O que é e como funciona o Google Adsense?

Ganhar dinheiro com blog ou site pode até parecer difícil, principalmente se você não vende nenhum produto ou serviço. Mas caso deseje ganhar dinheiro com internet sem vender serviço ou produto, existe um outro caminho que se chama Google Adsense.

Já alguns anos, o Google Adsense auxilia donos de sites a conseguirem ganhar dinheiro com conteúdo sem lidar diretamente com anunciantes. Seja qual for o nicho, você pode contar com o Google Adsense para começar a lucrar na web.

Com um número enorme de anunciantes que desejam anunciar seus produtos ou serviços, existe uma oportunidade de terem interesse em anuncia no seu site e pagar por isso. Mas não pense que fazendo anúncios, você irá parar de criar conteúdo! Lembre-se anúncio é mais uma forma de lucrar com site ou blog!

Mas para que possa iniciar com essa forma de lucrar com seu site ou blog, entenda melhor o que é e como funciona essa ferramenta. Continue lendo esse post e confira!

GOOGLE ADSENSE – O QUE É?

Como falamos anteriormente, o Adsense é uma ferramenta do Google que auxilia anunciantes a encontrarem sites ideais para efetuar seus anúncios. É uma ferramenta bem parecida com o Ads, pois os dois trabalham juntos combinando editores e anunciantes.

Na época em que o Google Ads foi lançado, o anunciante só tinha permissão de segmentar palavras-chave no site do Google, limitando assim, ao número de pessoas possíveis de alcançar.

No entanto, após 3 anos de lançamento o Google teve a ideia de permitir que exibissem anúncios nos sites e dividissem a receita de cada anúncio.  Atualmente quase todos os sites podem se inscrever no Google para ser parceiro do Google Adsense. Caso seu site atenda os critérios exigidos, poderá ser aceito na rede e ter a permissão para publicar anúncios em nome do Google.

Sempre que o usuário clicar nos anúncios, o dono do site receberá um percentual da receita do anúncio.

GOOGLE ADSENSE – COMO USAR E LUCRAR?

O Google Adsense pode auxiliar webmaster a ganharem dinheiro com seus visitantes. Mas você sabe como usar o Adsense para lucrar com seu site?

Para iniciar esse processo, você primeiramente precisa se inscrever e assim, se tornar parceiro do Adsense. Após o envio de sua inscrição, terá uma revisão que pode durar algumas semanas devido o grande número que o Google recebe diariamente. Caso seu site atenda as diretrizes e métricas de qualidade, sua inscrição será aprovada.

Após a aprovação, você já poderá exibir anúncios no seu site. Para inserir os anúncios, basta copiar determinado código do painel do Google Adsense para determinada página.

O número de anúncios precisa ser analisado. É importante que coloque, pelo menos, 2 anúncios por página. Acima disso pode assustar seus usuários devido páginas lotadas de anúncios.

ADSENSE – QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS GANHOS?

Após configurar sua conta no Adsense e instalar anúncios escolhidos, você deve se perguntar quanto se pode lucrar com o Adsense, não é verdade?

Mas, infelizmente, essa é uma resposta bem difícil de responder, pois existem diversos fatores que contribuem para esses ganhos mensais que podem variar radicalmente de site para site. Mas vamos tentar estimar um valor.

Um dos fatores mais importantes é o setor que seu site foi direcionado. Graças ao algoritmo, seu site irá exibir apenas anúncios que sejam relacionados a ele. Ou seja, se você tem um blog que fala de saúde, é provável que tenha anúncios relacionados a palavras-chave de saúde.

Isso não é uma ciência exata, ou seja, os anúncios exibidos irão depender do modo que o Google irá visualizar seu site. Após definir setor e tipo do anúncio, você poderá calcular quanto irá custar um clique médio.

Para isso, precisará usar o UberSuggest para ter uma noção aproximada do CPC (custo por clique) de determinada palavra-chave. Porém, é fundamental observar que, na rede de display, os anunciantes normalmente pagam menos por clique comparando com a rede de pesquisa.

Outra forma de verificar custo estimado dos anúncios no seu site é criar uma campanha falsa de exibição. É óbvio, que não precisa investir nessa campanha, mas conseguirá ter acesso à números estimados de DPC do Google.

Para conseguir essas estimativas, crie uma campanha nova para exibição no Google Ads.

Digite o URL do seu blog ou site, e o Google irá gerar uma relação de palavras-chave que entender como adequadas ao seu site.

Após adicionar suas palavras-chave à sua campanha, irá notar que o custo estimado no lado direito irá atualizar. Esses dados precisam fornecer a indicação do valor que os usuários estão pagando por cada clique para publicar anúncios no seu site.

Com essa ideia aproximada do custo médio, você conseguirá ter uma estimativa. A partir disso, você só precisa calcular o número de visitantes no site e de cliques que os anúncios receberão. Esses fatores vão depender das estratégias de SEO do seu site e de onde seus anúncios foram colocados.

Ter a noção do número de visitantes no seu site é importante para ter a estimativa dos seus ganhos mensais do Adsense. Quanto maior o número de visitantes, maior será a probabilidade deles clicarem nos seus anúncios e assim, você lucrar com isso.

Por fim, você pode calcular a taxa média de usuários e, em seguida, terá todas as informações necessárias para conseguir calcular quanto poderá ganhar.

COMO SÃO EFETUADOS OS PAGAMENTOS?

É possível que esteja se perguntando como será pago os valores que lucrou com os anúncios. Será enviado, depositado ou será em voucher?

O Google dispõe de alguns métodos de pagamento. O primeiro e mais comum é o pagamento por meio de cheques. É gratuito e se encontra disponível em todos os países.

Outra forma é receber através de sua conta bancária. Esse método, atualmente, está disponível somente para bancos americanos ou se você aceitar pagar uma taxa de fiação de U$10. Devido taxas elevadas, a grande maioria das pessoas, opta por receber através de cheques.

Atenção: Importante frisar que o Google exige limite mínimo de U$100, antes de enviar todo e qualquer valor. Para sites menores, pode significar aguardar meses até acumular o suficiente para sacar.

ERROS COMETIDOS

Como falamos anteriormente, para muitos proprietários de dites, o Google Adsense é uma excelente oportunidade de lucrar com seu site. Porém, infelizmente, não é raro encontrarmos webmaster usando truques para lucrar mais.

Esse são truques que normalmente, são contra termos e condições do Google, o que pode correr o risco da fraude ser descoberta, perder o dinheiro e ainda, enfrentar ações legais do Google e de outros anunciantes.

Nosso conselho é que não se deve tentar enganar o sistema, porque muitos já tentaram e falharam.

Se seu interesse é realmente lucrar com seu site, o Adsense é uma excelente maneira de conseguir.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.