Qual a importância de estratégias de marketing digital no Instagram?

Estratégias de marketing digital, sobretudo com o uso do Instagram, são essenciais para que empresas tenham sucesso.

O Marketing Digital revolucionou a divulgação de produtos e marcas. Desde a década de 1990, ele está presente como meio de propagandear e promover negócios diversos, com muitas estratégias diferentes de como fazê-lo.

Na era do digital, as estratégias de marketing digital são parte integrante da realidade atual, uma vez que, além de os usuários de redes sociais e da internet em geral comprarem muito on-line, a procura por informações na internet sobre as mercadorias e sobre as empresas que as produzem é muito grande.

Com isso, o poder de informar sobre determinado produto e marca foi retirado das mãos das empresas, cujas estratégias de marketing eram voltadas para a autopromoção apenas. Tal poder passou, então, a ser dos próprios consumidores, devendo-se adotar determinadas estratégias. Volta e meia, influenciadores comentam sobre um produto que compraram – mesmo sem ser uma propaganda paga pela empresa, usuários comuns das redes sociais comentam sobre marcas e muitos recomendam tal produto sobre o qual leram em determinado site, por exemplo. 

Nessa realidade, o consumidor já chega à loja com informações detalhadas e abundantes a respeito das mercadorias que querem comprar, não dependendo de informações do vendedor para entender o que quer consumir.

Por isso, boas estratégias de marketing digital nas redes sociais são fundamentais para a venda de produtos por uma empresa, sobretudo no Instagram, uma das redes sociais que divulgam amplamente produtos e empresas, com propagandas ao longo do feed e entre stories também.

Portanto, a pergunta que não quer calar é: como engajar no instagram? Confira estratégias de marketing digital no instagram!

O que é uma estratégia de marketing digital?

O marketing é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de determinada marca e produto, gerando aumento de vendas e, assim, do lucro. 

No meio digital, temos as estratégias de marketing digital, o qual envolve a utilização de diferentes canais on-line – como as redes sociais – e métodos para aumentar o engajamento da marca e de produtos.

São inúmeras as estratégias de marketing digital. Algumas delas se destacam por serem amplamente utilizadas por empresas e por terem gerado resultados extremamente positivos. Seguem cinco dessas estratégias:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.

Como fazer um planejamento para marketing digital no Instagram?

Redes sociais: o Instagram é muito usado por consumidores ao redor do mundo, sendo o engajamento no instagram umas das estratégias de marketing digital mais eficazes. | Foto: Unsplash.

 

Para muito além de um espaço para socialização, as redes sociais tornaram-se recursos-chave para um bom Marketing Digital. Afinal, 70,3% dos brasileiros acessam alguma rede social no dia a dia, segundo o relatório Digital 2021.

No caso do Instagram, aproximadamente 90% dos internautas do mundo que utilizam essa rede social seguem ao menos um perfil comercial. No Brasil, cerca de 99 milhões de brasileiros utilizam o Instagram diariamente, segundo pesquisa da companhia Statista. 

Dessa forma, fica claro que o Instagram é uma das estratégias de marketing digital, que será mais eficaz na promoção de produtos e marcas.

Os diversos recursos do Instagram permitem às empresas promover seus produtos em grande escala e com muita variedade. É possível divulgar a marca, os conteúdos, os produtos e o propósito da empresa, por exemplo, devendo-se adotar estratégias de marketing digital para fazê-lo.

Algumas estratégias de como planejar o marketing digital para instagram são:

  • Determinar seus objetivos. Através de um relatório, é preciso analisar a situação atual, observando os pontos fracos e fortes de sua marca e quais oportunidades se mostram. Com isso, será possível traçar metas de onde se quer chegar com a adoção de estratégias de marketing digital.
  • Definir o público-alvo de seus produtos, voltando sua abordagem para que eles sigam seu perfil e consumam suas mercadorias. Buscar o interesse de influenciadores digitais também é uma das estratégias essenciais para divulgar a marca.
  • Listar tudo que deve ser feito para alcançar seus objetivos, traçando um caminho claro de desenvolvimento e decidindo quais estratégias adotar.
  • Organizar um cronograma para não atrasar suas tarefas e entender quanto tempo é gasto em cada uma delas.
  • Monitorar suas ações, pois, com isso, pode-se mudar a estratégia (caso o resultado de seu esforço tenha se mostrado negativo ou ineficaz) ou entender quais estratégias devem ser replicadas no futuro.
  • Investir em alguém que entende bem as estratégias de marketing digital, contratando uma agência de marketing digital, por exemplo. Nela, há profissionais qualificados que sabem como aumentar o engajamento no Instagram.

Quais estratégias desenvolver no Instagram em 2021?

Redes sociais: as estatísticas são essenciais para verificar se as estratégias de marketing digital estão funcionando. | Foto: Unsplash.

