Anunciar no facebook, tem se tornado cada vez mais obrigatório e todas as estratégias de marketing já incluem o Facebook Ads no planejamento. Afinal, o Facebook ainda lidera o número de usuários ativos, portanto, esse não é um mercado potencial que possa ser deixado de lado.
Anúncios e tráfego pago fazem vários cifrões se formarem na mente do empresário, seja como ganho ou como custo. Quando se pergunta para especialistas o valor do investimento, a resposta padrão é: depende.
Tem como fazer uma estimativa de preço no gerenciador de anúncios, na hora do orçamento, após incluir o valor e ele vai dizer o mínimo e o máximo de pessoas que serão alcançadas. Mas é apenas uma estimativa.
Mas depende do quê? As variáveis
Audiência/Público
Ao programar um anúncio no Facebook, é preciso escolher qual será o público alvo da campanha a partir de: idade, gênero, localidade, hobbies, etc. Quanto mais específico, mais caro será seu anúncio.
A competitividade do setor
Toda campanha no Facebook Ads é sempre um leilão. Por isso, a competitividade do segmento influencia muito no valor da campanha. Áreas como dentista e estética são caras. Enquanto campanhas de restaurante para vender comida são mais baratas.
O tipo de anúncio
Campanhas de engajamento e alcance, custam centavos por lead. Já uma campanha de tráfego, que escolhe os clientes com maior potencial para sair do facebook e ir para o site, custará um pouco mais caro. A campanha de cadastro, em que o Facebook entrega tudo pronto na mão da empresa, custa no mínimo R$5,00.
(Vale lembrar que a competitividade entra aqui também. Numa área menos competitiva, o lead pode chegar a R$3,00 e numa mais competitiva, a R$100,00 por cadastro.)
O criativo/arte
É metade do custo de uma campanha e tem o poder de deixá-la mais barata. Uma arte clara e atraente, com uma promoção bem definida, atiça o público a interagir, o que barateia o custo. Em casos que a marca queira fazer uma promoção, é necessário que essa seja clara para que o cliente possa entender.
Primeiro passo: qual o orçamento?
Antes de tudo, é necessário definir quanto a empresa irá gastar e, principalmente, de que forma esse dinheiro será utilizado. Ao se criar uma campanha, é possível ajustar um lance (o quanto será gasto) na seção de “preços e lances”. Caso contrário, o próprio Facebook calculará automaticamente um lance com base no seu orçamento e no tempo de exibição do anúncio. No Facebook Ads há duas maneiras de se utilizar um orçamento: vitalício ou diário.
Orçamento Vitalício
No orçamento vitalício, a empresa estabelece um orçamento para a campanha inteira, que terá que ter no mínimo 7 dias. E deixa a cargo do algoritmo do Facebook a escolha do melhor dia e horário de divulgação dos anúncios. Mesmo assim, sua vantagem é que a empresa ainda pode pôr condições para a escolha do dia e horário do anúncio.
Orçamento Diário
Esse é o mais indicado para empresas com orçamentos menores ou que estão começando a se aventurar no mundo dos anúncios no Facebook. Nele, define-se um valor máximo a ser gasto por dia. Por isso, é a maneira mais eficiente de controlar os gastos.
Dica mais resultado: O ideal é começar investindo apenas 10% da sua verba destinada aos Ads e, se a campanha der certo, subir essa quantia. Dessa forma, a própria marca tem o controle do investimento.
Agora escolha como gastar
Custo por clique (CPC)
Quanto cada clique em um anúncio vai custar e a marca é cobrada apenas quando (e se) o cliente clica no anúncio? Faz mais sentido esse tipo de métrica em AdWords, onde o clique significa uma conversão valiosa. Com essa metodologia é possível saber exatamente quantas pessoas clicaram no seu anúncio.
Custo por mil impressões (CPM)
É o valor que será pago a cada 1000 pessoas que receberem o anúncio. A escolha desse método só faz sentido quando está inserida em um lugar com um tráfego relevante. É comum ser utilizado em grandes sites de notícias e blogs de referência.
CPM otimizado (oCPM)
Modelo de leilão automático no qual o Facebook exibe a campanha para o usuário que tenha uma maior probabilidade de clicar no anúncio e converter.
A média de preços
A WebFX faz, anualmente, um estudo de quanto que está “valendo” cada anúncio. Isso porque a média dos anúncios dependerá de quanto e como as pessoas estão gastando. A agência identificou que o custo médio de cada clique (CPC) é atualmente de US $0.97. Já o custo por mil impressões (CPM) é de, em média, US $7.19.
No entanto, com as variáveis mencionadas acima, esse valor irá mudar. Como dito no início, a resposta é, depende, que significa que nenhuma campanha terá o mesmo valor da outra. Além disso, uma boa estratégia pode conseguir resultados melhores, por um custo mais baixo.
Não se esqueça da estratégia
Não adianta apenas injetar dinheiro em campanha atrás de campanha sem uma intenção ou plano por trás. Não existe uma fórmula mágica para criar campanhas de sucesso. É necessário testes e erros para compreender qual a melhor estratégia para cada marca. Além de atenção para aprender com cada campanha.
Por isso, tenha paciência e comece com uma parcela pequena no orçamento e aumente aos poucos. E tenha a estratégia desenhada em um papel antes de começar.
O retorno
Assim como o custo, o retorno também depende do tipo de anúncio que está sendo feito. De uma forma geral, o retorno que uma campanha de facebook traz é imediato. Por exemplo, em campanhas de mensagem, no dia que o lead é recebido, já pode ser fechado um negócio. Já em campanhas de engajamento, o trabalho é mais longo e demorado.
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