Quais são os elementos fundamentais para a produção de um vídeo?

Atualmente existe uma grande demanda por produção de vídeos para a web. Para se destacar, você deve apresentar conteúdo de alta qualidade para o público.

O brasileiro é um consumidor fortíssimo de vídeos da internet. E, em decorrência da pandemia, esse costume cresceu ainda mais. De acordo com pesquisas, em 2020 99% dos internautas consumiram conteúdos audiovisuais. Além de alguns que apenas observam, outros veem isso como uma oportunidade e começam a também produzir vídeos para a internet.

A concorrência, por outro lado, é acirrada. Milhares de vídeos são enviados todos os dias para sites de mídia social como o YouTube e outros. Levando isso em conta, é necessário ter algo a mais para se destacar na web. Afinal, é preciso ter qualidade para que seu material seja notado e compartilhado.

Existem alguns elementos fundamentais para a produção de vídeos na internet. Levando em consideração a expressão “audiovisual”, podemos considerar que a base de tudo é áudio e vídeo. E, sim, eles também estão na lista. No entanto, existem vários fatores muito significativos que algumas pessoas ignoram, como a iluminação, o cenário e o enquadramento. Veja mais informações sobre cada ponto neste artigo.

1.Equipamento de filmagem

Uma câmera é o componente mais importante de um vídeo. E isso não é novidade. Esta será a ferramenta encarregada de capturar as imagens em seu conteúdo. Por isso, vale a pena procurar uma que atenda às suas necessidades. Existem vários tipos de câmeras, incluindo compactas, semiprofissionais e profissionais. Porém, não adianta ter um bom equipamento se não souber utilizá-lo.

É necessário configurar manualmente a câmera de acordo com a iluminação disponível. Também é possível adquirir lentes para deixar o trabalho ainda mais profissional. Por outro lado, tanto as lentes quanto as câmeras são conhecidas por terem um preço alto. Se você ainda não tem recursos para adquirir este equipamento, a solução pode estar bem na sua frente agora mesmo. É o seu telefone.

No mundo de hoje, as câmeras dos celulares estão produzindo imagens com uma qualidade cada vez maior. Em alguns casos, o próprio celular tem funções que conseguem controlar manualmente a câmera. Se o seu não tiver essa função integrada, poderá comprar aplicativos para ajudá-lo a concluir a tarefa. E não podemos deixar de fora o tripé, que oferece uma imagem estabilizada e uma gravação, até mesmo, sem terceiros.

2.Equipamentos de áudio

Outro elemento muito importante da nossa lista, é o áudio. Muitas pessoas o ignoram porque estão mais preocupadas em ter uma boa imagem. E isso é um grande erro. Se o som não for bom, o vídeo não poderá ser compreendido. Os dois precisam caminhar juntos para que se tenha a qualidade esperada.

O áudio que é capturado pelos equipamentos de filmagem – seja uma câmera ou um smartphone – é insuficiente para entregar um som limpo e claro ao público. Por isso, torna-se necessário o uso de um microfone externo. Existem 2 tipos: condensadores e dinâmicos.

  • Dinâmico: captura apenas o áudio do microfone à sua frente. Jornalistas o utilizam em reportagens de rua, por exemplo, porque isolam ruídos externos e focam apenas na voz.
  • Condensador: esse microfone tem uma captação mais “sensível” e normalmente precisa de um ambiente tratado, pois além de captar mais detalhes da voz, também capta ruídos da gravação, caso não esteja em um estúdio ou local silencioso.

Por isso, sua decisão deve ser baseada em seu ambiente de gravação. Se a compra de um microfone externo estiver fora do seu orçamento, você poderá usar o microfone que acompanha o celular. A qualidade do som não é das melhores, mas é muito superior à dos equipamentos de filmagem.

3.Equipamento de iluminação

Na produção de vídeo, a iluminação é fundamental. A qualidade da definição de uma filmagem é, também, determinada pela iluminação utilizada durante a produção. E esta é a parte mais fácil. Ou seja, para filmar, tudo o que você precisa é de luz natural. E o produto final é fantástico. É até possível usar uma cortina branca para difundir a luz e torná-la mais sutil.

Mas, e se você só tiver horas de gravação à noite? Neste caso, terá que investir em luzes artificiais para obter uma produção alta qualidade. Para isso, os leds são os mais recomendados, pois consomem menos energia e esquentem menos. É recomendado ter um produto com um CRI (índice de renderização de cores) maior que 95, para que a imagem não tenha alterações de cores.

Existem muitas outras ferramentas, como rebatedores, softboxes difusores, e outros, que tornam a luz mais natural e suave. Se os recursos forem limitados, podem ser adquiridas lâmpadas halógenas com alto CRI e uma luminária chinesa com o objetivo de difundir a luz. Também vale a pena notar que, assim como nas filmagens, você também precisará de tripé para esses equipamentos de luz.

4.Enquadramento e cenário

Agora que você aprendeu o básico, é hora de escolher um bom local para seus vídeos. Procure algo que não seja exagerado; afinal, o foco deve estar em você. Além disso, é interessante ter um espaço entre quem está sendo gravado e a parede atrás dele, para criar uma sensação de tridimensionalidade.

Se estiver trabalhando em um espaço pequeno, uma dica é você gravar na diagonal, usando a quina da parede como fundo. Isso deixará, aos olhos de quem assiste, o ambiente maior. Caso não tenha um ambiente adequado, pode ser interessante investir em um fundo de chroma key e montar uma cena na hora de editar o vídeo.

O enquadramento vai depender do espaço disponível para você. Normalmente, o enquadramento mais usado é o plano médio, que filma uma pessoa da cintura para cima — deixando um pouco de espaço extra acima da cabeça. O equipamento de filmagem possui uma grade que ajuda no processo de enquadramento. O indicado é que o olho de uma pessoa fique alinhado com a linha de cima horizontal desta grade.

Concluindo com a edição

Agora que temos materiais de qualidade em nossas mãos, é hora de focar na edição do vídeo. Será melhor trabalhar no conteúdo se você seguir os passos anteriores. Fica mais fácil para o editor trabalhar com uma imagem de boa qualidade — que também é influenciada pela iluminação, um cenário adequado, um bom áudio e a captura de imagem com o enquadramento ideal.

Se você deseja editar seu próprio vídeo, existem muitos softwares simples de usar e que produzem excelentes resultados. Se você não tiver acesso a um computador, poderá usar um dos muitos aplicativos disponíveis para smartphones.

Com a variedade de conteúdo informativo na internet hoje em dia, você só não produz um vídeo de qualidade, se não quiser. Afinal, como vimos neste artigo, para conseguir um bom produto audiovisual não precisamos de muito dinheiro.

 

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.