Perfil da Empresa no Google: veja o que muda no antigo Google Meu Negócio ainda este ano

Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre o Google Meu Negócio.

Sobre a importância dele para o crescimento do seu SEO. Dicas de como alcançar as primeiras posições naqueles resultados de busca local. Possíveis problemas na sua ficha do Google Meu Negócio.

Ele continua em foco na Mais Resultado, mas o assunto de hoje são as mudanças nessa ferramenta gratuita e fundamental para quem investe em Marketing Digital.

A primeira delas já aconteceu e foi no próprio nome: desde novembro do ano passado, ele passou a ser chamado de Perfil da Empresa do Google.

Continue aqui com a gente e veja:

  • Qual a importância do Google Meu Negócio mesmo?
  • Um pouco da história do Google Meu Negócio
  • Quais as mudanças previstas ainda para este ano no Perfil da Empresa do Google
  • Como potencializar seus ganhos com a nova versão da ferramenta

Qual a importância do Google Meu Negócio mesmo?

Qual a importância de ter o seu negócio exposto numa ferramenta presente nos momentos finais da jornada de compra do seu consumidor, nquele instante decisivo, quando ele está praticamente adquirindo um produto ou serviço como o que você tem para oferecer?

Óbvio. É fundamental estar no Google Meu Negócio, atualizando, no Perfil da Empresa do Google.

Além de tudo, é gratuito (continua sendo com as mudanças).

A ferramenta é vantajosa e disponível para todas as empresas que têm contato direto com o consumidor durante uma faixa de horário específica. Detalhe: você pode estar lá mesmo que não tenha uma loja física e atenda da sua casa. A não ser que suas vendas sejam 100% virtuais.

É praticamente o empurrãozinho final para o negócio fechar. Ou, como dizem, um verdadeiro cartão de visitas digital.

Afinal, ele mostra ao público interessado sua ficha completa: localização, imagens, links para site, perguntas e respostas, telefone etc. Na hora certa.

Um pouco da história do Google Meu Negócio

A ferramenta, hoje chamada de Perfil da Empresa no Google, está sempre passando por melhorias para facilitar a vida do empresário e do internauta.

Na verdade, como Google Meu Negócio, já era uma evolução e junção de outras anteriores, como: Google Places, Fichas do Google e páginas Google+ Empresas.

Quais as mudanças previstas ainda para este ano no Perfil da Empresa no Google

  • A forma de editar as informações passa a ser por meio do Google Search ou Maps

Com o app do Google Meu Negócio descontinuado, vai ser mais prático fazer a manutenção do seu perfil diretamente no Maps ou na Pesquisa Google.

  • Será maior a interação com os clientes

Serão disponibilizadas novas maneiras de você aproveitar o perfil da sua empresa. Por exemplo: vai dar para enviar mensagens aos clientes diretamente das pesquisas. Isso aumenta as chances de comunicação, de aproximação do público e, consequentemente, de vendas.

Outra atualização que a gente está torcendo para que também venha aqui para o Brasil (por enquanto, só Estados Unidos e Canadá contam com ela) é a seguinte: os comerciantes de lá já podem usar o histórico de chamadas para saber quem chegou até eles pela ferramenta.

  • Será possível sinalizar se um produto está em estoque

Você poderá sinalizar se um produto anunciado está em estoque quando aparecer na aba “Shopping” e apresentar seu inventário no perfil da empresa por meio do Pointy (outra ferramenta do Google gratuita para perfis de negócios).

  • A nova versão permitirá ainda que você faça campanhas locais para promover o seu negócio no YouTube e no Maps

Isso será especialmente útil para produtos sazonais. E mais um ganho: a mudança também viabiliza a realização de promoções, usando os mesmos recursos.

  • Terá função de criar localização para rede de franquias ou filiais

Essa novidade beneficiará bastante as empresas maiores, que contam com mais unidades.

Como potencializar seus ganhos com a nova versão da ferramenta

Como Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa no Google, a ferramenta só tem vantagens para você.

Mas para potencializar as chances de aparecer com destaque nas buscas dos seus possíveis clientes, é importante conhecer o que foi alterado e permanecer atento a práticas que fazem a diferença, como:

  • manter seu perfil sempre atualizado;
  • postar com frequência;
  • estar sempre recebendo avaliações etc.

Mas você não precisa fazer tudo isso ou acompanhar cada nova função sozinho.

Para tirar proveito máximo desse e de outros benefícios oferecidos gratuitamente pelo Google, conte com a expertise dos nossos profissionais. A gente aqui respira isso. E tem muita história de clientes felizes para contar.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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