Qual importância da hierarquia de títulos na construção do seu blog?

No artigo de hoje, falaremos sobre as Heading Tags, como montar a Heading Tag ideal e como utilizar nas estruturas do texto. Confira!

Você já acessou algum conteúdo de site, buscando determinada informação e se deparou com textos sem definição adequada de títulos, subtítulos e parágrafos?

É como se tentássemos encontrar um amigo em meio a multidão e, dessa forma, perderíamos horas procurando. Ter uma leitura confusa e maçante, o usuário não consegue encontrar o que realmente lhe interessa. E o resultado disso é que, além de não conseguir resolver seu problema, o usuário ainda ficou frustrado.

Por isso, as heading tags são importantíssimas no momento da construção dos conteúdos do seu site. Pois, além, de oferecer uma boa experiência ao usuário e oferecendo os pontos que realmente interessam, são um fator muito importante para uma boa estratégia de SEO.

Mas como eu posso entender como essa dinâmica toda funciona?

Cada site possui seus designers e desenvolvedores e por isso é único. Porém, a utilização correta das heading tags é um elemento em comum em site bem projetados.

A linguagem de programação HTML é usada para exibir suas páginas na web em um navegador. E dentro de determinado código, existem diversas tags que são usadas para criar os cabeçalhos em documentos.

Esses elementos são fundamentais para o sucesso da sua estratégia de SEO. Isso porque os mecanismos de busca, os usam para que as páginas sejam rastreadas rapidamente e determinam como seu conteúdo será classificado.

De forma simples, podemos dizer que uso de cabeçalhos ou título atribuem ao seu texto, a estrutura semântica do site. Dessa forma, os softwares de acessibilidade e mecanismos de pesquisas, podem identificar de forma exata o conteúdo criado.

As heading tags, além de ajudarem mecanismos de buscas distinguirem seu conteúdo, também elevam a legibilidade do texto, ou seja, auxilia na melhor compreensão e mensagem do texto.

Sabemos que trata-se de um tema que pode parecer confuso para iniciantes no marketing de conteúdo. Porém, nesse artigo, explicaremos o que são heading tags e como usá-las de forma correta. Continue conosco!

Heading tags – O que são?

Funcionam como indicadores usados no código HTML para auxiliar a estruturar o site de uma forma que o Google possa ler e entender todo o conteúdo.

De forma mais específica, cada tag de cabeçalho varia de tags H1 à H6 com o objetivo de criar a estrutura hierárquica da página.

A Tag H1 pode ser considerada a de maior importância para o Google, pois representa o título e informa ao algoritmo do que se trata determinado conteúdo.  Você pode aplicar até à Tag H4, H5 e H6, isso dependendo da estrutura do texto. Essa prática de hierarquia de títulos é necessária para a estratégia de SEO e todo site utiliza para que seu conteúdo seja classificado.

H1, H2, H3 – O que são?

H1 – título principal (cabeçalho)

Essa é a heading tag HTML mais comum. Na maioria das vezes, você irá ver cabeçalho como título de página ou postagem. É provavelmente, o que os mecanismos de busca irão mostrar nas SERPs (resultados de busca).

Seu navegador também irá mostrar na barra de título, embora possa ser alterado por plugins de SEO. A tag H! é geralmente a primeira do cabeçalho visível em determinada página e fica localizada no topo da hierarquia em uma página.

Por isso, para que seu texto se destaque, a tag H1 é normalmente, formatada de maneira diferente das outras tags da página.

Subtítulos – H2, H3, H4…

De forma geral, são usadas as tags H2 e H3 para especificar legendas das páginas. E a H4, H5 e H6 para notas, percepções, listas, informações e direitos autorais.

Veja algumas dicas de utilização das tags para subtítulos:

  • Utilize quando outras marcações, como itálico ou negrito, forem menos adequadas.
  • Utiliza quando essencial pata fins de navegação e também, para ajudar a compreensão de todo conteúdo.
  • Não é obrigatório utilizar todas as tags em uma página. Ex.: dependendo do tamanho e tipo de texto, você pode usar apenas, as tags H1 e H2.

A melhor maneira de exemplificar o uso das heading tags é pensar em uma redação grande. No título principal será usada a tag H1, H2 para os pontos principais e H3 para pontos secundários, e assim por diante.

Lembre-se que a hierarquia de tags é fundamental e sua ordem pode afetar o SEO do seu site.

Veja o exemplo abaixo:

H1 – Planeta Terra

H2 – Continente Americano

H3 – América do Sul

H4 – Brasil

H5 – Minas Gerais

H6 – Belo Horizonte

Se essas ordens estiverem erradas, ficaria difícil entender, não é mesmo?

Importância das heading tags

As heading são essenciais para a experiência do usuário seja a melhor possível, para otimização do site para mecanismos de busca (SEO) e para criar conteúdos que sejam acessíveis a todas as pessoas.

Leitura mais dinâmica e retenção do usuário na página.

Outra função da utilização correta das heading tags é melhorar a experiência do seu visitante, proporcionando uma navegação mais fácil na página.

Quanto melhor a experiência do usuário, maior a probabilidade de permanecer na página e, consequentemente, consumir algum conteúdo.

Isso ocorrerá porque o usuário poderá identificar rapidamente o assunto abordado, apenas observando título e legendas através das tags H1, H2 e H3.

As outras fornecerão uma dica valiosa do conteúdo disponível aos usuários.

Conteúdo claro para mecanismos de busca

Uma das ações mais difíceis executadas por mecanismos de busca é entender o contexto das páginas que analisam. Para que isso seja feito de maneira rápida e eficiente, usam dados de fontes variadas. Uma dessas fontes são as heading tags.

Quando analisam o conteúdo de determinada página, os spiders, como o Googlebot, detectam o código e tentam identificar as frases das tags de cabeçalho (H1, H2).

A tag H1 é a mais importante por indicar o assunto principal da página. A tag H6 é a de menos representatividade. Por isso, quando inserir palavras-chave, você irá ajudar a melhor compreensão dos mecanismos de busca.

Acessibilidade

O uso estratégico das heading tags proporciona uma maior acessibilidade a todo o conteúdo da página, pois melhoram a experiência do visitante.

Levar a estrutura do texto em consideração, é fundamental para que o maior número de usuários seja atingido.

Ter uma estrutura inclusiva vai possibilitar conectar pessoas com limitações visuais e físicas à informação através da tecnologia assistiva (AT).

Conclusão

As heading tags ajudam as estratégias de SEO de um site, facilitando que sua página seja rastreada pelo Google, mas principalmente, melhora a experiência do seu usuário ao consumir seu conteúdo.

Saber como otimizar as tags de forma correta é essencial para melhorar posicionamento do site, pois através das tags, o Google vai identificar as palavras mais importantes da página.

Agora que você entende a importância das heading tags, vale muito a pena verificar as tags de título das suas páginas e identificar se precisam ser otimizadas.

Conte com a ajuda e conhecimento da Agência Mais Resultado nessa tarefa! Fale com nossos especialistas e solicite informações sobre o serviço de SEO!

Author avatar
Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

2 comments

  1. Tem problema se eu usar apenas H2 ? sou obrigado a usar h2 e h3 juntos para rankear melhor ou ser aprovado? ou só h2 já está bom?
    https://verdeemcasa.dinamicos.com.br/

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.