Qual a importância do Google Meu Negócio para o seu negócio?

Uma das importâncias do Google Meu Negócio é a seguinte: sabe quando você busca uma empresa no Google e, à direita da tela, aparecem informações completas sobre a instituição, como horário de funcionamento, fotos, endereço, avaliações, comentários, descrições e localização por Google Maps?

Esse destaque para a página da empresa não seria dado, caso ela não tivesse um cadastro no Google Meu Negócio.

Quer saber mais sobre essa ferramenta essencial para micro e pequenos empreendedores? Vem com a Mais Resultado, agência de comunicação especializada em marketing digital, com sede no Rio de Janeiro.

 

 O Google Meu Negócio 

Esta ferramenta do Google é uma excelente maneira de gerenciar sua empresa de forma online, planejada, simples e minimamente completa. Isso ajuda a impulsionar sua performance digital e aumenta as possibilidades de alcance do seu negócio.

Qualquer um pode cadastrar uma empresa. Basta acessar o site do Google Meu Negócio e clicar no botão “Gerenciar agora”. Caso você já possua cadastro, o painel de gerenciamento para o seu negócio aparece após o preenchimento dos dados cadastrais.

Mas, caso sua empresa ainda não esteja cadastrada na ferramenta, é só você seguir os passos orientados pelo próprio Google e seu cadastro será feito gratuitamente.

 

Primeiros passos

Primeiro, defina o nome de sua empresa. Neste passo, você pode usar alguma palavra-chave que esteja associada ao seu ramo de atuação, para que sua marca seja relacionada às buscas que podem levar até ela. Por exemplo, se seu negócio é da área odontológica e se chama “SSS”, você pode atribuir o nome “SSS Implantes dentários”, caso esse serviço seja um dos mais procurados em sua clínica. Isso ajuda a ranquear sua empresa, fazendo-a aparecer nas primeiras posições em buscas com essas palavras-chave.

Nos próximos passos, você escolhe a categoria na qual seu negócio melhor se aplica e pode definir se seu endereço e localização irão aparecer para o público no Maps ou não, caso você possua um local físico de atendimento.

 

Usando o painel de gerência

Depois de preencher o cadastro básico, você chega ao painel de gerenciamento do Google Meu Negócio. Este é o momento de você completar as informações da sua empresa e começar a tratar do relacionamento com o público.

Insira fotos e vídeos à vontade para apresentar sua empresa na rede. Esses mesmos vídeos e fotos aparecerão no destaque da parte direita da tela toda vez que seu negócio for a resposta para a busca de um usuário.

No entanto, um dos pontos altos da ferramenta Meu Negócio é a possibilidade de você criar um site ali mesmo, após finalizar a inserção das informações e das mídias. E você só precisa clicar em um botão para isso!

Ao pressionar o botão “site”, a ferramenta Google Meu Negócio cria uma página para a sua empresa em poucos minutos (caso você já não o tenha), pronta para ser publicada. E a publicação você também faz ali mesmo, apenas clicando em outro botão autoexplicativo: o “publicar”.

Pronto! Em um piscar de olhos, você tem uma plataforma online de gerenciamento para o seu negócio e um endereço virtual para ele, já circulando pela internet.

Vale dizer que o site, apesar de padronizado, pode ser customizado minimamente (alterar cores e fontes, por exemplo).

 

Integração com o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é ótima forma de gerenciar o relacionamento com o público. E para chegar até ele, é preciso algumas ações. Para isto, esta ferramenta oferece a possibilidade da criação de campanhas, bem como sua veiculação.

E, daí, vem outro ponto alto da ferramenta: a possibilidade de integração com outros aplicativos Google.

No caso das campanhas, é possível integrar o Meu Negócio ao GoogleAds. Para aqueles que não possuem uma conta no Ads, um incentivo a mais: um cupom de 150 reais em anúncios.

Da mesma forma, caso sua empresa tenha um domínio, é possível vinculá-lo a sua conta do Meu Negócio, através do G Suite. Assim, seu e-mail não será mais “@gmail.com”, mas “@seudomínio.com”. Com isso, você será capaz de usar o Gmail como servidor, com uma aparência mais corporativa (podendo ser usado por sua equipe), por exemplo, e terá todos os recursos do Google Meet disponíveis para fazer conferências.

O domínio também pode ser vinculado ao endereço do site criado pelo Meu Negócio, dando à sua marca ainda mais credibilidade.

 

Aplicativo para Android e IOS

Além disso, o Google Meu Negócio possui um aplicativo para smartphones com Android ou IOS, que permite acompanhar os eventos do público no seu site em tempo real. Uma ótima maneira de responder às mensagens enviadas pelos seus clientes instantaneamente e reforçar o relacionamento com eles.

A ferramenta, também, oferece a guia “Insight” que permite ao empreendedor acompanhar as métricas sobre o público, como cliques em botões e ligações feitas para sua empresa. Outra possibilidade é sincronizar as publicações de Instagram, Facebook e Blogs para impulsioná-las na rede.

Bastante coisa em uma ferramenta essencialmente gratuita!

A agência Mais Resultado recomenda o Google Meu Negócio. E se você precisa de uma consultoria de marketing digital para aumentar a performance da sua empresa na internet, acesse nosso site e faça contato conosco.

3 comments

  1. […] disso, a plataforma possui, atualmente, o Google Meu Negócio, uma área em que é possível destacar sua empresa, utilizando algumas dicas que te impulsionam […]

  2. […] que pode beneficiar, inclusive, empresas que não agem na localidade. E é sobre como usar o Google Meu Negócio para aumentar a exposição da sua empresa, que estamos falando nesse post. Continue lendo e […]

  3. […] a importância dele para o crescimento do seu SEO. Dicas de como alcançar as primeiras posições naqueles […]

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