O que é webinar?

Webinars são conferências, reuniões ou seminários realizados pela Internet por meio de uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo, onde apenas o transmissor fala.

Uma das vantagens óbvias e que tem feito esse formato de palestra crescer cada vez mais ao redor do mundo é o fato de os auditórios serem substituídos pelas nossas casas, de onde assistimos a esses eventos.

Portanto, além de praticidade, o formato webinar confere conforto e segurança para os participantes. Sem falar em economia com transporte, combustível, estacionamento, lanches, coffee breaks e aluguéis de salas.

 

Realizando seu webinar

Para fazer um webinar, você precisa de um planejamento, sobretudo, em relação ao tipo de conteúdo que será oferecido, ao público alvo e às formas de divulgação do seu curso online.

Essa estratégia influenciará na escolha da plataforma em que o evento irá ocorrer. Para isso, é preciso que você saiba a sua necessidade, de modo que você opte pela plataforma que mais possa atender ao que você precisa.

Dentre as disponíveis, estão: Google Hangouts, Facebook, YouTube, WebinarJam, Twitch, WeBex, GoToWebinar e GoToMeeting.

O Facebook tem a vantagem de ser uma rede social conhecida, o que dá credibilidade e aumenta a facilidade de acesso. No entanto, dentre as suas limitações, estão o fato de ele não ter ferramentas criadas especificamente para o objetivo de um webinar, como compartilhamento de telas ou deixar a conferência em segundo plano para navegar em outras páginas.

O Hangouts, gratuito como o Facebook, também não foi pensado para este fim, mas apresenta boas ferramentas. Como o objetivo do Hangouts é o de promover reuniões, a desvantagem é que você pode ser interrompido por qualquer participante a qualquer momento, se ele não estiver silenciado, assim como no Zoom e no Skype, da Microsoft.

O Twitch é uma das versões mais utilizadas no mundo, sendo voltado para games. Uma das suas principais vantagens e o fato de os webinars poderem ser monetizados, assim como a plataforma de transmissão ao vivo do Youtube que também possui uma área voltada para gameplays. Como desvantagem, tanto o Twitch como o Youtube, precisam de aplicativos externos para controlar ações um pouco mais complexas, como mudança de câmera e alternância de tela.

A Mais Resultado é a sua agência de marketing digital. Se você precisa de orientação para o seu webinar ou para impulsionar a performance online de sua marca, fale conosco. Acesse nosso site ou nos procure nas redes sociais.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.