QUAL A DIFERENÇA ENTRE BUSCA ORGÂNICA E PAGA?

Muitas são as estratégias de Marketing Digital, mas ainda temos empresas, e até mesmo, profissionais da área, tentando descobrir qual seria a opção ideal de investimento. Definir entre investir em busca orgânica ou busca paga pode ser complicado se você não tiver o entendimento das vantagens de cada uma das opções.

E para te ajudar, hoje preparamos um post completo sobre o assunto. Você verá o que cada opção pode trazer de vantagens para seu negócio. Acompanhe!

BUSCA ORGÂNICA – O QUE É?

Busca Orgânica são os resultados controlados pelo Google e é impossível pagar por posições de destaque nessa forma de busca. São resultados que aparecem de forma “natural”. São os sites que aparecem logo abaixo dos links patrocinados.

Para definir essas posições, o Google analisa diversos fatores (mais de 500), para ter certeza de que quando o usuário clicar em um link, ele terá uma boa experiência e encontrará resposta para o que procura. Devido a enorme quantidade de fatores que são avaliados, para conseguir ter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa é fundamental uma boa estratégia de SEO.

Devido esse trabalho mais árduo, conseguir estar entre as primeiras posições orgânicas pode acontecer em médio e longo prazo.

Veja alguns fatores analisados: qualificação do conteúdo para a palavra-chave pesquisada, relevância do conteúdo, autoridade do site, navegabilidade, o site se adaptar para diferentes layouts e outros.

Embora não se conheça todos os fatores que o Google avalia, uma grande parcela das empresas atuantes, já utilizam essas estratégias para melhorar sua visibilidade e faturamento.

Na imagem acima, vemos exemplo de uma busca orgânica. Os sites das primeiras posições de forma natural.

VANTAGENS DA BUSCA ORGÂNICA

  • Aumento de tráfego no seu site. Segundo pesquisas, de 60% a 70% dos usuários clica nos resultados orgânicos, pois tende a confiar mais na empresa que conquistou essa posição de maneira natural e gratuita.
  • Ter um bom posicionamento nas pesquisas faz seu site receber uma quantidade de acessos muito maior que os que estão em posições inferiores.
  • Na busca orgânica não se paga por cliques realizados no seu link.

DESVANTAGENS DA BUSCA ORGÂNICA

  • Resultados a médio e longo prazo
  • Palavras-chave concorridas, demandam mais trabalho e tempo para atingir o resultado.
  • É uma disputa constante entre concorrentes que também fazem o serviço de SEO.

Dicas para obter sucesso com busca orgânica

Apesar de ser um serviço que demanda mais tempo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a você ter sucesso mais rápido com o SEO.

  • Produzir conteúdo de qualidade levando em consideração estudo de palavras-chave.
  • Utilizar links de externos e internos de relevância.
  • Criação de landing pages para diversas palavras-chave.

BUSCA PAGA – O QUE É?

Links Patrocinados ou Busca Paga são anúncios criados no Google Ads, comprando palavras-chave que deseja aparecer. É realizado um leilão entre concorrentes da mesma palavra-chave para definir a posição de casa um no resultado de busca. No leilão é necessário determinar quanto deseja pagar por clique do seu link (CPC). Além do CPC, o Google também analisa a qualidade da campanha e o potencial que sua página. Quem receber as melhores notas, alcança as melhores posições, mesmo que tenha um CPC menor.

Podem ser criados anúncios para exibição em mecanismos de busca, blogs, rede de display e portais de notícias.

Na imagem acima, vemos exemplo de uma busca paga. Os anúncios nas primeiras posições.

VANTAGENS DA BUSCA ORGÂNICA

  • Aumento de tráfego no seu site. Segundo pesquisas, de 60% a 70% dos usuários clica nos resultados orgânicos, pois tende a confiar mais na empresa que conquistou essa posição de maneira natural e gratuita.
  • Ter um bom posicionamento nas pesquisas faz seu site receber uma quantidade de acessos muito maior que os que estão em posições inferiores.
  • Na busca orgânica não se paga por cliques realizados no seu link.

DESVANTAGENS DA BUSCA ORGÂNICA

  • Resultados a médio e longo prazo
  • Palavras-chave concorridas, demandam mais trabalho e tempo para atingir o resultado.
  • É uma disputa constante entre concorrentes que também fazem o serviço de SEO.

Dicas para obter sucesso com busca orgânica

Apesar de ser um serviço que demanda mais tempo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a você ter sucesso mais rápido com o SEO.

  • Produzir conteúdo de qualidade levando em consideração estudo de palavras-chave.
  • Utilizar links de externos e internos de relevância.
  • Criação de landing pages para diversas palavras-chave.

BUSCA PAGA – O QUE É?

Links Patrocinados ou Busca Paga são anúncios criados no Google Ads, comprando palavras-chave que deseja aparecer. É realizado um leilão entre concorrentes da mesma palavra-chave para definir a posição de casa um no resultado de busca. No leilão é necessário determinar quanto deseja pagar por clique do seu link (CPC). Além do CPC, o Google também analisa a qualidade da campanha e o potencial que sua página. Quem receber as melhores notas, alcança as melhores posições, mesmo que tenha um CPC menor.

Podem ser criados anúncios para exibição em mecanismos de busca, blogs, rede de display e portais de notícias.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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