Marketing (2021): Marketing de Relacionamento

Em algum momento da sua carreira de empreendedor, você já deve ter ouvido a frase: “É mais difícil manter um cliente do que conquistá-lo”. Os dois processos são desafiadores, claro, mas fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas, o que conhecemos no mercado como marketing de relacionamento.

Nesse artigo a Mais Resultado, agência de Marketing digital, situada no Rio de Janeiro, você aprenderá o que é o marketing de relacionamento, como aplicar essas estratégias em seu negócio. 

 

O que é Marketing de Relacionamento:

Trata-se de ações realizadas pela empresa com o objetivo de manter o cliente próximo. Diante da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também realiza o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu negócio. Essa estratégia é, na verdade, um conjunto de atividades realizadas pela marca em prol de criar e manter uma relação positiva com seus consumidores. Diante de um mercado enorme onde a concorrência não tem fim, quem conquista mais clientes e consegue fidelizá-los sai ganhando mais, e é para isso que existe o Marketing de Relacionamento e suas estratégias.

Como Funciona?

É possível pegar exemplos de nossa própria vida para explicar como essa estratégia funciona. Basta lembrarmos de nossos amigos e de quem gostamos de ter por perto. Quando você conhece alguém e começa a se identificar com as ideias dessa pessoa, é natural querer conversar mais e ficar mais próximo dela, até o nível de amizade subir a ponto de se ter confiança e ser leal a essa amizade. Um relacionamento estável é construído com o tempo. 

 

No Marketing de Relacionamento funciona assim também. As pessoas, primeiramente, precisam conhecer a marca, saber o que ela apoia, saber seu posicionamento, conhecer o que ela oferece, entre outros, para ver se vão se identificar com as ideias dela. Depois de as pessoas conhecerem um pouco da identidade da marca, pode surgir o interesse em continuar acompanhando os conteúdos oferecidos e a oportunidade da empresa interagir com essas pessoas. Após haver o interesse do público em continuar acompanhando a marca, é preciso “nutrir” esse relacionamento para que ele continue dando certo. A marca pode interagir com seus seguidores nas redes sociais, pode conversar/responder de forma humanizada, abrir espaços para o público também entrar em contato, comentar, salvar e compartilhar seus conteúdos, etc. Pronto, é o início de um relacionamento da marca com o cliente, e essa é só uma das estratégias.

 

Como Criar Uma Estratégia de Relacionamento?

Para se criar uma estratégia de relacionamento, a empresa precisa aderir a uma cultura para fidelizar seus clientes a partir de seus colaboradores, pois o primeiro contato do cliente com a empresa já é uma experiência de relacionamento. Quando o cliente faz uma ligação para tirar dúvidas ou entra em contato através de alguma rede social, por exemplo.

 

Por isso é de suprema importância que o primeiro contato seja de excelência. A empresa precisa dar um atendimento que encante e cative o cliente, dar toda atenção e suporte necessário para o cliente sentir-se confortável e ter confiança na empresa para se conseguir vender o produto/serviço de forma eficaz.

 

O Marketing de Relacionamento, quando bem executado, satisfaz tanto aos clientes que se sentem importantes de verdade para a empresa, e acabam se tornando uma das formas de propaganda da marca, falando bem de seu atendimento e, principalmente, de seus produtos e serviços, incentivando novas pessoas a experimentarem o que sua empresa oferece. Se tornando fãs da sua empresa, esses clientes propagam a sua marca de forma gratuita e orgânica.

 

A Importância de Identificar os Clientes

Nada melhor do que começar interagindo com quem já segue e tem afinidade com a sua marca, não acha? Esse público chama outras pessoas e é uma ótima forma para começar a estratégia. Através de um banco de dados que a empresa vai criando, é possível gerar uma maior interação com os seguidores. 

Identificando os clientes que realizam compras com maior frequência e/ou em valores relevantes para o faturamento da empresa, é possível realizar um acompanhamento personalizado, proporcionando uma experiência e um tratamento diferenciada para eles. 

 

Através da identificação desses clientes é possível iniciar o plano de marketing de relacionamento para eles. Algumas dessas estratégias são:

 

  • Manter o cliente informado sobre ofertas de produtos e serviços através de e-mail marketing, sms, whatsapp, ligação, etc;
  • Celebrar as datas comemorativas e importantes para e com o cliente (ex: aniversário, dia das mães, natal);
  • Realizar pesquisas de satisfação com os clientes para saber e entender se seus produtos e serviços estão atendendo suas necessidades;
  • Programa de vantagens por meio de planos de fidelidade.

 

Conclusão

A excelência de um plano de marketing de relacionamento de uma empresa se mede pelo quanto a empresa conseguiu cativar seus clientes, tornando-os tão próximos a ponto de identificar suas necessidades e seus desejos, conseguindo sanar as dores desses clientes, alavancando suas vendas e o reconhecimento da sua marca por parte dos consumidores e de outras empresas.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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