E-commerce: uma alternativa na crise

Um momento de crise não precisa fazer você ou sua empresa parar de vender e perder resultado. É possível manter suas atividades em pleno vapor, gerando uma filial virtual de suas lojas físicas, através do E-commerce.

Para se ter um exemplo, segundo números da E-commerce Brasil, na Black Friday de 2019, foram movimentados mais de R$ 3,87 bilhões em compras nos e-commerces brasileiros.

Se você já possui um comércio virtual ou quer criar um, acompanhe a Mais Resultado, agência de marketing digital, nesse artigo.

 

E-commerce não é loja virtual

Em primeiro lugar, é preciso saber esta diferença básica. Sua loja virtual é apenas uma parte do E-commerce de seu empreendimento.

Quanto mais sua loja digital oferecer para o público digital as mesmas possibilidades que oferecem nas lojas físicas, mais seu comércio eletrônico tende a obter sucesso. Isso não inclui só a venda propriamente dita, mas outras funções, como as possibilidades de pagamento e segurança para fazê-lo, a negociação de preços, a disponibilidade dos produtos em estoque e sua funcionalidade, o marketing que se faz sobre sua marca e funcionários disponíveis para atendimento e para responder dúvidas.

Da mesma maneira, se você entender as ferramentas específicas oferecidas pelo meio digital, mais você conseguirá alavancar seu negócio virtual. A experiência de compra na Internet, associada ao conteúdo oferecido, pode ser a grande responsável pela conversão e ela vai desde o alcance dos clientes até o atendimento pós-venda.

A jornada de compra do seu público virtual exige interação e nutrição para deixá-lo satisfeito e fiel à sua marca.

 

Vantagens do e-commerce

No e-commerce, os produtos e alguns serviços costumam ser mais baratos por possuírem menor custos, pois não há aluguel de loja ou salário e comissões de uma série de vendedores e profissionais, como nas lojas físicas.

Todo ano, a KPMG International realiza um estudo sobre o comportamento dos consumidores ao redor do mundo. No Global Online Consumer Report 2017 (Relatório Global de Consumidores Online de 2017, em tradução livre), as principais vantagens do e-commerce, apontadas pelos público foram:

– melhores preços;

– melhor possibilidade de comparação de preços;

– conveniência, ou seja, a possibilidade de comprar a qualquer hora;

A mesma pesquisa revelou que os consumidores online são mais propensos a comprar produtos de todo tipo de categoria e a gastar mais dinheiro por transação.

Desvantagens do e-commerce

As principais desvantagens do e-commerce pairam sobre os quesitos segurança e tempo. Segurança para realizar compras, fornecendo dados pessoais e bancários, assim como o tempo de espera da entrega do produto, pois em uma loja física, o cliente já sai com ele na mão.

Para resolver a questão da segurança, é preciso entender se, no seu caso, é melhor optar por sistema de cobrança direto ou indireto.

No primeiro, é como se o caixa de sua empresa ficasse contido no seu site. Com este tipo de sistema, toda a responsabilidade dos dados é sua, pois o cliente preenche os dados pessoais e bancários na sua página.

No caso dos sistemas indiretos, o comprador é redirecionado para a página dos parceiros financeiros, como o PagSeguro, o PayPal e, até mesmo instituições bancárias, e preenche seus dados nas páginas destas instituições.

Para um negócio eletrônico que está começando, o melhor é optar por parceiros, pelo menos, no início das operações, até que obtenha uma reputação confiável.

No caso do tempo de espera para entrega do produto, você pode investir na jornada de compra, apostando na experiência do usuário. Agregue valor à experiência, fazendo seu público entender que fará uma compra mais completa, satisfatória e definitiva, tendo mais tempo para se informar ou se relacionar com o produto que ele precisa para resolver seus problemas.

 

Marketplaces

Se você não pode administrar os pormenores do seu comércio eletrônico, como distribuição, entregas, loja digital ou sistemas de cobrança, pode se associar aos Marketplaces.

Estas são plataformas que agregam nelas diversas lojas virtuais ou vendedores autônomos e se ocupam de efetuar as vendas por eles, como a exemplo da OLX e do Mercado Livre.

 

Plataformas de E-commerce

No caso de querer gerir, você mesmo, seu negócio virtual, você pode escolher entre algumas plataformas disponíveis no mercado para alocar sua loja digital que irão ajudar você a administrá-la.

Elas são diversas e variam de acordo com o preço, possibilidade de customizar o layout, formas de pagamento oferecidas (sistemas de cobrança disponíveis para o usuário) e integração ou não com marketplaces.

Algumas, como a Loja Integrada, a Brasil na Web e a Fast Commerce oferecem pacotes gratuitos. Já as exclusivamente pagas, variam de pacotes que vão de R$29,90 até o preço sob consulta, por oferecerem serviços personalizados, como a Rakuten, a JetNeo, a Bis2Bis Commerce, a BetaLabs, a Mooving e a DotStore.

 

 

E-commerce e Marketing Digital

É claro que a ideia de lançar um negócio eletrônico não funciona se ele não for divulgado adequadamente. No entanto, para um negócio digital, você não deve pensar de maneira offline. Não basta divulgar seu e-commerce na televisão, em rádios ou em outras mídias, como as mídias externas.

A Internet é o espaço onde você pode gastar muito menos e alcançar seu público de forma muito mais assertiva e com muito mais conteúdo do que em qualquer outro meio. Com ela, expandiu-se o conceito de “boca a boca” para compartilhamento, um “boca a boca” em escala muito mais larga.

Mas, tudo depende da experiência do público em sua jornada de compra. E, para planejar isto, o melhor aliado é o Marketing Digital.

Através dele, traçar estratégias de segmentação, alcance, relacionamento, mídias, redes sociais e de conteúdo se torna bem mais eficaz e produz resultados melhores e mais rentáveis.

O Marketing Digital, inclusive, pode integrar estratégias offline com estratégias online, aumentando sua visibilidade e credibilidade perante seu público.

A agência Mais Resultado aumenta a performance digital e a geração de receita dos seus clientes há mais de cinco anos.  A versatilidade de nossos profissionais e de nossos serviços nos torna a mais completa agência de marketing do mercado: a Mais Resultado é também uma agência de vídeo, o que amplia e enriquece as possibilidades de geração de conteúdo. Planeje seu projeto digital com a gente. Acesse nosso site e conquiste mais resultados!

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