Vale a pena contratar uma agência de marketing digital para o meu negócio?

Sim, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio. O quanto antes!

E nossa resposta independe do seu tamanho, da sua área de atuação, do seu público ou dos seus objetivos comerciais e de imagem.

Uma boa agência de marketing digital é capaz de promover a sua marca no ambiente on-line, que é onde os brasileiros com mais de 18 anos passam mais de 13 horas por dia (segundo pesquisa recente da empresa NordVPN).

E quando falamos em promover sua marca, queremos dizer:

  • aumentar o número de vendas;
  • estreitar o relacionamento com suas personas;
  • reforçar o seu branding.

Para deixar mais claro porque é tão fundamental entregar os seus serviços de marketing digital nas mãos de profissionais especializados, continue aqui com a gente e veja:

  • O que significa agência de marketing digital?
  • Quais os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital?
  • Quais as vantagens de contratar os serviços de uma agência de marketing digital?

O que significa agência de marketing digital?

Se você fica confuso só de ouvir termos como marketing de conteúdo, social media, performance, SEO, inbound marketing, tráfego pago e orgânico etc., você não é o único.

Até quem é da área passa por isso.

Nos últimos anos, o mercado vem apresentando cada vez mais estratégias e ferramentas para otimizar os negócios por meio da internet.

E essa é uma das razões porque você precisa terceirizar esses serviços.

Quanto mais profissionais especializados e quanto mais integrados eles trabalham, maiores as chances de a sua atuação on-line gerar mais resultados.

Por sinal, esse é o papel de uma agência de marketing digital.

Ela é uma empresa que reúne talentos – com conhecimento, experiência e tempo – para oferecer combinações de táticas diferentes que vão promover seus produtos e serviços no meio digital, por meio de estratégias consistentes de divulgação e de relacionamento.

Quais os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital?

Existem agências de marketing digital de diferentes tamanhos. Algumas têm áreas de atuação específicas, como conteúdo ou tráfego, por exemplo.

De maneira geral, o ideal é poder contar com uma que seja full service pelos motivos comentados acima: a visão estratégica e o trabalho integrado, capazes de detectar oportunidades e potencializar seus retornos.

Veja agora o que você encontra nesse tipo de empresa.

1- Inteligência estratégica

Antes de qualquer passo, a agência tem que estar pronta para fazer um diagnóstico do seu negócio – o que envolve estudo do mercado, dos seus produtos ou serviços, do seu perfil, dos concorrentes, das suas personas e da jornada de compras dessas pessoas.

Ou seja, qual a trajetória que elas costumam fazer no meio digital até encontrar empresas como a sua ou profissionais como você, e o que elas valorizam nessa escolha.

Além desse contexto, a agência precisa entender quais os seus objetivos com o projeto digital.

Só assim será possível desenhar um planejamento que inclui estratégias, orçamentos, cronogramas e indicadores que serão usados para avaliações e possíveis correções de rotas.

2- Gestão dos canais e das ações estratégicas

Depois de criar a estratégia, é hora da execução. E, quando se opta por uma agência digital completa, ela é capaz de fazer a gestão dos canais e das estratégias de forma complementar e inteligente.

Essas ações incluem: disparo de email marketing, otimização de páginas com SEO, inbound marketing, gerenciamento de redes sociais e muitas outras.

Claro, com pleno domínio de todas as ferramentas necessárias.

3- Tráfego pago

É fato: com a otimização das páginas com SEO o seu conteúdo chega organicamente (sem custo) até um público interessado no seu negócio.

Mas, para que você tenha presença ainda mais forte e consistente nos ambientes onde os seus possíveis clientes estão, é recomendável o investimento em anúncios pagos on-line, como:

  • links patrocinados – que são aqueles em forma de texto simples, muito comuns nas primeiras posições da página de respostas dos mecanismos de busca, como o Google;
  • social ads – são os veiculados nas redes sociais.

