SEO ou Google Ads? Qual a melhor estratégia para minha empresa?

Há muito tempo as empresas buscam e procuram formas de promover seus produtos e serviços na internet. Hoje, duas estratégias dominam esse mercado: o SEO e os anúncios no Google Ads. Mas qual é a melhor estratégia para sua empresa?

Essas duas ferramentas possuem o mesmo objetivo, que é gerar resultados para empresas em através de tráfego e conversões.

Porém, apesar de buscarem o mesmo objetivo, são duas estratégias de marketing que funcionam de forma bastante diferente, o que pode gerar dúvidas como qual seria a mais eficiente para seu negócio.

E para tentar te ajudar a chegar a uma conclusão, separamos informações importantes que vão facilitar o entendimento das diferenças entre essas duas ferramentas.

Continue conosco e confira!

O que é SEO?

O SEO é uma estratégia de marketing de médio e longo prazo que visa melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google. Esse trabalho visa otimizar o conteúdo e a estrutura do site, além de construir links de qualidade para o site.

Apesar de ser uma estratégia mais demorada, aplicando as técnicas de SEO no seu site, você o deixa mais relevante para os mecanismos de busca, o que gera melhora no seu posicionamento em resultados orgânicos, ou seja, você não precisa pagar para alcançar as melhores posições.

Para que sua página apareça nas primeiras posições, é necessário utilizar técnicas de otimização, como utilização de links internos e palavras-chave. Quanto melhor ranqueado estiver seu site, mais será visto e gerará conversões e vendas para sua empresa.

O Google define a classificação baseado em uma infinidade de fatores. Entre eles:

  • Palavra-chave: escolher palavras relevantes para seu negócio, ajudará sua empresa a ter melhor classificação nas pesquisas.
  • Conteúdo de qualidade: o Google direciona usuários para páginas eu ofereçam conteúdos de qualidade sobre o assunto pesquisado, por isso, ter conteúdos informativos de qualidade, fará com que tenha melhora classificação e, consequentemente, mais visibilidade.
  • Site responsivo: o acesso por dispositivos móveis teve um aumento considerável e por isso ter um site compatível é crucial.
  • Experiência do usuário: o Google promove sites que ofereçam uma experiência positiva ao usuário.
  • Segurança: sites seguros com certificado SSL oferecem maior segurança e privacidade aos usuários. Por ser uma preocupação contínua, o Google leva em consideração e favorece sites mais seguros.
  • Velocidade da página: usuários procuram informações rápidas, por isso, seu site precisa carregar de forma rápida ou, provavelmente, sairão da página sem conhecer melhor sua empresa.

Estratégias de SEO permitem que a autoridade, experiência e confiança em sua página aumentem.

O que é anúncio do Google Ads?

Já os anúncios no Google Ads são uma estratégia de marketing de curto prazo que visa trazer visitantes para o site através da busca orgânica ou paga. O anúncio no Google Ads por ser pago por clique (PPC), possibilita que profissionais de marketing especializados alcancem leads de forma mais rápida.

Aparecem de algumas formas, entre elas:

  • Pesquisa: aparecem no topo da SERP, acima dos resultados orgânicos. Aparecem com a tag “anúncio” para que possam ser diferenciados dos demais resultados.

O que é Google Ads?

  • Google Shopping: são os anúncios exibidos no formato de carrossel na parte superior com as imagens dos produtos de marcas variadas. Já aparecem com preço pra que o usuário possa comparar os preços.

Google Shopping

  • Serviços locais: são destinados a empresas de serviços que desejam atrair mais clientes locais. São semelhantes aos do Shopping em formato carrossel, porém listam informações dos serviços da empresa.

O Google Ads é uma opção mais viável economicamente do que a grande maioria dos métodos tradicionais de publicidade como tv e rádio, pois sua empresa só paga quando o usuário clicar em seu anúncio. Não paga para aparecer.

Funcionam em forma de licitação, ou seja, você define os lances para cada palavra-chave que deseja utilizar quando clicam no seu anúncio. Quando o lance é definido para determinada palavra-chave, seu anúncio vai ser exibido para resultados de pesquisa da palavra. Mas seu posicionamento será influenciado pelo valor definido e índice de qualidade. A frequência que seu anúncio será exibido vai depender do seu orçamento.

Então, qual seria a melhor estratégia para minha empresa?

Para respondermos a essa pergunta, é fundamental analisar a situação do negócio e levar em consideração alguns critérios, tais como:

  • Quais são os objetivos da empresa?
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos?
  • Qual é o público-alvo da empresa?
  • Quais são os concorrentes da empresa?
  • Qual é o orçamento disponível para marketing?
  • Qual é o tempo disponível para implementar uma estratégia de marketing?

Uma vez que você analisou a situação da empresa, é hora de decidir qual estratégia é a melhor para alcançar os objetivos da empresa. Se os objetivos da empresa são ganhar visibilidade na internet e aumentar as vendas, o SEO é a melhor estratégia. Já se o objetivo é gerar leads, os anúncios no Google Ads são a melhor estratégia.

No entanto, nem sempre é fácil identificar a estratégia mais adequada. Por isso, é importante consultar uma agência especializada em SEO e Ads para obter orientação sobre qual estratégia é a melhor para sua empresa.

A Agência Mais Resultado é especializada em SEO e Ads e pode ajudar sua empresa a atingir os objetivos de marketing. Entre em contato com nossos especialistas clicando aqui e solicite mais informações.

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