais Resultado separou as melhores ferramentas de SEO disponíveis no mercado. Confira!

 

Ubersuggest

Ubersuggest

Ferramenta de SEO: Ubersuggest

 

Umas das melhores ferramentas de SEO, o Ubersuggest, tem como ponto forte o uso das palavras-chave e recursos ainda gratuitos. Ao entrar no site, já existe a opção de pesquisar palavras-chave e uma das suas melhores funcionalidades: ideias de palavras-chave. Esta lista também contém palavras-chave negativas para sempre escolher as certas de verdade para o negócio e fazer o SEO trabalhar na direção desejada.

Esse site também tem a opção de criar projetos. Neles, criam-se as campanhas de SEO e ele monitora o seu tráfego para que você não perca tempo fazendo isso manualmente. Ele vai mostrar se os números estão caindo ou subindo. Inclusive, o Ubersuggest envia notificações semanais sobre o que precisa ser feito para maximizar o tráfego.

Ele também tem uma extensão para o Google Chrome. Tê-la instalada permite ver a frequência com a qual a palavra-chave é buscada quando é colocada no Google. Se uma palavra-chave relacionada à área de interesse possui mais de 5.000 buscas, talvez seja uma boa ideia incorporá-la na estratégia de conteúdo. E, conforme passa pelos links nas primeiras posições, terá as métricas de cada site.

Google Analytics

Google Analytics

Ferramenta de SEO: Google Analytics

 

O Google Analytics é também está no ranking das melhores ferramentas de SEO por ser uma ótima ferramenta de análise de dados que oferece vários recursos para monitorar o desempenho das estratégias de marketing digital.

No SEO, ela ajuda a ter melhor conhecimento do público-alvo para desenvolver a persona ideal da marca. Também pode monitorar os números de tráfego orgânico e identificar os canais que mais geram tráfego (e-mail, social, orgânico etc.). Além de monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO e entender o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visita, duração da sessão) do público, essencial para o planejamento das campanhas de marketing digital de uma marca.

Queda de Conteúdo (clickflow)

Clickflow

Ferramenta de SEO: Queda de Conteudo (Clickflow)

 

O conteúdo antigo ainda é relevante? Ele está atualizado e completo? A ferramenta que analisa queda de conteúdo Clickflow vai te ajudar a responder isso para melhorar a eficácia das estratégias de SEO e de marketing digital.

Atualizar conteúdo antigo é um jeito de obter tráfego de SEO mais fácil do que criar conteúdo novo. E essa ferramenta te ajuda a descobrir o que precisa ser atualizado e em que ordem. Dessa maneira, seu site se torna mais relevante.

Para melhorar o conteúdo antigo e, assim, gerar mais SEO, algumas perguntas devem ser feitas: todas as informações contidas nele estão atualizadas? As palavras-chaves usadas estão corretas e relevantes? O linkbuilding está bom? Falta alguma informação? As respostas a essas perguntas certamente melhorará sua campanha de marketing digital.

Mozcast

Mozcast

Ferramenta de SEO: Mozcast

 

O Google faz mais de 3 mil mudanças no algoritmo por ano para aperfeiçoar seus mecanismos de SEO e melhorar as respostas para o público. É possível manter-se em dia com todas elas? Com o uso de algumas das melhores ferramentas de SEO, é possível, pelo menos, obter grande ajuda.

O Mozcast monitora todas as atualizações de algoritmo e mostra uma visão geral do que mudou ou do que trata a atualização em forma de relatório. E ainda te dá uma visão geral do clima (quase literalmente) de como andam as mudanças. Quanto mais quente e chuvoso, mais os posicionamentos do Google mudaram.

Além disso, é uma boa ideia dar uma olhada no Mozcast ao receber uma notificação de queda no tráfego ou nos rankings, já que essa ferramenta confirma se outras empresas também estão passando por mudanças com alguma atualização nova do Google. 

Detailed

Detailed

Ferrameta de SEO: Detailed

 

Llinkbuilding pode ser chato e trabalhoso, mas é muito importante na estratégia e faz parte de algumas das melhores ferramentas de SEO e de produção de conteúdo em marketing digital. Especialmente, quando precisa de links de saída que vão ajudar a dar autoridade para o conteúdo e para a marca. E salvo raríssimas exceções, ninguém tem de dez a vinte horas para gastar com linkbuilding.

É aí que o Detailed entra nas estratégias de SEO e de marketing digital para construção de links. Ele tem uma lista pronta com os melhores links de qualidade, divididos por setor. Assim, só é necessário escolher a área de interesse e focar em entrar em contato com os sites dos links relevantes para fazer o linkbuilding.

Auditoria de velocidade do site

Auditoria de Velocidade

Ferramenta de SEO: Auditoria de Velocidade do Site

 

Por incrível que pareça, a velocidade de carregamento de um site impacta muito no SEO e, consequentemente, no ranking. O Google não vai ranquear sites lentos nas primeiras posições, porque o usuário não quer esperar. Nem todos têm acesso à conexão de ponta,  então, os sites que carregam mais rápido, independente da internet do usuário, serão ranqueados primeiro.

Por isso, é bom fazer uma auditoria na velocidade do site para melhorar seus resultados e, por meio das melhores ferramentas de SEO, isso é possível. Caso o site esteja abaixo do ideal, será preciso contactar um desenvolvedor para que ele possa resolver isso. Com o aumento da velocidade, o ranqueamento também irá melhorar com o tempo e, com isso, sua campanha de marketing digital.

Essa ferramenta de auditoria está presente em algumas das melhores ferramentas de SEO citadas nesta publicação, como o Ubersuggest.

Super Metrics

Super Metrics

Ferramenta de SEO: Super Metrics

 

Por que entrar em cinco ou seis sites para conferir o desempenho de SEO, se apenas um já mostra toda a informação necessária? Estamos falando do Google Data Studio. Ele é uma ferramenta gratuita de inteligência de negócios que concentra todos os seus dados em um lugar só.

E como cadastrar seus dados nessa ferramenta? Com o Supermetrics. Ele conecta todas  as diferentes fontes de dados com o Google Data Studio, para que não se perca mais tempo olhando em várias ferramentas.

Uma das suas melhores funcionalidades é a possibilidade de automatizar os relatórios. Assim, não há necessidade de criá-los manualmente. Otimização é uma das palavras-chave das estratégias de marketing digital.

VidQ

VidQ

Ferramenta de SEO: VidQ

 

O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo, mas qual é o segundo? O YouTube (que é do Google). Por isso, é hora de trabalhar também com o VidQ (YouTube SEO) na hora de planejar as estratégias de marketing digital.

Essa extensão do Google Chrome mostra (sempre que for feita uma busca no Youtube) o que é popular, quais palavras-chave estão sendo buscadas e quais as que são relacionadas a cada vídeo, Além disso, ele também mostra quais tags as pessoas estão usando para obter mais tráfego de SEO.

Uma das melhores vantagem do VidQ é que eles não são concorridos (ainda). É possível ranquear nas primeiras posições entre 24 e 48 horas depois de publicar um vídeo.

Mesmo com essas ferramentas, ainda é necessário algum esforço, a dedicação de um pouco de tempo e, sobretudo, técnica para as estratégias de SEO e o planejamento de marketing digital de uma marca serem o mais eficazes possível. 

Sempre que possível, é recomendado contratar uma agência especializada para isso. Pois elas sabem fazer um uso eficaz das melhores ferramentas de SEO para alcançar os objetivos desejos. Uma delas é a Agência Mais Resultado.

Author avatar
Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.