Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca, sim ou não?

Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca é uma das estratégias que empresas de pequeno a grande porte vêm adotando nos últimos anos. A Revolução Tecnológica da era digital fez surgir novos trabalhos e novas formas de alavancar as vendas de uma marca.

E um influenciador digital é aquele que faz da divulgação uma forma de trabalho. Na medida em que ele torna a própria imagem pública e começa a adquirir um sem número de seguidores, o influencer digital ganha apelo e se torna uma excelente maneira de divulgar a marca de uma empresa.

Por isso que companhias como Coca-Cola, Nestlé, Microsoft e Domino´s são exemplos de companhias que usam a estratégia de contratar influenciadores digitais para divulgar suas marcas.

Diante deste cenário, perguntas se colocam: como e por que contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca? Existem plataformas específicas para isso? Afinal, quais são os benefícios de contratar um influenciador?

A Agência Mais Resultado responde a algumas dessas perguntas nessa postagem.

 

Por que contratar influenciadores digitais?

Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca pode ser uma forma eficaz de ganhar resultado expressivo em novas vendas e em engajamento com sua marca.

Por exemplo, durante a quarentena, uma empresa de cosméticos local descobriu que deveria oferecer serviços de delivery para se manter de pé e firme frente à crise. Ela não tinha tanta verba, mas sabia que o marketing digital poderia ajudar.

Primeiro, ela contratou uma agência e, juntos, chegaram à conclusão que uma influenciadora digital do mesmo bairro da empresa de cosméticos poderia ser uma boa maneira de divulgar a marca.

Depois, foram em busca da influenciadora numa plataforma online que tem o objetivo de promover justamente esses encontros: entre a empresa e a influencer. As duas negociaram um acordo em que a influenciadora ganharia produtos em troca de divulgar a marca em seu canal.

Se essa situação não fosse hipotética, provavelmente a empresa de cosméticos triplicaria seu número de pedidos. Isso porque a influenciadora possui um público fiel que costuma acatar as sugestões dela.

Existem vários tipos de influencers com variadas quantidades de seguidores e perfis diversificados. Existem alguns que têm influência apenas local, outros que já têm maior capacidade de adesão do público. A escolha do profissional deve estar de acordo com a estratégia e com o orçamento disponível que a empresa tem para contratar influenciadores digitais para divulgar a marca.

Influenciadores digitais

Influenciadores digitais

 

Benefícios de contratar influenciadores digitais

Um dos maiores benefícios de contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca é a segmentação. Em geral, a venda para o cliente pode ser analisada como se ela passasse por um funil. Cada dobra decisiva do funil representa uma mudança de etapa nessa jornada até a compra do produto.

Um influencer já tem um público segmentado por si só. Além disso, ao contratar influenciadores digitais para divulgar sua marca, uma empresa já se relaciona com o possível cliente numa etapa mais evoluída do funil.

A relação com o influencer é um dos principais motivos para isso. O público do influencer já é propenso a ouvi-lo, a confiar em suas dicas, sugestões, ideias, tendências…Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca é fazê-la aparecer para uma quantidade expressiva de possíveis clientes, às vezes, muito mais perto de comprar do que um interessado que aparece por redes sociais. Essa é uma ação que pode se mostrar verdadeiramente eficaz.

Isso sem falar na camada de autoridade que o produto ou serviço ganha, uma vez que está sendo apresentado por alguém em quem o próprio público confia. É como se o cliente pensasse “Ele não ia se comprometer em divulgar algo em que não confiasse…”.

Daí, com isso, gera-se também engajamento. O público ficará muito mais empoderado para divulgar o produto ou serviço da marca tendo a credibilidade do influencer como baliza. Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca pode significar um maior número de seguidores para a empresa e um aumento de ações sobre as publicações da marca. O que torna o público fiel, caso suas expectativas sejam cumpridas com o produto ou serviço. Ou seja, contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca pode aumentar o índice de reincidência de compra por um mesmo cliente.

Além disso, os resultados podem ser mensurados e o influenciador digital estará gerando conteúdo exclusivo para a marca, o que pode representar economia com produção de ações para TV, por exemplo, que pode até alcançar muita gente, mas que pode não ter o mesmo apelo.

 

 

Como achar influenciadores digitais certos para cada marca?

Como um mercado relativamente novo na internet, ele veio abrindo algumas possibilidades, de modo que há algumas plataformas voltadas especificamente para quem deseja contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca.

Algumas delas estão listadas abaixo.

 – Post2B

Post2B

Post2B

 

Um dos melhores e maiores marketplaces para contratar influenciadores digitais é o Post2B. Nesta página, influencers e empresas se cadastram e o site pode ajudar a dar o esperado “match”, uma vez que o objetivo dessa plataforma é conectar marcas que desejam divulgar seus produtos nas redes sociais com influenciadores cujo perfil tem a ver com a empresa.

Clique aqui e confira o site do Post2B. 

 

– Kuak

Kuak

Kuak

 

Com opções de pacotes gratuitos ou pagos, a Kuak é uma excelente plataforma para quem quer contratar influenciadores digitais. Ela atende diversos segmentos do mercado e possui uma boa quantidade de influenciadores cadastrados, dando oportunidades de os interessados que pagam pela plataforma terem cursos e mentorias sobre como aproveitar melhor esse nicho do marketing digital.

Com o Kuak, a empresa poderá também mensurar o desempenho dos influencers através de estatísticas e relatórios que contêm informações completas também sobre seu público alvo. Para conhecer a plataforma, vá ao site.

 

– Influence.co

O Influence.co é uma ferramenta estrangeira, em língua inglesa, que conta com influenciadores brasileiros em seu banco de dados. É gratuita, por isso, permite a contratação de até 30 influenciadores por mês, o que se torna fácil quando se ajusta a localização no campo de busca

Além do filtro por localização, há também o por número de seguidores, por taxa de engajamento e por mídias sociais.

Acesse o Influence.co clicando aqui.

 

– Influency.me

Influency.me

Influency.me

 

Através do Influency.me, a empresa que deseja contratar influenciadores digitais para divulgar sua marca pode negociar diretamente com eles. Com uma base de dados de aproximadamente 80 mil influencers cadastrados, a plataforma permite a análise da performance do contratado por meio de uma linha do tempo.
Para procurar influenciadores digitais, o usuário pode filtrar por alcance nas redes, gênero, faixa etária, mídia, dentre outras possibilidades.
Quer conhecer o Influency.me? Clique aqui.

Contratar influenciadores digitais para divulgar uma marca é uma ótima estratégia, mas deve fazer parte de um planejamento de marketing digital para que as metas desejadas sejam alcançadas. Na dúvida sobre como realizar esse planejamento, acesse o site da agência Mais Resultado.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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