Como criar um pipeline de vendas e quais os principais benefícios

Você já ouviu falar no pipeline de vendas? Essa estratégia, também muito conhecida como funil de vendas, é muito importante para qualquer companhia e tem como principal objetivo ter um maior conhecimento sobre o cliente e sua jornada, desde informativamente da marca até o momento em que ele realiza a compra.

Assim como a famosa jornada do cliente, o pipeline de vendas também é importante para que a companhia possa entender qual o estágio em que o cliente se encontra, para ser possível identificar qual a melhor estratégia para levar o cliente, de uma vez por todas, a parte final do funil que nada mais é do que a compra.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do funil de vendas ou pipeline de vendas e leia a importância dessa ferramenta para suas estratégias de marketing, assim como o conhecimento aprofundado do cliente, e entenda o valor que esta ferramenta pode agregar a suas estratégias para que sua companhia alcance o sucesso.

Entenda o pipeline de vendas

Para entender de uma vez por todas a definição dessa ferramenta de vendas, é preciso saber que o pipeline de vendas ou funil de vendas é, na verdade, uma espécie de mapa que tem como o objetivo organizar visualmente os negócios em andamento na área comercial de uma empresa.

Nesse mapa é necessário separar todas as etapas de negociação para ser possível visualizar todas toda a jornada dos clientes, desde o conhecimento do cliente de sua marca, até a negociação de fechamento e relacionamento pós-venda, tudo isso monitorando cada etapa. É preciso ter controle sobre todas essas etapas.

Em suma, de acordo com esse controle, é preciso estabelecer a melhor estratégia usando sistemas como CRM gratuito, para garantir que o cliente consiga passar para a próxima fase e assim sua companhia acompanhe toda a sua trajetória, tendo mais chances de emplacar uma venda, para assim aumentar a lucratividade.

Quais os benefícios do pipeline de vendas

Assim como qualquer outra estratégia, o funil de vendas oferece diversos benefícios quando essa ferramenta é utilizada da maneira correta, usando como principal referencial o conhecimento a respeito de seu público-alvo, usando sistemas como o CRM, para identificar os reais interesses de seus clientes e assim fazer ele caminhar pelo funil.

Portanto, leia a seguir os principais benefícios do pipeline de vendas.

1. Insights sobre negócios

O primeiro benefício do pipeline de vendas consiste justamente no fato de que ele pode gerar informações importantes e insights a respeito de todo o processo comercial, além de mostrar quais são as oportunidades mais propensas ao fechamento da compra de fato, que seria o final do funil.

2. Medir o desempenho da equipe

Outro benefício desta ferramenta é que esta possibilita à sua companhia a mensuração dos resultados da equipe de vendas, em conjunto e dos colaboradores individualmente, uma das principais funções dos funis de venda.

3. Prever receita

Por último, mas definitivamente não menos importante, o funil de vendas também promove indicadores e valores das propostas enviadas, em negociação e em fase de fechamento, auxiliando na projeção de quanto a empresa pode faturar.

Como implementar essa estratégia no seu negócio

Para conseguir implementar essa estratégia, o primeiro passo é realizar o planejamento dela.

Ou seja, além de analisar dados de sua companhia e identificar seus pontos fortes e fracos, também é preciso estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para buscar esses resultados ao desenrolar da estratégia.

Além disso, é preciso buscar captar informações do usuário. Isso porque, quanto mais você souber se seu público-alvo, melhor será o desenvolvimento de seu pipeline de vendas, uma vez que é possível identificar quais são os fatores que realmente impactam seus clientes e assim conseguir conduzi-los pelo funil de vendas de maneira mais efetiva e assertiva.

A partir de toda essa organização, basta então começar a colocar em prática as estratégias de cada parte do funil de vendas para então conseguir ir coletando os benefícios de cada uma delas e assim conseguir crescer e desenvolver sua companhia, bem como aumentar a lucratividade e estabelecer uma base sólida de clientes.

Leia também:

Growth hacking: o que é e como usar em sua estratégia

SEO ou Google Ads? Qual a melhor estratégia para minha empresa?

Quais as vantagens do SEO?

Como aumentar minhas vendas pela internet?

 

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.