Segredos do Google: saiba como aplicar e desenvolver no seu negócio

Todos os tipos de plataforma possuem suas peculiaridades e os segredos do Google são os mais visados. Porque esse site de busca possui inúmeras dicas e detalhes que transformam sua experiência, além de serem vantajosas para o mercado de Marketing Digital. É necessário, contudo, se atentar à veracidade dessas informações, pois muito se especula sobre o Google, mas nem tudo possui base.

Antes de mais nada, propomos o desafio que você teste seu site em 3 plataformas antes de começar a ler esse artigo.

Primeiro faça o teste de velocidade de carregamento de seu site em : https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br

Segundo, para efeitos de comparação de resultado repita esse teste em: https://gtmetrix.com/

Em terceiro, faça o teste de carregamento em celulares / plataformas mobile em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/

 

Dito isso, com seus resultados em mão, separamos os melhores segredos do Google, para você aplicar em seus negócios e se destacar na área de Marketing Digital.

 

8 segredos do Google para ajudar no seu negócio

 

O Google é uma ferramenta de pesquisa muito famosa, sendo o buscador mais utilizado no Brasil e no mundo. A plataforma possui inúmeras curiosidades e muitos dos segredos do Google estão voltados para o bom desempenho de sites, algo que pode ser benéfico para muitas empresas.

Além disso, a plataforma possui, atualmente, o Google Meu Negócio, uma área em que é possível destacar sua empresa, utilizando algumas dicas que te impulsionam para o primeiro lugar das buscas.

 

Para mais, ferramentas ligadas à plataforma possuem alguns detalhes desconhecidos pelo público. Segredos do Google Maps e segredos do Google Tradutor, por exemplo, estão entre os mais atrativos para os usuários. Todos esses detalhes ocultos podem ser utilizados a seu favor, se souber como aplicá-los em sua empresa.

 

1. Palavra-chave

 

Definir a palavra-chave que irá identificar seu conteúdo, produto ou empresa no Google é muito importante. Este está entre os principais segredos do Google para ajudar com seu negócio, independente do ramo ao qual a empresa pertença.

 

A palavra-chave será a forma como os usuários da plataforma buscarão seu conteúdo. Então, por exemplo, se você vende adesivos de carro, é mais do que claro que sua palavra-chave será adesivo de carro ou adesivo para carro. Além disso, a palavra pode ser o nome da empresa ou de algum outro tipo de serviço fornecido por ela.

 

Além da palavra-chave principal, ou seja, aquela que estará diretamente relacionada ao seu conteúdo, existem as palavras-chave “menores”. Essas são palavras-chave secundárias, que também podem ser utilizadas pelos usuários na busca do Google. Por exemplo, nos adesivos de carro, ele poderá colar adesivo para automóvel ou, até mesmo, buscar só pela palavra carro ou itens para carro.

 

É muito importante que a página contenha tais palavras-chave em seu conteúdo. Que devem estar presentes no título do conteúdo, no texto e em outros pontos da página, como, por exemplo, na descrição do produto. Essas palavras devem ser utilizadas com sabedoria, pois o Google irá identificá-las e avaliar sua qualidade para o assunto. 

 

Muitos sites e aplicativos, como o Semrush, por exemplo, apresentam algumas opções de palavra-chave, levando em consideração a busca por elas, a dificuldade de ranquear tal palavra, entre outros detalhes.

 

2. Um bom título

 

Um bom título atrai usuários e conquista, até mesmo, o Google. O título deve conter a palavra-chave, sempre o mais à esquerda possível. Além disso, a plataforma não gosta de títulos curtos, mas muito menos dos grandes. Por isso, é indicado uma média de 58 caracteres, o que é lido como um bom título para a plataforma. Esse deve ser um dos segredos mais simples do Google, porém, um dos menos comentados.

 

Além do mais, a plataforma também compreendeu que subtítulos presentes em seu conteúdo enriquecem-no. Ou seja, quanto mais subtítulos, mais informação aquele conteúdo terá a respeito daquele determinado assunto, relacionada à palavra-chave. Além disso, essa palavra também deve estar presente nesses tópicos, mas cuidado para não exagerar, pois a plataforma não vê com bons olhos o excesso. 