 

Boas estratégias de como aumentar o engajamento no instagram são:​

  • Divulgar conteúdos de qualidade e abusar dos recursos da plataforma, diversificando a forma como esses conteúdos em redes sociais são disponibilizados e incluindo links para seu site e seus produtos.
  • Atentar-se aos horários de publicação. Uma das estratégias mais eficazes é fazer postagens em dias e horários nos quais há mais usuários on-line, fazendo com que seu conteúdo chegue a mais pessoas à medida que você faça o compartilhamento nesses momentos estratégicos.
  • Manter um horário fixo e a constância nas postagens são essenciais. Determine quando irá postar sempre e seja uniforme em suas ações na rede, fazendo publicações nos mesmos dias da semana e, se possível, todos os dias. 
  • Não se esqueça de interagir com os usuários! Responder comentários e mensagens (DMs) dá dinamismo ao seu perfil, atraindo maior público, reforçando informações e dialogando com seus consumidores. 
  • Sempre atente-se às estatísticas! Avaliar o engajamento de suas publicações deve ser uma das estratégias adotadas no marketing digital. Fazendo-se isso, será possível trazer indicações de quais conteúdos se popularizam mais e quais seus seguidores gostam menos, possibilitando o aprimoramento de suas estratégias de marketing digital.

Biografia

Biografia para instagram marketing digital. | Foto: Unsplash.

 

A biografia do instagram, quando bem feita, é um fator atrativo para o seu perfil, sendo uma das estratégias de marketing digital importantes de ser adotada. É com ela que, muitas vezes, há o primeiro contato do consumidor com a empresa. 

Embora sua importância seja enorme, a quantidade de caracteres disponíveis para apresentar a empresa é pequena: 160 caracteres. Por isso, é fundamental organizar-se bem e otimizar esse espaço para informar o máximo de coisas. 

É importante determinar quais informações são essenciais para seu público-alvo nas redes sociais e chamariam atenção de mais pessoas. Pode-se incluir o nome da empresa, a área de atuação, informações de contato (telefone e e-mail, por exemplo), prêmios conquistados (para dar mais credibilidade e relevância ao perfil) e endereço.

Algumas estratégias de como fazer uma biografia no Instagram mais atrativa são:

  • Ser objetivo e sucinto! Usar palavras-chave relacionadas ao ramo de atuação e aos produtos, por exemplo, atrai mais usuários e instiga-os a saber mais.
  • Inserir emojis é uma boa estratégia para otimizar o espaço limitado. Mas lembre-se: só utilize-os caso seu negócio seja mais descontraído e com público-alvo mais jovem, além de não exagerar na quantidade!
  • Utilizar os botões de ação. Em perfis comerciais, é possível inserir botões para direcionar a ação dos usuários. Pode-se colocar botões como “Pedir refeição” e “Reservar”, para o caso de restaurantes, por exemplo.
  • Não esquecer do Call To Action (CTA). Influencie o usuário da rede social a fazer parte de sua lista de e-mails, a comprar na loja virtual, a visitar seu site ou a entrar em contato. Determine qual ação você quer que o consumidor faça ao entrar em seu perfil e insira links ou informações para que ele vá além do perfil, sempre apostando em frases imperativas.

Alguns exemplos de frases para instagram são bons para serem usados nas biografias. Aqui, seguem frases de biografia para instagram prontas marketing digital e frases para biografia do instagram:

  • “Eu acredito em ajudar pessoas”;
  • “Perfil oficial de (nome da empresa) no Instagram”;
  • “Frete nacional grátis”;
  • “Clique no link abaixo para conhecer a nossa loja!”;
  • “Promoção Flash APENAS ESTA SEMANA”;
  • “A maior imobiliária do Brasil”, do Quinto Andar – aqui é possível colocar algum título que sua empresa possua;
  • “Meta de vida: ser que nem a Elle em A Barraca do Beijo e poder escolher entre o Noah e o Marco”, da Netflix Brasil – fazer um tom de piada também é uma boa, caso se encaixe no seu perfil de empresa.

5 ferramentas para aumentar o engajamento no Instagram 

Botões de ação

Em perfis comerciais, uma das estratégias de marketing digital que pode ser adotada são os botões especiais, que podem direcionar os usuários ao site, fazer ligações e enviar e-mails, por exemplo.

Reels

O Reels é similar ao TikTok. Vídeos de 15 a 30 segundos, eles viralizam muito a página do Instagram de quem os posta. Os que estão viralizando no momento são bastante recomendados ao longo do feed do usuário, fazendo com que o perfil chegue a mais pessoas.

Instagram Shopping

É possível criar uma loja on-line no Instagram com essa ferramenta. Monta-se um catálogo de produtos no perfil. O consumidor pode clicar nas mercadorias e links para os produtos que aparecerão, sendo automaticamente direcionado ao site de compra. Além disso, pode-se utilizar esse recurso nas fotos publicadas no perfil.

Link na bio

Há o recurso de adicionar um link na biografia do instagram. Para adicionar mais de um link, é possível criar um link para redirecionar a um site no qual outros links estão incluídos. 

“Arrasta pra cima”

O famoso recurso do “arrasta pra cima” fica nos “stories” e é uma ótima estratégia de marketing, podendo-se divulgar algum produto por meio de vídeos, fotos ou compartilhamento de postagens no “story” do perfil e, então, incluir um link nele post. Apenas perfis com mais de 10 mil seguidores podem utilizar essa ferramenta. Esses são exemplos de estratégias de marketing digital.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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