Para ter bons resultados no seu negócio, contar com fornecedores dropshipping é fundamental. Uma escolha indevida pode representar falta de produto em épocas importantes e custos elevados. Por isso, a importância de efetuar parcerias sólidas e benéficas para seu negócio.
Ness post apresentaremos um pouco do conceito e dar sugestões de como ganhar dinheiro com dropshipping. Boa leitura!
O que é fornecedor dropshipping?
Dropshipping é uma forma de e-commerce em que quem investe atua como intermediário em determinada venda de produtos, importados ou não. A ideia é criar um site ou uma loja em marketplace, gerenciar, vender e o fornecedor fica responsável pela entrega ao consumidor.
Vantagens do dropshipping
- Baixo investimento inicial;
- Sem preocupação com embalagens e envio de produtos;
- Sem necessidade de estoque e nem espaço físico;
- Caso o produto apresente baixa procura, é possível ajustar a loja virtual sem perda de capital.
Qual a importância de contar com fornecedores confiáveis?
Tenha ciência que saber escolher um fornecedor dropshipping é de extrema importância para o sucesso do seu negócio! Caso seu fornecedor não seja confiável, será sua a responsabilidade de compensar o seu cliente. Quer ter a certeza de como escolher fornecedor comprometido? Veja algumas dicas a seguir!
Infelizmente, não são todos os dropshippers que entender seus interesses, mas com alguns cuidados você pode se proteger e garantir que não será enganado.
Preste atenção aos sinais de aviso
Taxas de adesão ou Taxas mensais
Alguns fornecedores confiáveis cobram taxas mensais e outros não. Para evitar ser engano, entenda o motivo da cobrança. Se parecer honesto, ok. Ou faça uma pesquisa!
Recusa na aceitação de crédito ou cheques
Fornecedores que só atuam com transferências bancárias podem não ser tão confiáveis. Lembre-se que mais 98% dos fornecedores atuam com cartões de crédito ou cheques.
Sem informação de endereço
Um sinal de alerta é o fornecedor legal não exibir endereço. Todos devem exibir.
Ações para evitar fraudes.
Veja algumas ações que podem ser feitas para se precaver:
- Verificar a idade do domínio: domínio novo, geralmente, significa fraude. A grande maioria já existe há um bom tempo;
- Pesquisar no Google pelo nome + fraude: Caso alguém já tenha tido alguma experiência ruim com esse fornecedor, provavelmente relatará na web;
- Mantenha contato: faça perguntas. Se tiverem dificuldade de responder, pode ser um sinal de alerta;
- Pesquise o endereço: Confirme se o endereço informado é realmente da empresa pelo Google Maps;
- Pergunte diretamente ao fabricante: todo fabricante possui lista de fornecedores e atacadistas. Caso o nome desse fornecedor não constar na lista, provavelmente é uma fraude;
- Pequeno pedido teste: Faça um pedido teste pequeno e analise o processo.
Como encontrar fornecedores para começar a trabalhar?
Se seu interesse é encontrar distribuidores de atacado para seu negócio online, é mais fácil se souber exatamente que tipos de produtos você precisa. Agora se já identificou os produtos que deseja vender, veja essas dicas para encontrar um distribuidor atacadista!
Pesquise os canais de distribuição
É muito importante entender os canais de distribuição do setor e onde você estará nessa cadeia de suprimentos. Pois assim, poderá encontrar o fornecedor ideal para seu negócio online. Veja algumas formas:
- Fabricante: você poderá comprar diretamente com o fabricante;
- Importador ou distribuidor exclusivo: Em alguns casos, somente uma empresa tem o direito de distribuir determinado produto;
- Distribuidor Atacadista: geralmente encontramos atacadistas regionais. Esses recebem os lotes, desmembrar e vendem em quantidade menor para atacadistas locais.
No início da sua loja virtual, você comprar de atacadistas menores com preços mais altos. Mas conforme seu volume for aumentando, você poderá barganhar melhores preços ou comprar de atacadistas maiores.
Tente primeiramente o fabricante
Tentar diretamente com o fabricante é uma excelente ideia, pois, podem vender sem intermediários, dependendo do pedido mínimo.
