Além de fornecer acesso rápido à informação, a popularização da internet deu ao mundo uma nova maneira de se comunicar. As pessoas usam a internet para buscar opiniões e avaliações sobre produtos e serviços específicos antes de sair e procurá-los, e a odontologia não é exceção. O marketing digital para dentistas é uma ferramenta poderosa para atrair novos pacientes e manter a competitividade. Ter um bom site e um canal de comunicação rápido com os clientes é uma forma de demonstrar como sua clínica está se adaptando às mudanças e novas tecnologias.
O que é marketing?
Marketing é o planejamento e execução do conceito, promoção, preço e distribuição de ideias, bens ou serviços com o objetivo de satisfazer as necessidades do consumidor.
Para resumir, toda empresa deve anunciar com sucesso seus produtos ou serviços, e o marketing é uma ferramenta crucial para atrair novos clientes e estabelecer relacionamentos de longo prazo.
Quando feito corretamente, o marketing pode auxiliar no aumento das vendas e no estabelecimento de uma vantagem competitiva.
No caso da odontologia, o marketing para dentistas auxilia o profissional a divulgar seus serviços e atrair novos pacientes para sua prática.
Como os pacientes de hoje têm muitas opções, o marketing odontológico emprega táticas de comunicação para convencê-los de que sua clínica é exatamente o que eles precisam.
Mas por que é tão importante investir em marketing digital na odontologia?
O marketing odontológico é fundamental para atrair novos pacientes, principalmente se o objetivo for acelerar o crescimento da clínica. No entanto, as táticas de marketing tradicionais não funcionam mais como anteriormente porque o digital introduziu uma nova realidade à qual você deve se adaptar. Ou seja, se você deseja que sua clínica odontológica cresça, você precisa investir em boas estratégias de marketing, seja para atrair novos pacientes ou manter os já existentes.
Mesmo que sua clínica seja estável e produza resultados satisfatórios, você pode sair da sua zona de conforto e buscar novas formas de atrair novos pacientes.
Marketing Digital (mkt digital) vai usar estratégias online com o objetivo de atrair novos pacientes, construir relacionamentos e desenvolver sua identidade de marca. SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são três de suas estratégias mais importantes.
Veja agora alguns benefícios do marketing digital para dentistas!
Auxilia na fidelização do paciente
A construção da marca é uma das ferramentas de marketing para os dentistas. Criar conteúdo relevante e compartilhá-lo com seu público de interesse, vai incentivar as pessoas a se lembrarem da sua marca quando estiverem precisando de serviços odontológicos.
Conteúdos informativos enviados por e-mail ou WhatsApp, assim como postagens em redes sociais, são fáceis de compartilhar, tornando provável que sua marca seja reconhecida por seu público-alvo e pacientes.
Essa familiaridade promove a confiança em sua clínica e a fidelidade à sua marca, resultando em pacientes ainda mais fiéis.
Aumenta a visibilidade da sua clínica.
É possível aumentar a visibilidade da sua clínica e atingir uma parcela do público que nunca seria possível usando as estratégias tradicionais de marketing, criando conteúdo personalizado e pensando especificamente nesses canais.
Além disso, usando ferramentas como o Google Meu Negócio, você garante que sua clínica seja facilmente encontrada na internet quando alguém pesquisar termos como “dentista” ou “clínica odontológica” em sua área de atuação.
Diferenciação dos seus serviços
O marketing digital para dentista ajuda os pacientes a entender por que eles devem escolher sua clínica odontológica e que você é único em seus serviços.
Este é o benefício de se diferenciar da concorrência, o que cria uma vantagem competitiva significativa. Quando se trata de serviços odontológicos, você se torna a primeira escolha deles, promovendo-os de forma eficaz e investindo em conteúdos que agreguem valor e confiança ao seu público.
Por isso, é fundamental que você defina uma boa estratégia de marketing odontológico, fornecendo tudo o que seu público-alvo precisa para reconhecer a alta qualidade que só você pode oferecer.
Permitir geração de leads qualificados.
Consultórios dentários que investem em marketing digital para dentistas costumam receber um grande número de leads qualificados todos os dias. Isso significa que essas pessoas têm maior chance de se tornarem pacientes e utilizarem seus serviços.
Com isso, em vez de alcançar pessoas que podem ou não precisar visitar sua clínica, você pode focar em alcançar pessoas mais interessadas em seus serviços, economizando tempo e dinheiro.
Os resultados podem ser medidos.
Se você tiver uma estratégia de marketing digital para dentistas bem definida, entenderá exatamente quais são seus objetivos e quais métricas precisará acompanhar para avaliar seu progresso. Você pode contar quantas pessoas estão visualizando seus anúncios, visitando seu site ou entrando em contato com você para agendar uma primeira consulta.
Ao combinar esses dados, você pode calcular o retorno do investimento, a taxa de aquisição de novos pacientes e outras métricas que determinam o sucesso do marketing digital da sua clínica odontológica.
Case de sucesso
Nesse artigo demonstramos a real importância de estratégias de marketing digital para clínicas odontológicas. Mas isso quer dizer que dentistas vão precisar se especializar em Marketing Digital? Não, mas precisam entender melhor como seu público-alvo consome serviços e produtos no mundo para conseguir uma maior conexão com eles.
E se você não consegue imaginar como fazer isso, conte com a ajuda da Agência Mais Resultado! Nós temos a expertise e profissionais qualificados para entender suas necessidades e elaborar estratégias eficazes para atingir seus objetivos.
Veja agora a evolução de um cliente da agência no segmento odontológico!
TRÁFEGO DO SITE
Podemos destacar o tráfego orgânico do site da clínica odontológica no mês de abril de 2022. Foram 1.120 acessos orgânicos (no mês), representando um crescimento de 595% em comparação com o ano anterior.
EVENTOS REALIZADOS NO SITE
Na imagem acima, demonstramos os eventos realizados no site no mês de abril de 2022 com 423 contatos realizados através do site. Além desses, diversos contatos são feitos através do telefone da empresa.
Imagem: Demonstração dos eventos realizados no mês de abril de 2022 no site.
VISUALIZAÇÕES DESDE O INÍCIO DO PROJETO
Nesta outra imagem, vemos o tráfego orgânico desde o início do projeto até abril de 2022. Veja os números incríveis atingidos:
- 766 usuários através de tráfego orgânico;
- 808 novos usuários através de tráfego orgânico;
- 926 sessões;
- 282 visualizações de páginas;
- 403 eventos orgânicos (formulário de contato, WhatsApp, leads, neurologic e outros) realizados no site. Número que não registram as ligações realizadas diretamente com a empresa.
São dados de um dos nossos clientes que investem em marketing digital.
Não fique de fora dessa evolução! Solicite uma avaliação para que sua clínica odontológica tenha muito mais sucesso no mundo digital!
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