 

A ordem ideal é: o nome do produto ou título do conteúdo (H1), o subtítulo, que contenha a palavra-chave (H2) e outros tópicos (H3), que podem ou não conter a palavra-chave, mas devem se relacionar com o conteúdo.

 

3. Meta-descrição

 

O primeiro contato do público é muito importante, pois é o momento em que ele será cativado. Um dos maiores segredos do Google é realizar um primeiro bom contato e poucos sabem disso. Pois esses detalhes não são valorizados ou, em alguns casos, as empresas não sabem como criar algo atrativo.

 

Dentre o primeiro contato está o título, a URL e a descrição do conteúdo, também conhecida como a meta-description. Essa descrição é o primeiro contato do usuário com seu conteúdo ou com seu produto, então o pequeno texto deve ser rico, atrativo, mas com poucas palavras. Estratégias como “confira”, “veja a seguir”, entre outros tipos de chamadas são sempre interessantes. 

 

O ideal é que a descrição do conteúdo tenha entre 120 e 156 caracteres e que expresse o que você irá vender ou transmitir. Além disso, é muito importante que a palavra-chave esteja nela e, se possível, adicione uma palavra-chave secundária. 

 

Lembre-se de que a meta-description deve ser atrativa, mas não enganosa. Ou seja, não fale algo que seu conteúdo não irá entregar. Por exemplo, sua empresa vende adesivos de carro e lançou uma linha de adesivos de uma determinada cor e, em sua descrição, você afirma que há todas as cores do arco-íris, enquanto apenas uma cor ou nenhum dos tons está no arco-íris. 

 

4. URL curta e simples

 

Um dos segredos do Google é a simplicidade, principalmente nas URLs. A plataforma não lê com clareza uma URL muito grande, com diversos números ou palavras que não sejam coesas. Além disso, a palavra-chave deve estar presente no endereço do site, pois assim fica mais fácil de identificar que aquele link trata de determinado assunto.

 

Então, ao criar uma URL, seja fiel ao seu conteúdo e ao que será exposto, por exemplo, o e-commerce de adesivos para carro criou uma página sobre sua nova coleção de adesivos azul. O link a ser criado será “adesivosdecarro.com/adesivos-de-carro-azuis”. Lembre-se de que tudo deve ser objetivo e claro, para uma boa leitura do Google e para a identificação dos usuários.

 

5. Atributo Alt na imagem

 

Além do texto, a imagem é algo muito importante, pois muitos usuários buscam por imagens relacionadas, principalmente, a produtos. O Google utiliza essas imagens como um dos critérios para ranquear páginas em sua plataforma. Por meio de uma descrição clara e que contenha a palavra-chave, os usuários chegam ao site e ao conteúdo vinculado àquela imagem no Google Imagens.

 

A legenda, contudo, também deve ser explicativa e possuir a palavra-chave, mas é por meio do alt text que os algoritmos do Google relacionam os conteúdos às pesquisas feitas por seus usuários, além da qualidade do que foi publicado.

 

O nome da imagem é muito importante, pois também será lido pela plataforma. Então, adicione a palavra-chave nele ou especifique o que está na imagem.

 

6. Links internos

 

Links internos são excelentes, porque ajudam o usuário a conhecer seu site, além de gerar engajamento em seu conteúdo. Links externos, ou seja, para outros sites também podem ser utilizados, mas nunca em uma palavra-chave ou em excesso. O ideal é que você link para conteúdos que não estão sendo abordados por você. Por exemplo, o site para adesivos de carro adiciona um link interno para um tipo de adesivo específico que eles vendem e um link externo para um artigo ou loja sobre peças para carro.

 

Além disso, ser referência para outros sites também é entendido pelo Google como algo bom. Logo, significa que seu produto ou conteúdo se tornou relevante para outros, que estão direcionando usuários para o seu site. Crie conteúdos originais para gerar interesse e, com isso, ranquear. 

Este está entre um dos segredos do Google menos conhecidos, porém, de grande importância para as páginas da web.

