Antes de encontrar um aplicativo que prometa fazer sua logomarca em minutos e sem qualquer custo, por favor, leia este artigo. Ele é curto e pode fazer toda diferença para você.
A gente entende que nem sempre o budget ajuda. Que é grande a ansiedade em ver sua logo o quanto antes em todos os lugares. De qualquer forma, vale a pena repensar o custo-benefício disso.
Especialmente no caso de um patrimônio como a logomarca da sua empresa. Afinal, ela tem vida longa e é o ponto de partida do projeto de identidade visual, podendo (ou não) depor a favor do seu negócio.
Continue aqui com a gente e veja:
- Quais as vantagens de investir numa logomarca profissional
- 5 passos fundamentais na hora de fazer (ou avaliar) a sua logomarca
- Onde fazer sua logomarca com preço acessível e a qualidade que ela merece
Quais as vantagens de investir numa logomarca profissional
Reforçando aqui: logomarca é uma representação visual da sua empresa, produto ou serviço. Isso quer dizer que ela vai estar sempre lá, presente em quase todos os pontos de interação com seu público, mostrando suas cores, fontes e símbolos.
E, se essas cores, fontes e símbolos forem escolhidos de forma aleatória, você perde a oportunidade de provocar a identificação do público e influenciar a decisão das pessoas.
Traduzindo para um português que o seu bolso entende: se a logo for feita por um profissional especializado em design, comportamento do consumidor e marketing, ela vira uma aliada estratégica para que você atinja seus objetivos de branding e comerciais.
Afinal:
- Ela vai ser trabalhada com elementos que terão apelo suficiente para despertar emoções e memórias do seu público;
- E, como garante o neuromarketing, a grande maioria das decisões das pessoas são emocionais.
Dito isso, vamos lá.
5 passos fundamentais na hora de fazer (ou avaliar) a sua logomarca
*A importância de um bom briefing
O passo número um para que dê tudo certo é que o profissional responsável pela criação esteja cercado de informações sobre o contexto do seu produto, serviço ou empresa.
Por que ele existe? Do que se trata? Quem são seus concorrentes? Quais são suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades? Em que mercado está inserido?
Quem são as personas envolvidas? Quais são os seus objetivos de marketing e vendas com ele? Que atributos e valores devem estar associados?
Quanto mais dados, melhor.
*Imersão no perfil das personas
Cada vez mais, o marketing precisa trabalhar de maneira alinhada com o comportamento das pessoas.
Quem é a persona? Quais são suas dores e desejos? Quais são seus impulsos de compra e motivações? Como o seu produto, serviço ou empresa poderão ajudar este público?
Para promover identificação e, consequentemente, levar à ação, é necessário se aprofundar nesses itens.
*Definição clara do posicionamento do seu produto, serviço ou empresa
Se o profissional ou agência responsável pela criação da sua logomarca é o mesmo que faz sua estratégia de marketing, essa definição, assim como os dois tópicos anteriores, já deve existir.
Se não, é hora de investir tempo para ter essa clareza.
O que torna seu produto, serviço ou empresa únicos? Como você quer que ele seja percebido pelo público?
Este é o ponto-chave para os resultados. Sem condensar em um raciocínio – verbal ou visual – o que você quer transmitir, não existe chance de o público ser atingido pela sua principal mensagem.
*Pesquisa de referências e simbologias do universo do seu produto, serviço ou empresa
Aqui começa a importância dos conhecimentos, da sensibilidade e do olhar do designer que vai assinar a sua logo.
A formação artística dele é um requisito básico para a riqueza de referências visuais que servirão de inspiração para o trabalho.
*Criação apoiada por elementos de design e comportamento das pessoas
Mais uma vez, aqui, a especialização faz a diferença.
Para o público leigo (e nem vamos falar naqueles aplicativos que criam logos instantâneas), é difícil definir sutilezas na escolha das fontes, o uso acertado das cores ou a harmonia na composição da sua marca.
Para dar alguns exemplos ainda primários: fontes com serifa transmitem a noção de seriedade, fontes mais limpas estimulam a tomada de ação por parte do público.
A simplicidade nos traços e formas também é importante por dois motivos: para que uma logo consiga ser vista em formatos menores e porque, para o cérebro humano, menos é mais. Nossa tendência é escanear de forma muito rápida uma imagem. Se as associações sugeridas forem sutis, mas sem grandes rebuscamentos, ponto positivo para a logo.
Para dar uma ideia de forma bem superficial, as cores abaixo remetem aos conceitos expostos.
- Azul – confiança e segurança
- Vermelho – (não por acaso, a cor da nossa agência) emoção e paixão
- Laranja – sentimento agradável e amigável
- Verde – saúde, tranquilidade e serenidade
- Roxo – inovação e inteligência, também espiritualidade e intuição
- Rosa escuro – alegria e jovialidade
- Rosa claro – romance e delicadeza
- Preto – luxo, prosperidade
- Branco – transparência
Onde fazer sua logomarca com preço acessível e a qualidade que ela merece
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