As ferramentas de Inbound Marketing

No post do blog anterior, falamos sobre como o inbound marketing é importante para as empresas que querem se relacionar com públicos desconhecidos para que, através de estratégias de marketing digital, esses desconhecidos se transformem em leads. Planejamento, identificação, captação, relacionamento, credibilidade e otimização são ideias-chave durante este processo. E, para colocá-las em andamento, é preciso lançar mão de um conjunto de ferramentas que, integradas, automatizam seu processo, garantindo a conversão ao final da jornada do consumidor.
Vejamos, abaixo, algumas das principais ferramentas utilizadas pela equipe responsável pelo Inbound Marketing.
– SEO. O Search Engine Optimization ou, em tradução livre, Mecanismos de Otimização de Buscas, são plataformas que garantem que o site da sua empresa sejam os primeiros nos rankings dos buscadores como Google, Bing e Yahoo. O objetivo aqui é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, levar o público para o seu site de maneira espontânea, sem que você precise pagar para divulgar sua página;
– Web-design e apresentação. De que maneira o rosto e o perfil de sua empresa são mostrados ao público? Sua página é a cara do seu negócio, perante ele. Por isso, é preciso que seu site esteja de acordo com a identidade de sua marca, coerente tanto em relação ao que se fala, quanto ao como se fala. Isto significa que seu conteúdo deve estar estrategicamente estruturado para orientar a navegação do público pelo seu site. Daí a importância de uma página feita com planejamento, pensada por profissionais qualificados;
– Redes Sociais. Facebook, Instagram e twitter são exemplos de plataformas que proporcionam uma experiência de interação entre as pessoas. As redes Sociais também, ao longo dos anos, foram se tornando grandes aliadas das empresas, que vêm buscando estreitar cada vez mais seu relacionamento com o público. De modo que elas são, hoje, uma potente forma de relacionamento entre as marcas e o grande público. O correto gerenciamento delas pode ser fundamental para melhorar a experiência das pessoas com seu negócio;
– E-mail Marketing. Como uma estratégia de nutrição de prospects ou de clientes sobre os assuntos que rondam o segmento do seu mercado, os e-mails podem ser uma boa forma de comunicação com o público. Eles podem dar credibilidade para sua companhia, por meio dos conteúdos que você oferece, mostrando-se como aquele capaz de solucionar os problemas dos consumidores;
– Criação e gerenciamento de conteúdo. O conteúdo está em todos os canais onde existe comunicação com o público. Desde um panfleto físico até uma simples mensagem de whatsapp. Mas, se uma boa e eficiente comunicação fosse fácil de alcançar, conflitos não seriam tão freqüentes. Por isso, é essencial uma excelente equipe de redação e de gerenciamento de conteúdo, para que, integradas, façam sua mensagem chegar ao público de forma objetiva, eficiente, clara, crível e, principalmente, direcionada e adequada ao meio onde se fala.
Estas são algumas das ferramentas essenciais, sem as quais uma boa campanha de inbound marketing não se realiza de maneira eficaz, rendendo os resultados desejados. Claro que, se usadas separadamente, elas não surtirão efeito algum, pois precisam estar otimizadas dentro de um processo planejado, que as integre, através de automação, isto é, do uso de tecnologias que auxiliem a realização destas ações, com o uso destas ferramentas.
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