QUANTO CUSTA UM VÍDEO INSTITUCIONAL?


Diversas corporações, desde pequenas até grandes multinacionais, tem investido em ferramentas audiovisuais para alcançar seus clientes, cada vez mais usando a internet para isto. Mas, durante o planejamento de investimentos em comunicação surge uma dúvida do profissional de marketing: quanto incluir no budgetQual o valor de uma produção de vídeo? 

Muitos clientes, de pequenas ou grandes empresas, nos consultam procurando saber qual o valor médio de um bom vídeo institucional. Esses executivos, estão preocupados com uma questão importante:  É viável o investimento?

O preço de um vídeo institucional varia de acordo com o seu nível de complexidade.

Acontece que o custo é variável, e não podemos dizer o valor final sem levantar as especificidades de cada projeto. Entretanto, podemos ter certeza que com uma margem de investimento entre 10 e 20 mil reais é possível desenvolver um bom projeto.

Não existe fórmula ou tabela de preço pré-definida pra isso e sim uma gama de fatores a serem considerados:

1 – Tempo estimado de trabalho 2 – Valor hora do trabalho da equipe 3 – Custo para desenvolvimento. 4 – Imposto 5 – Lucro

Porque os valores variam tanto?

Quem opta por fazer um vídeo institucional, deve ter em mente que está contratando um projeto e não um produto pronto pré-existente. Por isso, esses vídeos podem ser desenvolvidos com diferentes orçamentos.

Evidentemente, quanto maior o investimento, maior a complexidade da produção e, portanto, maior a qualidade final do trabalho e o retorno.

Há muitas variantes no mercado audiovisual. Há uma imensa gama de equipamentos, com diferentes especificações (câmeras, lentes, equipamentos de iluminação, microfones, equipamentos de áudio), um grande número de serviços técnicos (finalização de imagem, correção de cores, mixagem de áudio) e também profissionais com diferentes níveis de formação ou experiência.

Ao optar por determinados equipamentos e procedimentos o preço pode se alterar bastante, mas também o resultado obtido.

VÍDEOS EMPRESARIAIS DE MENOR VALOR:

Com menos de R$10 mil reais, algo perto de 5 mil, independente da produtora contratada, sua empresa terá vídeos institucionais operacionais, com soluções mais previsíveis. É típico estes vídeos serem criados apenas com uma sequência de imagens de pessoas trabalhando, locução em off e letterings simples.

Com esta faixa de investimento não é viável desenvolver uma linguagem específica, uma identidade visual de impacto ou uma narrativa exclusiva.

É possível desenvolver um vídeo empresarial, embora mais operacional, e que atenda as expectativas de comunicação da empresa. É um trabalho feito por profissionais, mas econômico. Fazendo uma analogia com automóveis, um vídeo perto do valor de R$5 mil é um carro popular, enquanto vídeos com investimentos maiores são carros com mais opcionais de conforto e performance. Depende muito de sua expectativa de retorno.

ESTIMANDO O RETORNO FINANCEIRO DE UMA AÇÃO EM VÍDEO

Temos inúmeros casos onde o cliente obteve um retorno espetacular utilizando vídeos, pois quanto mais tempo um prospect tem interesse em permanecer assistindo o seu vídeo, mais aquecido para a compra ele se torna, além do fato de que um maior tempo de permanência assistindo a um vídeo no seu website, privilegia o seu posicionamento orgânico no Google, o que acaba gerando um ciclo inteligente:

-> Quanto melhor for o vídeo institucional ou promocional alocado no seu website, maior será o tempo em que as pessoas permanecerão assistindo ao vídeo e, consequentemente, maior será o tempo de “permanência” no seu website.

-> Quanto maior for esse tempo de permanência no seu website, melhor será o seu posicionamento no Google.

-> Quanto melhor for o seu posicionamento no Google, mais clientes acessarão o seu website.

-> E quanto mais pessoas acessarem o seu webiste, e permanecerem lá por um tempo razoável por assistirem ao seu vídeo, mais o Google irá te prestigiar no que se refere a relevância e posicionamento.

-> E quanto mais o google te prestigiar, mais você irá a vender.

Percebe-se aí nesse ciclo vicioso, o quanto se utilizar um vídeo institucional bem feito pode reduzir seus custos com Google e aumentar os seus resultados

Quanto custa para fazer 1 vídeo?

É importante ressaltar que tudo vai depender do tipo de trabalho realizado. Ás vezes uma produção precisa de mais recursos que outras. Por isso, vamos listar aqui algumas questões importantes na hora de precificar o tipo de serviço que você oferece.

