Marketing de franquias

Para que produtos e serviços sejam eficientemente divulgados e então, comercializados, é preciso saber otimizar o uso dos canais digitais. Isso vale para todos os tipos de empresas: de negócios de pequeno a grande porte, a redes de franquias. Essas, podem extrair resultados ainda mais significativos com um bom trabalho de marketing digital, afinal podem desenvolver:

  • Centralização e padronização da comunicação, facilitando a gestão de relacionamento com usuários e clientes em potencial;
  • Lead nurturing, mantendo interessados próximos à marca, com conteúdos e ofertas atraentes. 

Acompanhe essa publicação da Agência Mais Resultado, no Rio de Janeiro, para saber mais sobre esse assunto.

Identidade visual e padronização da comunicação

Muito se fala na importância da identidade visual, a padronização dos elementos e a utilização de cores nos materiais gráficos que ajudam na lembrança da empresa.

Para manter o padrão da empresa em todos os materiais, é necessário ter um manual de cores e tamanhos. Neste manual ficarão contidas informações do padrão da marca. Exemplo de padronização de marca, são as redes franqueadoras, que independente do lugar que você for, estarão todas as lojas no mesmo padrão. Como o trabalho feito pela MAis Resultado para a rede de franquias Oba-Oba.

identidade visual

nova identidade visual da Oba-Oba feita pela Mais Resultado.

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nova identidade visual da Oba-Oba feita pela Mais Resultado.

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nova identidade visual da Oba-Oba feita pela Mais Resultado.

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nova identidade visual da Oba-Oba feita pela Mais Resultado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A identidade serve para que os consumidores daquela rede, possam identificá-la através de imagens, layouts e cores. A identidade visual deve repassar aos consumidores: histórico da empresa, valores, visão, missão, pontos fortes e ponto de atuação. 

As melhores e maiores marcas trabalham com um excelente planejamento de marketing e padronização da marca. Todas as ações de marketing dessas empresas, desde o rótulo até os e-mails enviados aos clientes, seguem uma padronização muito bem estruturada, que tem como base uma comunicação pré-estabelecida. 

Por que isso contribui para o sucesso das grandes empresas? Porque quando alguém compra aquele produto sabe que é daquela respectiva marca, e o produto que está comprando é de altíssima qualidade. Sabe também que por trás daquele produto tem uma empresa com um grande suporte para um eventual problema.

Como isso impacta o cliente?

Para uma empresa ter sucesso não basta só oferecer bons produtos, com valores relativamente em conta. O segredo é saber qual o impacto causa no cliente. Eles precisam ter confiança na empresa desde o primeiro olhar e contato com ela, assim: 

  • A marca poderá entrar na mente do consumidor com mais facilidade;
  • Haverá probabilidade dele voltar na empresa; 
  • A satisfação do cliente será promovida; 
  • Os clientes indicarão a empresa de forma automática.

Uma boa identidade visual agrega valor à empresa, pois demonstra que ela se preocupa com a imagem da empresa e principalmente com a padronização dos produtos. 

Vantagens

  • Por meio da identidade visual o público passa a conhecer seu negócio de longe;
  • Essa identidade visual é responsável pela imagem da empresa utilizando tipografias, cores e símbolos, para os públicos internos e externos;
  • Também temos os materiais institucionais, que são o conjunto de peças e estratégias que são elaboradas para divulgar a marca para esses públicos;
  • Muitas propagandas ou até mesmo novidades dessas empresas são rapidamente absorvidas pelo consumidor;
  • Com o treinamento oferecido para todos os funcionários, favorece a empresa na linguagem em que os mesmos terão com os clientes, sempre formalizados e seguindo um padrão;
  • Essa transmissão também faz com que a informação chegue a todos. Isso diminui ruídos e falsas informações sobre o processo operacional e gestão da empresa;
  • Passa transparência no sistema da organização e confiança na hora da compra;
  • A comunicação também ajuda a manter a imagem da empresa positiva. Porque se algo não está bom internamente, os colaboradores compartilham entre seu convívio. 

Lead nurturing

O Lead Nurturing (também chamado às vezes de drip marketing) é um sistema que permite enviar uma série de mensagens automáticas (principalmente emails) para um contato em um estágio inicial do funil de vendas para pré-qualificá-lo antes de ser repassado para a equipe de vendas.

Email marketing

Se antes e-mails de empresas eram considerados lixo eletrônico, normalmente caindo na caixa de spam dos destinatários, hoje eles são uma oportunidade vantajosa para fazer lead nurturing. O uso de smartphones facilita a leitura das mensagens, mas também, sua interconectividade com outras ferramentas online. O e-mail marketing redireciona o leitor a links com promoções e benefícios aos que optaram por receber os conteúdos da marca. Para elaborar campanhas de envio de e-mails eficientes, é preciso produzir conteúdos sucintos, diretos e que chamem a atenção dos usuários.

Utilidade do e-mail marketing para franquias:

  • Lead nurturing: alimentar o interesse de usuários interessados na franquia, mantendo-os próximos à marca;
  • Envio de ofertas especiais e de avisos pontuais sobre os produtos e serviços da empresa.

O importante é trabalhar a segmentação da lista de e-mails. Separe os clientes de acordo com interesses e características específicas e envie conteúdo personalizado. Sem e-mail padrão para todos os seus contatos, pois assim não se desperta o interesse do possível consumidor.

Como fazer/gerenciar?

  • Junte uma lista de contatos pedindo o e-mail de usuários durante campanhas da rede, ou no momento de compra nas lojas físicas;
  • Segmente as listas de destinatários de acordo com seus perfis (idade, localidade), a fim de que conteúdos apropriados sejam enviados.
  • Envie mensagens e monitore os cliques por plataformas como o MailChimp.

Dicas importantes:

  • Nunca compre bases de e-mails de terceiros, pois a qualidade desses contatos é duvidosa e muito inferior a uma lista que você for criar por conta própria;
  • Elabore formatos diferenciados de e-mails, com linguagens destinadas a cada tipo de público;
  • Monitore os botões de call-to-action para o eficiente redirecionamento dos links.
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