 

7. Conteúdo original

 

Um dos segredos do Google está na entrega de conteúdo original e relevante, ou seja, conteúdos que irão apresentar aos usuários novas informações, uma nova perspectiva de algo ou coisas do gênero. Por isso, antes de vender o produto, crie um conteúdo que utilize os segredos citados acima, para conectar o consumidor ao tema.

 

Explique a importância dele, aborde pontos que até então não foram ditos por seus concorrentes e apresente as razões para comprar o que está vendendo. Por meio desses conteúdos, será possível atrair usuários e mostrar ao Google que você é referência no assunto.

 

Uma forma de criar esse conteúdo é pesquisar o que está sendo dito sobre o assunto em sites concorrentes, avaliando o que estão informando ou não. A partir do que encontrou, criou algo diferente, com novas informações e uma nova perspectiva. Por exemplo, o site de adesivos de carro observou que os sites que também vendem esse produto, criaram conteúdos sobre os tipos de adesivos. Então, decididos a inovar, eles fizeram um conteúdo sobre quais tipos de adesivos de carro combinam com sua personalidade. Nele, eles abordam novas informações, que não foram ditas em outros conteúdos, que apenas falavam sobre formatos e cores.

 

8. A experiência do usuário em primeiro lugar

 

Criar uma boa experiência para o usuário é um dos principais segredos do Google para ajudar seu negócio – visto que o usuário deve se sentir atraído a ficar na página, conhecer o conteúdo que está nele, se interessar por seus produtos, entre outros aspectos. Quanto melhor for a navegação, melhor será a experiência e, com isso, o site irá ranquear entre tantos outros na plataforma.

 

Um e-commerce mobile, por exemplo, é uma ótima maneira de atrair usuários e prendê-los. Além disso, esse é um dos critérios do Google para avaliar um site, se ele possui um bom desempenho em mobile e desktop. É preciso ser claro nas informações da página, com um bom layout, de fácil navegação e acessibilidade.

 

Para além dos segredos do Google: a importância do SEO

 

Os segredos do Google para melhorar o desempenho de seu negócio na plataforma estão relacionados ao chamado SEO. O Search Engine Optimization, em português Otimização dos Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias que tem por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento dos sites na plataforma do Google. Os cliques se convertem em um lead, uma compra, um envio de formulário, um agendamento de consulta, entre outros.

 

A estratégia é utilizada para atrair visibilidade para um negócio, promovendo sua autoridade no assunto, credibilidade e aumento de vendas.

 

As principais diretrizes que devem ser adotadas para a prática do SEO são:

 

  • URL otimizada;
  • Palavras-chave;
  • Conteúdo relevante ao segmento;
  • Estrutura do site adaptada (design responsivo);
  • Tamanho do conteúdo;
  • Modelo textual específico;
  • Otimização de imagens.

 

Quais os benefícios desses segredos para o Marketing Digital da empresa?

 

O Marketing Digital, ou seja, a publicidade na internet, é algo muito importante para as empresas na atualidade – uma vez que muitos negócios são realizados apenas na internet ou possuem parte de sua capacitação de clientes por meio dela. Então, saber atraí-los até seu site, incentivá-los a comprar e gostar do conteúdo e produto que oferece é o grande objetivo. 

 

Para isso, são adotadas inúmeras estratégias, principalmente voltadas para as redes sociais. No entanto,  como voltar essa atração para buscadores como o Google? É a partir dessa questão, que os segredos do Google sobre como se destacar em sua plataforma devem ser considerados. Portanto, o SEO, a base dessas dicas, é uma estratégia que tem, por objetivo, atrair usuários de forma orgânica para os sites, convertendo seu interesse em compra.

 

A criação de conteúdos originais, pensados a partir de uma palavra-chave, com um título bem pensado, com links internos, imagens, simplicidade e clareza atraem esses usuários. Então, equipes de Marketing Digital podem utilizar esses segredos do Google, que se resumem aos princípios do SEO, para criar um conteúdo para seus sites.

 

Assim sendo, o SEO irá facilitar o trabalho dessa equipe, que poderá seguir por uma abordagem com cada um desses princípios, apresentados como os grandes segredos do Google para aplicar em seu negócio e se destacar entre seus concorrentes.

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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