As redes sociais se tornaram parte do nosso dia a dia e uma das principais é o Instagram. Empresas criam constantemente perfis nessa rede, para poder se conectar com os clientes e poder fazer suas propagandas de vendas e serviços.
Isso é ótimo! Mas muitas empresas, especialmente as que estão começando, saem apenas publicando sem acompanhar os resultados. O que significa que seu conteúdo e produtos não estão conectando com o público, nem criando novos potenciais clientes. Seu instagram não está servindo um propósito, porque a empresa e o público estão falando línguas diferentes.
Pensando nisso, a Agência Mais Resultado criou essa postagem para explicar melhor quais são as métricas no instagram e como interpretar esses números para que você possa falar a mesma língua que seu cliente e conseguir aproveitar mais dessa ferramenta.
Por que acompanhar as métricas?
Vamos supor que o Paulo, que fabrica cervejas artesanais, resolva colocar um novo sabor no mercado. Ele não vai apenas colocar nas prateleiras e se dar por satisfeito. Ele vai, minimamente, acompanhar as vendas. Se esse novo sabor vender pouco, é sinal de que a cerveja não agradou ao seu público. Se vender bem, é sinal de que o público gostou do novo sabor e vai continuar voltando para comprar mais.
A mesma lógica se aplica para as redes sociais. Não dá para você sair postando aleatoriamente, sem conferir como o seu público está recebendo. Por isso, as métricas são importantes. É com elas que você vai entender se está se conectando com as pessoas certas, se elas estão mesmo interessadas em ouvir e consumir o produto ou serviço ofertado.
Assim como o Paulo precisava de números para saber se o novo sabor da sua cerveja artesanal tinha agradado aos clientes, você também precisa de números para saber se o seu perfil no instagram e suas estratégias na rede estão conectando com o seu público.
Ainda existe uma grande diferença entre uma métrica e um KPI. Uma métrica nada mais é do que um número em seu estado bruto. Já um KPI, do inglês, Key Performance Indicator – “indicador chave de performance”, em tradução livre, é uma métrica que indica a performance de uma estratégia. Ou seja, o KPI é uma métrica que indica se você está ou não alcançando seu objetivo ali. Logo, KPIs não são padrões, você é quem os define.
Dando exemplos mais práticos, o KPIs vai relacionar com cada um desses objetivos e terão diferentes resultados esperados, que vão se relacionar com determinadas métricas:
- aumento de autoridade: número de seguidores, número de interações (taxa de engajamento) e perguntas realizadas;
- aumentar o conhecimento sobre a marca: número de seguidores, número de menções do perfil;
- gerar tráfego para um blog ou site: cliques nos links, taxa de engajamento nas publicações referentes ao novo conteúdo postado;
- gerar leads: número de seguidores, número de formulários preenchidos vindos do Instagram;
- gerar vendas pelo Instagram: cliques nas tags do Instagram Shopping, número de acessos aos links nos Stories, número de acessos nas páginas de compra via Instagram.
Portanto, os resultados ideais mudam porque os objetivos de cada negócio é diferente.
Ao conhecer as métricas e seus usos, tenha sempre em mente quais são os resultados que você espera. Desse modo, fica mais fácil alcançá-los e entender quais são as métricas-chave para acompanhar.
Quais são e como funcionam as métricas?
Alcance, impressão, compartilhamento, salvamento, comentários, curtidas… Não, o instagram escondeu as curtidas. Ele não é métrica de engajamento, ou é?
Calma. Sabemos que, o instagram tem mais de 20 métricas em seu relatório, por isso, montamos nessa postagem uma lista com as principais métricas que você deve ficar de olho. Vale lembrar que, a importância das métricas vai variar de acordo com o objetivo da estratégia sendo usada.
Alcance x Impressões
Essas duas sempre confundem muito os novatos. Ambas tem a ver com a visualização do post. O alcance é a quantidade de perfis diferentes que viram o post. Impressão é a quantidade de vezes que o post foi visto. Suponha que, um post seja visto pela mesma conta 10 vezes. O post terá 10 impressões e 1 alcance.
Tem também a taxa de alcance, que é a razão entre o número de usuários que viram o post e o seu número de seguidores. O alcance é uma métrica apresentada em números absolutos, já a taxa de alcance é um percentual.
Curtidas
Há um tempo o instagram parou de mostrar o número de curtidas de um post para todo mundo. A partir daí, passou-se a dizer que o instagram não procurava mais curtidas, ele procurava engajamento. Mas, vamos te contar um segredo: curtida é uma métrica de engajamento. Todas as quatro interações com o post (curtida, comentário, compartilhamento e salvamento) são métricas de engajamento.
A curtida é a mais superficial das quatro, mas não deixa de ser importante. Ela afeta diretamente o alcance. Quanto mais curtidas tem um post, mais o instagram vai entregar ele para pessoas da própria base, o que pode levar a um aumento de seguidores e compradores.
Comentários
É o número de comentários por publicação, incluindo os que foram feitos por você. O importante é o contato e a conexão com o público-alvo. Quando o cliente comenta nas postagens ele quer criar junto com a empresa um conteúdo melhor e mais atrativo.
Além disso, quando a pessoa comenta em um post, saiu do automático de só passar o feed para tomar uma ação. Isso é o equivalente a pessoa parar de dar uma volta pelo shopping olhando vitrines para entrar numa loja e conhecer melhor. Você quer que ela pare de só dar uma olhada para dar atenção ao seu conteúdo.
Compartilhamentos
O boca a boca é a técnica de marketing mais cobiçada e mais difícil de se conseguir. Quando um produto ou serviço é tão bom que os próprios clientes passam a divulgar e recomendar ele para outras pessoas, que podem virar potenciais clientes.
O compartilhamento segue a mesma lógica, o seu conteúdo é tão bom que as pessoas querem falar dele com outras pessoas, querem mostrar para aqueles que ainda não viram. Isso, obviamente, aumenta o alcance e ajuda a potenciais clientes a descobrirem a sua marca.
Salvamentos
Essa é a métrica de engajamento mais alta na hierarquia. Ela significa que o seu conteúdo está sendo útil para o público, que ele está vendo valor na sua marca. O potencial cliente que está salvando os post de uma empresa está pronto para comprar o produto ou serviço que essa empresa está vendendo.
Taxa de engajamento
A taxa de engajamento de um perfil pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período, dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período.
Sabemos que acompanhar essas métricas uma a uma dá muito trabalho. Especialmente quando a empresa cria uma quantidade considerável de conteúdo. A Agência Mais Resultado tem profissionais de mídias sociais que sabem como ler e interpretar esses números e como agir para conseguir cada vez mais lucros para o seu negócio. Acesse nosso site.
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Amanda
Este blog é muito informativo. Você também pode ler um artigo similar como comprar Seguidores Instagram.