Quando se trata de marketing digital, muitas empresas ainda consideram o direcionamento de recursos para essa finalidade como um custo. No entanto, quando existe uma estratégia sólida com objetivos claros, esse tipo de recurso deve ser visto como um investimento.
O papel do marketing é fortalecer a imagem de uma marca ou produto para atrair mais clientes para uma empresa. Para atingir esses objetivos amplos, porém, é preciso consultar especialistas que definam estratégias, ou metas de curto e médio prazo, que possam fortalecer a empresa como um todo.
Esse comportamento é aplicável a pequenas e grandes empresas. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o marketing digital não deve ser visto apenas como uma ferramenta para “os grandes”. Todo negócio, grande ou pequeno, precisa encontrar maneiras de fortalecer sua marca e atrair novos clientes.
Por que devo investir em marketing?
Mais do que ter a informação de quanto se deve investir é entender os benefícios que o marketing digital pode trazer para sua empresa. No mundo digital, praticamente tudo pode ser medido, facilitando muito a análise futura e a tomada de decisões.
Além disso, o marketing digital, que pode ser feito por meio de anúncios nas redes sociais e compra de cliques com palavras-chave, é mais econômico do que os anúncios tradicionais de rádio e televisão. Fica mais fácil ter uma presença digital e ser lembrado pelos clientes ao adquirir um produto.
Quanto investir em marketing digital?
Apesar de ser uma das preocupações mais comuns entre os empresários, não há uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque, antes de determinar um valor, vários fatores devem ser considerados, como o porte da empresa, os objetivos listados no plano e o caixa disponível.
No entanto, podemos trabalhar com uma média tendo em mente as ações de outras empresas brasileiras. Em geral, estudos mostram que alocar entre 7% e 12% do faturamento de uma empresa em marketing é o cenário mais comum. No entanto, este valor pode, e em alguns casos deve, ser superior.
No entanto, lembre-se de que estamos falando de “marketing” como um todo, que inclui atividades online e offline. Adaptando esta realidade ao marketing digital, tudo vai depender do peso que os canais online têm na captação de clientes para o seu negócio.
Por isso, apesar de não ser uma regra, podemos usar as seguintes porcentagens como referência ao discutir o marketing digital:
- De 6% a 12% do faturamento para empresas que já consolidadas;
- De 12% a 20% do faturamento para empresas iniciantes ou pouco conhecidas;
- De 8% a 10% do faturamento para empresas com atuação B2B;
- De 9% a 11% do faturamento para empresas com atuação B2C
Investimento depende da análise de especialistas
Com os percentuais como referência para os investimentos, a decisão de quanto investir deve ser debatida pelo empresário e sua gestão. Alguns negócios podem ter melhores condições financeiras do que outros se suas contas estiverem equilibradas, mas o objetivo é ficar próximo das faixas sugeridas.
A grande questão é onde colocar esse dinheiro. Para resolver essa questão, o indicado é contar com o conhecimento e experiência de agências especializadas, como a Mais Resultado. Com base no orçamento disponível e nas metas que precisam ser cumpridas, a equipe traça uma estratégia, levando em consideração os veículos, mídias e plataformas que podem ajudar a maximizar os resultados.
Nesta história, não existe “certo” ou “errado”. Mais investimentos nem sempre implicam em melhores resultados, assim como poucos investimentos nem sempre implicam em perda de tempo. É possível obter bons resultados independentemente do seu orçamento, desde que esteja dentro dos limites e do escopo definidos pela estratégia em questão.
Entenda seus resultados e ajuste sua estratégia.
Um dos grandes benefícios dos investimentos em marketing digital é a facilidade com que os resultados podem ser medidos. Se sua estratégia é aumentar as vendas diretamente, ficar de olho em quanto dinheiro sua empresa ganhou ao longo de uma campanha lhe dará uma boa indicação se as coisas estão funcionando ou não.
No entanto, é importante lembrar que o objetivo primordial de uma ação nem sempre é “faturar mais”. Em diversas situações, uma organização pode querer priorizar o aumento do número de usuários cadastrados, ou pode simplesmente querer posicionar sua marca no mercado.
Há uma estratégia diferente para cada objetivo principal e, embora suas campanhas possam fornecer benefícios em mais de uma área, é fundamental manter o foco nos objetivos principais. Mesmo que o objetivo principal seja aumentar a audiência, uma campanha pode ser um sucesso mesmo que não aumente as vendas.
Tem dúvidas sobre quais caminhos sua empresa deve seguir na hora de colocar suas estratégias de marketing digital em ação? Consulte a equipe da Mais Resultado e conheça as inúmeras oportunidades que uma campanha elaborada por especialistas pode proporcionar.
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