A todo momento, somos impactados por marcas e elementos de identidade visual. Esse padrão está em todos os lugares. O logotipo nada mais é do que um símbolo gráfico que representa uma marca. A logo é, portanto, uma forma de afirmar a identidade visual de uma empresa.
A história do logotipo começou há muitos e muitos anos, nas pinturas rupestres. Os povos primitivos já tinham certa necessidade de deixar o território marcado por onde passavam, o que foi se tornando um hábito ao longo dos tempos. Os povos sempre sinalizavam seus territórios e produções com marcas.
Hoje em dia, é exatamente dessa forma que as empresas agem. Elas fazem com que o logotipo esteja por todos os lugares, fazendo com que as pessoas, assim que os observarem, já saibam de qual marca se trata. Essa é uma maneira de reforçar a identidade visual da marca no lugar em que ocupavam, por meio de símbolos gráficos.
Ou seja, um logotipo é um elemento gráfico que tem a capacidade de identificar uma pessoa, produto, instituição ou empresa. Toda marca precisa de uma logo para representar a empresa. Esse é um detalhe muito importante nas organizações.
A primeira marca registrada no sistema de patentes dos Estados Unidos foi a do Presunto Endiabrado de Underwood, que teve sua criação em 1870. Foi modificada ao longo das décadas e é usada até os dias atuais. O designer Walter Landor é um dos grandes nomes da história do logotipo. Sua empresa e equipe construíram uma incrível identidade visual de empresas que são mundialmente conhecidas, como a marca de jeans Levi’s e a FedEx.
Nos tempos atuais, a criação de logos é uma prática que pertence ao design.
História de logotipos famosos
Apple
A inspiração de sua famosa logo, que é uma maçã mordida, veio de Isaac Newton. Logo no início da empresa, esse logotipo tinha uma ilustração muito detalhada, que era o cientista sentado embaixo de uma árvore, com uma maçã pendurada acima de sua cabeça. Mas, em 1977, o logotipo passou a ser da maneira que vemos hoje. Uma das versões do motivo pelo qual a mordida foi acrescentada, é que ela simboliza a aquisição do conhecimento.
FedEx
A marca dessa famosa empresa de transporte e entrega, que é conhecida internacionalmente, foi pensada de maneira que o espaço negativo existente entre as letras “Ex”, no final do nome, formem um desenho de uma seta. Ou seja, essa seta que foi pensada para sobressair no nome da empresa representa a rapidez que essa empresa tem na entrega das encomendas.
MGM
A Metro Goldwyn Mayer é aquela famosa produtora de filmes de Hollywood, que tem o famoso leão como logo. Em 1917, realizou seu primeiro filme. Nessa época, era chamada apenas de Goldwyn. Já em 1928, com o começo do som no cinema, o leão foi refilmado e seu rugido também foi captado. Com o passar dos anos, muitos leões foram filmados para que pudessem representar a marca.
McDonald’s
O McDonald ‘s inaugurou sua linha de restaurantes em 1940, mas só em 1961 que o M amarelo começou a ser visto no logotipo do restaurante. No final do século XX, o McDonald’s abdicou do nome no logotipo e, desde então, a empresa de fast-food deixa que o famoso M amarelo fale por si só, representando sua marca.
Nike
Um logotipo que já não precisa mais de nome para ser identificado é o da Nike. Em 1971, surgiu o nome e o logotipo desta empresa, que, com toda a sua imagem minimalista e o slogan, transformaram a marca em um símbolo de um estilo de vida aventureiro e também corajoso.
Adidas
O logotipo da Adidas, possui um corte triangular em três partes. Supostamente, essas três peças representam os três filhos do dono da marca, Adolf Dassler. Isso faz com que o logotipo seja assimilado pelo nome da empresa. Onde quer que seja visto, vai ser logo associado à marca.
O logotipo possui o objetivo de fazer com que os consumidores se lembrem sempre de qual empresa se trata, a partir do momento que enxergarem determinado símbolo.
Por isso, é muito importante que todo produto e empresa tenha um logotipo de representação.
Esse é um ponto-chave em qualquer negócio. Sua empresa precisa de um logotipo? Conte com a agência Mais Resultado para criar a identidade visual do seu negócio. Entre em contato e saiba mais.
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.
Kauane Santos Pereira
Eu quero participar