Se ainda estiver pequeno, solicite lista de distribuidores para que possa contatar. Começando na fonte, a chance de conseguir melhores preços é maior. Quanto menos intermediários tiver, melhor será.
Solicitar uma amostra do produto que irá vender é uma dica importante, pois só assim conseguirá comprovar a qualidade informada.
Faça um primeiro contato com algum fornecedor por atacado
Após ter a lista de distribuidores, mantenha contato e pesquise valores.
Procure por atacadistas no Google
Realize pesquisas com palavras-chave relacionadas ao nicho. Lembre-se quanto mais atacadistas tiver, melhor será sua negociação.
Participe de grupo, fóruns e redes profissionais
Concorrentes nunca estão dispostos a fornecer nome e contato de fornecedores, por isso, a necessidade de pesquisa para encontrar os melhores possíveis.
Construa relacionamentos com especialistas na área, participe de fóruns online, assim, poderá ter informações gratuitas e de fontes seguras.
Acompanha publicações da sua área
Se inscreva em boletins online, blogs e revistas do segmento para estar sempre atualizado de informações importantes do setor.
Pesquisa de mercado em feiras
Feiras são poderosas fontes de pesquisa para expandir seus negócios, São eventos para varejistas, como você. Local onde conseguirá conversar cara a cara com distribuidores e fabricantes.
Erros acontecem
Nem sempre o seu primeiro fornecedor, será ao longo dos anos. Tudo é uma evolução e com fornecedores dropshipping não é diferente. Comece e depois veja como pode melhorar sua venda para crescer.
Fornecedores de Dropshipping – Nacionais e Internacionais
Seja qual for o fornecedor, todas terão vantagens e desvantagens. O mais importante é avaliar o fornecedor dropshipping baseando-se em suas próprias necessidades. Veja alguns dos fornecedores mais populares:
- Ali Express
- Alibaba
- Wiio
- Wholesale2B
- HyperSKU
- SupplyMeDirect
- Big Buy
- DropCommerce
- Marcas Mundiais
- MegaGoods
- Inventory Source
- Central de Atacado
- Mix Barato
- Imagem Folheados
- Kaisan
- Xtreme Atacado
- Lux Joias
- DX
- Gazin
- Hayamax
- SaleHoo
- Eprolo
- Doba
- MegaGoods
- com
- National Dropshippers
- Dropship direto
- Zentrada
- Global Sources
- TaoBao
- UxCell
- E outros
Vantagens e desvantagens do fornecedor nacional
Muitos fornecedores nacionais também vendem produtos vendidos por fabricantes internacionais e por serem especialistas, conhecem todos os trâmites que envolvem o negócio.
Vantagens:
- Material em estoque para venda;
- Menos atrasos nas entregas;
- Prazo de entrega menor;
- Sempre acessível o que possibilita negociação de preços, prazos e outros;
- Ter contato direto com fornecedor;
- Laços de relacionamento mais estreitos;
- Garantia e troca fácil.
Mesmo com uma possibilidade de diferença nos preços, comprar de fornecedores nacionais oferece segurança de procedência e cobertura nacional.
Desvantagens:
O dropshipping ainda é visto com desconfiança por alguns fornecedores e fabricantes e por isso, o número de fornecedores no Brasil ainda é pequeno.
- Número pequeno de fornecedores;
- Risco de encontrar fornecedores suspeitos;
- Grande concorrência;
- Menor variedade de produtos;
- Alguns produtos de baixa qualidade.
Vantagens do fornecedor internacional
O fornecedor internacional possui cobertura externa e pode entregar em mais de um país e por isso, possui um mercado mais amplo.
Isso refle na capacidade de obter uma margem e lucro maior e comparação com fornecedores nacionais.
Desvantagens do fornecedor internacional
As principais são o alto custo de remessa, pois envolvem diversos portos de países diferentes.
Um prazo de entrega maior, e por isso, exige mais acompanhamento que os fornecedores nacionais.
Cada um tem seu serviço específico. Mas em geral, o mercado nacional de dropshipping pode oferecer mais rapizer e melhor atendimento ao cliente. E o dropshipping internacional oferece outras oportunidades e maior rentabilidade (não se esqueça de contabilizar o custo do envio).
Agora cabe a você pesquisar alguns do seu segmento e optar o que lhe cabe melhor.
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Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.