Um dos maiores desafios das empresas atuais que querem aumentar o alcance de seus produtos é se tornar visível para seus possíveis clientes. Isso porque, diante de um mercado com tanta concorrência, dos mais variados portes, muitos consumidores sequer sabem da existência do seu negócio.
Com isso, implicitamente, pode-se notar, que esta é a segunda etapa deste desafio. A primeira, antes mesmo da fase que executará as medidas que te farão visível perante o público, é conhecê-lo. Como levar mensagens sem saber para quem levá-la?
É para estes e outros objetivos que se usam estratégias de Inbound Marketing.
Em inglês, a palavra “bound” significa rumar em direção à algum lugar. Complementado pelo prefixo “in”, o termo que se forma, “inbound”, passa a significar algo como rumar para dentro. Daí, infere-se que Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam alcance de mercado, através de ferramentas que atrairão possíveis públicos até à sua empresa.
Para isto, parte-se do princípio de que, primeiro, deve-se reconhecer esse possível público, os prospects. Após reconhecê-los e saber onde eles estão, precisa-se fazer sua marca chegar até eles. Assim, o próximo passo, antes de oferecer seus produtos, é apresentar o negócio para este prospect, para que ele ganhe confiança em você e dê credibilidade à sua marca.
Esta etapa de apresentação se faz, geralmente, nutrindo os possíveis futuros clientes de informações ilibadas sobre o segmento de mercado que sua empresa atua. Oferecendo conhecimento a seus prospects, você faz com que eles vejam sua empresa como expert nos problemas que eles querem solucionar. Portanto, a palavra-chave aqui é relacionamento. Esta é a etapa da paquera, do flerte, de modo que o consumidor se sinta seduzido por seus serviços, através da construção da relação com ele.
Estabelecida a relação, sua marca deve mantê-la, nutrindo o público de informações pertinentes a seus desejos. Só assim, o ambiente estará formado para o primeiro beijo, ou seja, para o momento da conversão.
Como foi dito antes, diversas ferramentas são usadas com o objetivo de realizar um planejamento estratégico, voltado para o inbound. Dentre elas, destacam-se: técnicas de SEO, de e-mail marketing, de criação de conteúdo, de gerenciamento de campanhas e redes sociais, de automação dos processos, a contratação de mídias pagas, criação de landing pages e a otimização constante, através da integração destas práticas.
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