Custo de equipe

Seja para uma produção mais compacta, que envolve um videomaker, roteirista, diretor, câmera e editor. Ou outras mais amplas, que incluam atores, maquiadores, diretores de fotografia, operadores de som e luz, etc. Ambas devem considerar o custo de cada profissional envolvido, e é sempre importante deixar isso claro para o cliente. A produção de vídeos envolve uma equipe, cujos profissionais têm seu custo individual. Optar por baratear reduzindo profissionais e poupando recursos, pode afetar diretamente na qualidade do produto final. É quando o barato sai caro.

Equipamento utilizado

Um dos pontos que afeta no custo da produção é o equipamento utilizado nas locações. O valor de um vídeo que utiliza um equipamento semi-profissional não deve ser o mesmo de uma produção com equipamentos profissionais. Até porque a qualidade de ambos é bem diferente e vai resultar em um produto com qualidade média ou superior.

Quais os valores? Quanto seria um valor justo para um vídeo institucional?

As técnicas variam e seus valores são compatíveis com elas, por isso pode haver uma discrepância de orçamentos, então não julgue se não conhecer bem o mercado de vídeo. No nosso mercado os valores giram em torno de 5 a 10 mil reais por minuto de vídeo, claro que isso varia conforme cada projeto, por que por vezes dependendo da técnica a duração do vídeo nem influenciará no valor. Não esqueça de fazer a relação custo X benefício, se você contratar uma produtora de boa qualidade, seu vídeo institucional será usado por mais tempo, algo em torno de 4 a 6 anos, por outro lado, se você escolher somente por preço, pode usar seu vídeo por um tempo bem inferior.

Mas, como ter um vídeo institucional barato?

1º Escolha da técnica:

Você pode conseguir um vídeo institucional mais barato começando por escolher uma técnica mais barata. Agora que você já conhece as mais comuns, o primeiro passo seria escolher a mais simples delas que é a animação 2D que pode ser também chamada de Motion Design dependendo do caso. Muitos acreditam que para um vídeo institucional ser de verdade precisa de captação, mas não, é possível falar de sua empresa e contar sua história com imagens em 2D também, podem ser fotos e ilustrações desenvolvidos e organizados por um designer. Terá um resultado tão bom quanto o do vídeo captado.

2º Quem faz o roteiro:

Fazer o roteiro por conta pode parecer que vai baratear o seu custo, mas pra quem não sabe fazer é algo muito difícil e corre o risco de seguir uma linha muito comum, aquela que todo mundo já fez ou já viu. Então contrate alguém para roteirizar, é importante. Peça que incluam no seu orçamento e você terá um vídeo diferente dos demais, algo fora do comum, isso é o que faz a diferença no meio de tantos outros vídeos na rede.

3° A arte:

Não peça que seu sobrinho crie as ilustrações e artes do seu vídeo para sua empresa. Contrate um designer, com experiência em vídeo, que tenha bom gosto e combine o perfil dele com o seu. Ele e o roteirista farão toda a diferença. Ele fará o papel de diretor de imagem, e tudo ficará mais agradável, bonito e convidativo levando seu cliente/público assistir até o final.

4º Sobre o áudio e a trilha:

Escolha por uma trilha pesquisada, ou seja, uma trilha já existente que não é feita exclusivamente para o seu vídeo, isso deixa seu orçamento mais barato.

Já que estamos falando do som, não se esqueça do áudio, para baratear peça as vozes oficiais da produtora e escolha a que melhor se encaixa para o seu vídeo, não faça o processo inverso, o de pensar no tipo de voz e pedir que seja como aquela, porque trazer um locutor de fora pode custar mais caro.

5º Duração do vídeo:

Faça um vídeo curto, vídeos extensos custam mais e podem se tornar cansativos, dispersando o seu público/cliente antes do encerramento dele. Com 1 minuto e meio é possível fazer, falar e mostrar muita coisa. Acredite!

6º Acessibilidade: preciso legendar meus vídeos?

Estamos na era em que acessibilidade e inclusão são regra. Você pode optar por legendar seus vídeos em na língua original, em libras ou até mesmo em outro idioma.

Conseguiu entender os meios para fazer uma produção de vídeo mais acessível ao seu bolso?

Você decide quanto quer pagar pelo seu vídeo institucional!

Isso mesmo! Você leu certinho. O seu vídeo institucional vai custar exatamente o quanto você quiser e puder pagar. Como já deu para perceber, produção de vídeo não é uma receita de bolo. Cada cliente tem necessidades, orçamentos, prazos e complexidades específicos. Com base nessas informações, já dá para ter uma noção do trabalho da produtora né?! Sendo assim, infelizmente não conseguimos estipular aqui, uma base de preço. Mas o que podemos garantir é que podemos construir juntos, com conhecimento técnico e criatividade, um formato que se adeque ao seu orçamento, atenda às suas expectativas e surpreenda sua audiência. Pode contar com a gente!

 

Leia também:

Como escolher uma agência de marketing?

 

Perguntas frequentes

https://agenciamaisresultado.com.br/mais-resultado-produtora-de-videos/

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.