Essa é mais uma função das agências de marketing digital: o chamado tráfego pago. O serviço inclui:

  • definição dos objetivos de mídia paga;
  • segmentação dos públicos dos anúncios;
  • gerenciamento da verba investida;
  • monitoramento de resultados para identificar oportunidades de melhorar a performance dos anúncios.

 4- Conteúdo

No seu indispensável livro “Marketing de Conteúdo: a Moeda do Século XXI”, Rafael Rez lembra que “há duas moedas muito caras do mundo de hoje: o tempo e a atenção. (…) Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão seu valor e não comprarão o que você tem para vender. (…) A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo.”

A gente concorda.

Um dos trabalhos mais importantes do marketing digital é uma produção de conteúdo bem feita – útil, relevante, atraente, capaz de oferecer soluções e entretenimento para as suas personas –, enquanto cria conexão da sua marca com elas.

A produção de conteúdo é fundamental para tudo, desde a otimização dos sites, a criação dos blogs e as postagens nas redes sociais até a criação de materiais ricos, capazes de nutrir seus leads, como ebooks, infográficos, webinars etc.

Obviamente, as boas agências de marketing digital têm profissionais especializados e prontos para fazer a diferença nesse serviço.

5- Design

E como os conteúdos normalmente dependem de layouts, esta é mais uma especialidade das agências de marketing digital. Para isso, elas têm na equipe designers e webdesigners.

6- Programação

Os profissionais de programação são responsáveis pelo desenvolvimento de páginas da internet, como sites, blogs e landing pages, além de apps, softwares etc.

Mesmo que eles não façam parte da equipe, é fundamental que a agência tenha parceiros e esteja à frente desse trabalho.

7- Mensuração de resultados      

Esta é uma das principais vantagens do marketing digital: a possibilidade de medir resultados com frequência. Até para avaliar o quanto a estratégia adotada está impactando positivamente seus resultados. E poder corrigir eventuais problemas.

É importante que os clientes recebam relatórios claros e que possam acompanhar se os objetivos estão sendo alcançados.

Quais as vantagens de contratar os serviços de uma agência de marketing digital?

Se a sua empresa é grande, é possível que você tenha uma equipe interna completa que faça grande parte dos serviços de marketing digital.

Se é pequena ou média, provavelmente conta com um ou mais profissionais responsáveis por este trabalho.

De uma forma ou de outra, vale a pena colocar na balança e avaliar os prós e contras dos dois modelos.

Para ajudá-lo, reunimos abaixo algumas vantagens de contratar uma agência.

  • Profissionais especializados e atualizados nas diferentes áreas

Lembrando que agências de marketing digital completas têm profissionais especializados em SEO, conteúdo, diferentes redes sociais, email marketing, inbound marketing ( que pode escalar seu negócio), tráfego pago, design, programação etc.

E, como são voltados exclusivamente para isso, o normal é que se mantenham em constante atualização.

  • Economia (de tempo e dinheiro) com as ferramentas de trabalho

Não dá para tirar o melhor do marketing digital sem contratar e aprender a usar uma série de ferramentas e softwares específicos para cada estratégia.

Quando você investe nisso para vários projetos, como acontece com uma agência, o custo desse suporte é diluído.

  • Tempo

Junto com toda a especialização de uma agência, o tempo que você ganha é outra das maiores vantagens de terceirizar esse serviço.

Delegando o planejamento e a execução do seu marketing digital, você e sua equipe ficam mais livres para focar no que importa: o seu negócio.

Resumindo

O custo-benefício de contratar uma agência especializada em marketing digital é grande.

A gente acredita nisso. E, como estamos falando de marketing digital – altamente mensurável –, os números dos nossos clientes confirmam.

Para entender o que estamos querendo dizer, veja esse case que fizemos para Apaixonados por Quatro Patas. E, para saber mais, venha tomar um café conosco.

 

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