As redes sociais estão muito presentes em nossas vidas e, na área do e-commerce, isso não é diferente. O Instagram se tornou um dos principais meios de venda on-line atualmente, sendo que muitos negócios começam no Instagram e vão crescendo ao longo dos anos. Porém, para fazer com que sua marca ganhe visibilidade, é preciso criar conteúdos que engajem seus seguidores. Além de interagir e manter uma boa comunicação com sua audiência, uma estratégia que está cada vez mais alta é o sorteio de Instagram.
Mas por que realizar sorteios no Instagram? A resposta é um estudo feito pela Tailwind que, após analisar 60 mil sorteios publicados em perfis comerciais no Instagram, constatou que posts relacionados a promoções possuem 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas, além de aumentar o número de seguidores em 70%.
Além disso, a pesquisa ainda revelou que 90% das publicações que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram eram relacionadas a promoções. Mas também, quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo?
No entanto, para realizar um sorteio bom e seguro é necessário seguir alguns passos. Continue lendo essa matéria para saber como fazer um sorteio no Instagram!
Como fazer um sorteio no Instagram?
O sorteio de Instagram é uma promoção que oferta prêmios como produtos, serviços ou descontos relacionados à sua empresa e que fica disponível por um determinado período de tempo. É responsabilidade do perfil comercial definir quais serão as regras que os seguidores deverão seguir para participar, a data limite do sorteio e quais serão os prêmios.
Como o sorteio exige a interação do público, essa estratégia é uma excelente forma de engajar seus seguidores e fazer com que seu negócio cresça no Instagram. Entretanto, antes de mostrar o passo a passo de como realizar um sorteio de Instagram, saiba quais são as suas vantagens!
Como o sorteio de Instagram ajuda no Marketing Digital?
Como já mostramos, o sorteio de Instagram é uma estratégia que ajuda no marketing digital do seu negócio, uma vez que auxilia no engajamento do seu perfil. No entanto, para você entender claramente como o sorteio contribui para o crescimento da sua empresa no Instagram, listamos as principais vantagens de realizá-lo:
1. Aumenta a visibilidade da marca
O sorteio de Instagram é uma estratégia de divulgar sua marca para um público além dos seus seguidores. É uma forma de atrair pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços devido à possibilidade de ganhar um prêmio. Além disso, seus seguidores também podem contribuir marcando amigos nos comentários e compartilhando o post no Instagram.
2. Divulgação de produtos ou serviços
Ao definir um de seus produtos ou serviços como prêmio, você obtém uma boa divulgação do seu trabalho, já que aumenta as possibilidades das pessoas conhecerem o que você oferece e atrai novos clientes para seu perfil no Instagram.
3. Boa relação com seu público
Quem não gosta de um sorteio, não é? Por meio do sorteio de Instagram, você mantém uma boa relação e comunicação com seus seguidores, além de aumentar a interação no seu perfil do Instagram. E, com o sucesso do sorteio, ganha-se, ainda, a satisfação e uma melhor percepção do público em relação à sua marca.
4. Aumento das vendas
O sorteio pode parecer ter vários gastos, mas o retorno que se obtém depois é ainda maior! Uma vez que o seu perfil ganha mais visibilidade no Instagram devido ao sorteio, o número de clientes aumenta e, consequentemente, as vendas também.
9 passos para um sorteio de Instagram
Bom, agora que você já entendeu como o sorteio de Instagram contribui para o seu marketing digital, está na hora de saber como realizá-lo. Para fazer um sorteio no Instagram de sucesso, é preciso muita organização e um bom planejamento. Confira os passos para realizar um sorteio no Instagram:
1. Objetivo
Antes de tudo, defina qual é o objetivo que você deseja alcançar com o sorteio no Instagram. Faça uma avaliação do que terá mais relevância para seu negócio: atrair visitantes para seu site, engajar seus seguidores por meio de curtidas e comentários, impulsionar a visibilidade da marca, aumentar o número de seguidores do perfil, promover seus produtos ou serviços.
2. Prêmio
O prêmio é a grande estrela do sorteio de Instagram, portanto, faça uma boa análise antes de decidir o que será premiado. Essa etapa depende do seu público-alvo e da área de atuação de sua marca.
É importante pensar nas características e nos interesses de sua persona, ou seja, explorar a representação do seu cliente ideal para atrair a atenção dos usuários. Algumas ideias comuns de prêmios são oferecer o melhor produto ou serviço da empresa, cupons de desconto, ingressos e outros.
Caso você queira diminuir os custos do investimento no sorteio de Instagram, uma ótima estratégia é a realização de parcerias.
3. Quantidade de ganhadores
O sorteio de Instagram pode ter um ou mais ganhadores. Assim, é preciso estabelecer a quantidade de vencedores, uma vez que isso irá influenciar no estabelecimento das regras de sorteio de Instagram.
