Como escolher uma agência de marketing?

Acompanhe essa publicação da Agência Mais Resultado, no Rio de Janeiro, para saber no que ficar de olho na hora de escolher a sua agência de marketing digital e tradicional.

Referências de outros clientes

Esse é o primeiro passo para a contratação de qualquer serviço.

Tem empresas que exibem sua cartela de clientes no site para incrementar sua prova social. É como se elas quisessem mostrar que como atendem empresas grandes/importantes, também podem fazer muito pela sua empresa Algumas vão além e até exibem depoimentos de clientes satisfeitos. De fato, tudo isso tem um grande valor. Entretanto, não dá para levar em conta somente os argumentos promocionais e de venda das próprias agências.

Em vez disso, entre em contato com esses clientes para agendar reuniões. Esses encontros, virtuais ou físicos, devem tratar da relação dessas empresas com as agências, dos resultados obtidos, do nível de satisfação, enfim, tudo que possa contribuir com a sua pesquisa. Esse é o momento ideal para tirar dúvidas sobre a atuação dessas agências.

Investigue o histórico e a reputação

O primeiro ponto é verificar o tempo de existência dessas empresas. Mas é bom não se enganar pelos números nessa análise.

Como o marketing digital não é algo tão antigo assim, o fato de uma agência ter 30 anos de experiência no mercado pode não dizer muita coisa, principalmente em relação à sua expertise com estratégias de marketing na internet.

Por outro lado, décadas de funcionamento também representam consolidação no mercado. Empresas com mais tempo costumam ser mais resilientes e têm mais trabalhos para serem analisados.

As mais novas, especialmente as que nasceram neste século, já estão mais integradas com todas as novidades tecnológicas e atualizações do marketing digital. No entanto, a falta de uma maior experiência ou um portfólio mais robusto pode pesar contra.

Por isso, mais do que apenas analisar o tempo de vida, é importante prestar a atenção em outros fatores, como:

  • Serviços que foram agregados com o tempo: vale a pena dar uma olhada em como a empresa começou e se atualizou;
  • Certificações e parcerias: as agências que atuam no marketing digital e são parceiras ou certificadas por empresas como Hubspot, Google e Resultados Digitais apresentam mais confiança para entregar serviços de qualidade;
  • Premiações: mais do que recompensar e reconhecer bons trabalhos, as premiações transmitem mais credibilidade para as agências, servindo como um ponto de referência para o público;
  • Notícias na mídia: nada como uma pesquisa no Google e nos portais de notícia para procurar algum material que traga informações relevantes sobre as agências.

 

Estudos de caso e cases de sucesso

A prova social é um dos maiores indicadores de autoridade. E as agências costumam trazer provas sociais no formato de cases de sucesso.

Cases de sucesso são trabalhos que as agências já fizeram para outros clientes e que tiveram resultados surpreendentes. Você pode entrar no site da empresa e procurar pelo seu portfólio. Ali, você vai encontrar alguns cases com detalhes e explicações sobre o projeto.

Deve-se investigar se eles já possuem alguma experiência com empresas do seu ramo. Caso não ache nada na web, não hesite em ligar e pedir para conhecer os projetos. Dificilmente eles vão negar.

Estude os canais de comunicação da agência

Na hora de escolher uma agência de marketing digital, nada é mais apropriado do que avaliar como ela cuida do seu próprio marketing digital. Se a agência não faz um bom trabalho de marketing para si mesma, como ela pode fazer por você. A primeira vitrine da agência é ela própria.

Faça essa análise como se a agência fosse um concorrente seu. Procure pontos fortes e fracos em todos seus canais de comunicação e relacionamento na internet.

Divida esse diagnóstico por canais e estratégias, como:

  • Site: avaliar a usabilidade das páginas, se elas são otimizadas para dispositivos móveis, etc.;
  • Blog: os conteúdos são de boa qualidade? A agência disponibiliza e-books, webinars, infográficos?
  • Redes sociais: quais são os tipos de posts? Como as agências se relacionam com seus seguidores? As publicações costumam gerar um bom engajamento? Os vídeos e imagens são bem produzidos?
  • SEO: selecione alguns posts do blog e veja onde eles estão posicionados nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, analise a distribuição de palavras-chave nos textos e outros fatores que influenciam no ranqueamento do site nos motores de busca.

Conheça os profissionais

O contato com as pessoas que fazem as agências funcionarem também é relevante. São vários os fatores a serem analisados, como a satisfação profissional, o histórico e as especialidades desses profissionais.

A felicidade dos colaboradores é um ponto significativo. Ele está diretamente ligado com o lado motivacional e produtivo dos funcionários. Enfim, quanto melhor for o ambiente de trabalho, maior será o rendimento e a qualidade dos serviços entregues.

Por isso, converse com as pessoas, visite as agências e sinta o clima organizacional delas. Detalhes como uma boa recepção, conforto e descontração são diferenciais importantes, pois fazem qualquer cliente se sentir em casa.

Sobre o histórico e as especialidades, eles têm a ver com a capacidade técnica dos colaboradores. Nesse ponto, é bom pesquisar mais sobre o currículo desses profissionais, suas certificações, premiações e referências de outros clientes.

Caso a equipe que for responsável por cuidar do seu marketing digital contenha muitos jovens e entrantes no mercado, valorize pontos como determinação, vontade de crescer e profissionalismo.

Saiba quais serviços são oferecidos e tenha em mente o seu objetivo

Antes de procurar uma agência, olhe para dentro da sua empresa. Vá até seu plano de negócios e verifique quais são os objetivos de marketing para o ano.

Reúna-se com seu time e veja o que precisa ser feito para atingir essas metas. Logo após, trace uma espécie de plano de ação com as estratégias a serem utilizadas e veja o que sua equipe interna pode executar.

Com isso, você saberá quais são as suas necessidades de marketing, ou seja, as lacunas que um serviço terceirizado pode preencher. Por exemplo, a necessidade do seu produto pode ser uma campanha no Google Adwords. Caso sua equipe não tenha muita experiência com essa ferramenta, uma agência de marketing digital pode ser útil e trazer os resultados desejados.

O tamanho das suas necessidades e expectativas definirão, por exemplo, os serviços que as empresas devem oferecer, o porte das agências, suas especialidades, o tempo de contrato e se será necessária a contratação de uma agência ou consultoria. Afinal, isso também faz diferença.

Ambas têm o papel de analisar seus objetivos, metas, público-alvo e ofertas. A questão é que as agências também executam o seu plano de ação; já as consultorias orientam seus colaboradores sobre o que deve ser feito.

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