4. Regras
Estabeleça as regras que seu público deve seguir à risca para participar do sorteio. É necessário pensar nas regras de sorteio de Instagram com cuidado, visto que serão elas que ajudarão a alcançar o seu objetivo.
Algumas regras comuns de sorteios no Instagram são: seguir o perfil da marca, marcar amigos nos comentários do post, curtir a publicação oficial do sorteio, compartilhar o post no Instagram Stories, postar fotos ou vídeos usando uma hashtag específica, entre outras.
5. Data
Estabelecer a data de início e a data de término do sorteio no Instagram é fundamental para realizar um sorteio bem organizado. Deixe bem claro quando ele será realizado e em qual horário. Essas informações devem estar inseridas na descrição da promoção, junto às regras.
6. Publicação
Tão importante quanto uma boa organização é a publicação que será feita para divulgar o sorteio no Instagram. É necessário criar uma arte chamativa para atrair o olhar do usuário, sem fugir da identidade da marca.
Coloque as principais informações e o prêmio destacado na imagem. Na legenda, descreva cuidadosamente e de forma clara qual é o regulamento e como será feito o sorteio.
7. Promova o sorteio
Uma vez publicado o post do sorteio, comece a promovê-lo. Além do feed principal, você pode, ainda, divulgar o sorteio de Instagram, no Instagram Stories. O uso de hashtags que estejam relacionadas com o seu negócio na legenda também é uma boa estratégia para aumentar o alcance da publicação.
8. Divulgação do resultado
O dia da divulgação do resultado é o mais esperado por seus seguidores, então faça bonito! A realização do sorteio por meio de uma live (transmissão ao vivo) no Instagram é uma forma de deixar o momento mais divertido e especial.
Mas não se esqueça de tomar os devidos cuidados na hora de estabelecer quem são os vencedores: verifique se a pessoa seguiu as regras corretamente e se o perfil não é falso. Depois de confirmar os ganhadores, entre em contato para combinar a entrega do prêmio.
9. Análise final
Após seguir todos os passos e encerrar o sorteio de Instagram, analise os dados da campanha tendo seus objetivos em mente. Algumas perguntas importantes a serem respondidas são: houve o aumento dos seguidores em seu perfil do Instagram? O engajamento melhorou? O número de vendas cresceu?
Depois de conferir os resultados, avalie se o sorteio de Instagram foi efetivo ao seu negócio para decidir se vale a pena realizar essa estratégia de novo e quais pontos podem ser melhorados.
Cuidados na hora de fazer um sorteio de Instagram
Na hora de realizar um sorteio no Instagram, além de seguir o passo a passo, é preciso também se atentar às diretrizes do Instagram sobre sorteios em perfis comerciais.
Primeiramente, a rede social não é responsável pela execução da promoção ou pelo fornecimento do prêmio. Ademais, ao realizar um sorteio no Instagram, você está de acordo com o fato de que é por sua conta e risco.
Além disso, a Caixa Eletrônica Federal fiscaliza qualquer tipo de sorteio ou promoção feitos em território nacional, o que inclui também sorteios de Instagram. Em vista disso, é de extrema importância seguir as regras para Distribuição Gratuita de Brindes, uma vez que, em casos de violação de alguma regra, você pode ser penalizado.
Aplicativos e sites de sorteio no Instagram
Os apps e sites de sorteio são a melhor forma de realizar o sorteio no Instagram, já que eles facilitam o processo e geram o número do ganhador rapidamente de forma simples. Por isso, trouxemos alguns deles para você conhecer:
Sorteiogram
O Sorteio Gram é um site de sorteio Instagram no qual é possível gerar uma lista de todos os participantes, os quais recebem um número. Então, é só clicar no botão “sortear número” para se obter o resultado do sorteio de Instagram.
Sorteador
Para fazer um sorteio no Sorteando, basta enumerar cada um dos participantes, apertar o botão “sortear” e pronto, você tem o resultado! Esse site também permite a realização de um sorteio em outras redes sociais, como no Facebook.
App Sorteios
Nesse aplicativo de sorteio Instagram, você coloca o link da publicação oficial do sorteio e clicar no botão “sortear” para definir os ganhadores. No final, o app de sorteio Instagram ainda lhe dá um certificado público garantindo 100% de validez e credibilidade ao seu sorteio.
Viu quantos benefícios você consegue ao realizar um sorteio de Instagram? Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer um sorteio no Instagram, todos os cuidados que se deve tomar e alguns sites e aplicativos de sorteio, prepare já o seu sorteio de Instagram! Afinal, que tipo de cliente não gosta de um prêmio como ganhar sorteio de Instagram? Você vai ver como o perfil da sua marca irá crescer!
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Malena Serna
Os aplicativos e ferramentas de brindes do Instagram oferecem resultados confiáveis e rápidos. Por exemplo, o Simpliers, que é usado regularmente por milhares de pessoas, pode ser usado tanto como aplicativo móvel quanto como site. Nesses aplicativos, você pode obter todos os dados de brindes de maneira certificada e não encontrará nenhum problema.