Como começar a investir em marketing digital?

Saber quando começar a investir em marketing digital é um passo fundamental para aumentar as vendas da sua empresa. Atualmente, diversos negócios, independentemente do setor, veem a presença digital como um dos meios mais importantes para divulgar seus produtos e serviços, construir um público engajado e manter um relacionamento próximo com seus clientes.

O marketing digital de uma marca não pode ser negligenciado, e agora, mais do que nunca, é fundamental para a sobrevivência das empresas. Com a pandemia, a presença na internet passou a ser obrigatória pois muitas empresas que não tinham presença online foram à falência.

No entanto, a pergunta permanece: como você começa a investir em marketing digital? Neste artigo, mostraremos como dar os primeiros passos para construir uma presença online de sucesso.

Por que investir em Marketing Digital?

Em resumo, para que sua empresa tenha uma imagem consolidada, ela necessita ser encontrada. Para isso, sua empresa precisa ter uma forte presença digital. E é nesse momento que o marketing digital aparece.

Seja na divulgação do seu portfólio de serviços ou produtos, sua empresa vai precisar de estratégias de divulgação eficazes. Mas para isso vai ser necessário um investimento.

Investir em Marketing Digital é utilizar estratégias que ajudem seu negócio a crescer e alcançar metas almejadas. Com isso, sua empresa consegue se destacar no mercado, criar campanhas publicitárias e, automaticamente, faturar muito mais.

Diariamente, empresários buscam melhorar seu desempenho e para isso, procuram se atualizar para não ficarem para trás. Essa é uma busca natural para manter empresas abertas e em crescimento. Algumas pessoas ainda pensam que o marketing digital é uma coisa do futuro, mas podemos garantir que, a cada dia que passa, pessoas estão mais conectadas e consumindo bem menos o marketing tradicional.

Quando começar a investir no marketing digital?

Como começar a investir em marketing digital?Além de entender o motivo que devemos investir em marketing digital, existe o quando investir. Muitos empreendedores acreditam que não precisam de marketing para sua startup ou pequena empresa, pois não veem como necessário nos primeiros anos. O que poderia ser um risco significativo. Segundo o IBGE, 20% das empresas brasileiras fecham as portas no primeiro ano e 50% após quatro anos de operação. Muitos fatores podem ter contribuído, e um deles é a falta de planejamento de marketing. Abaixo estão alguns pontos a serem considerados para você começar a pensar em marketing:

No momento do lançamento da empresa no mercado

Para tirar o seu negócio do papel, você vai precisar de um planejamento estratégico. Entre as etapas anteriores ao lançamento, podemos destacar a pesquisa de mercado, bem como as personas e stakeholders envolvidos para ajudá-los a comunicar e antecipar situações que podem ser resolvidas rapidamente. Conseguir seus primeiros clientes não é fácil porque sua marca não é muito conhecida. Com isso, o marketing digital ajuda você a lançar sua marca no mercado, promovendo-a nas mídias sociais, mecanismos de pesquisa, YouTube e blogs relevantes para seu público-alvo.

Quando necessita melhorar seu relacionamento com os clientes

Muitas vezes, é o relacionamento com o cliente que torna um negócio bem-sucedido. Dizem que o melhor marketing é o que seu cliente faz para outro cliente (conhecido como “embaixadores da marca”), e o marketing digital tem um grande papel nisso. A estratégia de Inbound usada prevê formas de incentivar os clientes a contribuir digitalmente para a marca, deixando recomendações, engajando-se com a marca nas redes sociais e compartilhando sua experiência com amigos.

Quando deseja aumentar as vendas

Por fim e talvez o mais importante, aumentar suas vendas! O marketing digital usa uma variedade de ferramentas para atrair clientes e criar um poderoso funil de vendas para direcionar leads qualificados para o seu negócio. E-mails marketing podem ser enviados a um prospect que, caso se interesse, entrará em um automação de marketing e receberá pontos até atingir a marca de uma oportunidade, aumentando suas vendas.

Como iniciar os investimentos em marketing digital

Como começar a investir em marketind digital1.Invista na otimização do site para SEO

Para iniciar suas estratégias de marketing digital, você precisará de um site. Isso porque é por meio dele que as pessoas vão conhecer sua empresa na internet.

É fundamental ter um site responsivo (para dispositivos móveis) otimizado para SEO. Assim, seu site terá mais chances de ser recomendado pelo Google se alguém pesquisar um termo relacionado ao seu negócio. Ser encontrado na internet é que todas as empresas buscam, não é mesmo?

Para desenvolver uma boa estratégia de SEO, você deve criar conteúdo relevante usando as palavras-chave que seu público-alvo busca na internet em texto e imagens. Por isso, aconselhamos fortemente que o site tenha um blog constantemente atualizado com dicas e novidades do setor, o que aumentará a autoridade da sua marca.

Trata-se de uma estratégia que precisa ser pensada em médio e longo prazo, pois dependendo do nível de concorrência em um determinado nicho na internet, pode levar algum tempo para gerar receita orgânica. Por isso, recomenda-se que essa estratégia seja combinada com investimentos em mídia paga.

2.Invista em mídia paga

Para começar a investir em marketing digital, você pode pagar para ter seus anúncios publicados em sites, redes sociais e links patrocinados que aparecem como destaques na primeira página dos resultados de busca.

Você pode usar o Google Ads para distribuir conteúdo atrativo e ganhar participação de mercado em seu nicho. A plataforma permite que os usuários personalizem seus anúncios selecionando as principais características do público-alvo. Além disso, tem uma variedade de dados para você analisar as campanhas que tiveram maior impacto no seu público-alvo.

Os anúncios pagos nas redes sociais também são importantes para o crescimento da sua marca na internet. Usando o Facebook Ads, você pode criar anúncios para o Instagram e Facebook, usando uma plataforma que permite criar anúncios personalizados para públicos específicos. Se o seu cliente desejado é corporativo, o LinkedIn Ads é uma ótima maneira de aumentar seu público nas mídias sociais.

3.Crie conteúdo relevante para as Redes Sociais

Ainda sobre redes sociais, criar conteúdo relevante para os canais de mídia social da sua empresa é uma ótima forma de começar a investir em marketing digital. Eles são cruciais para cultivar um público engajado para sua marca, além de uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento mais direto com seus clientes.

É possível criar conteúdo em forma de fotos, vídeos e textos usando-os para tornar seu produto ou serviço ainda mais atraente e alimentar a relação das pessoas com as ideias da marca.

4.Landing Pages/Hotsites ajudam a crescer as vendas

Landing pages são páginas da internet projetadas para atrair visitantes com o objetivo explícito de conversão. O objetivo é mostrar um produto ou serviço de forma estratégica e fornecer todas as informações necessárias para realizar uma compra ou realizar qualquer outra ação. Esse tipo de estratégia é excelente para auxiliar no crescimento das vendas do site.

Os hotsites funcionam com o mesmo princípio, mas neste caso, todo o site é criado de forma temporária, geralmente para uma campanha promocional ou lançamento de um produto exclusivo. Ele é feito com a intenção de conversão e, por isso, tem acesso a informações oportuna, rápidas e convincentes.

Contrate uma Agência de Marketing Digital

Ter profissionais altamente qualificados para executar suas ações, com expertise e experiência em suas ferramentas de trabalho, é fundamental para o seu sucesso em todas as áreas de negócios. A mesma coisa acontece no marketing digital. A construção da presença digital que visa processos não é uma tarefa simples, necessita de olhar e qualidade profissional.

Por isso, trabalhar com uma agência de marketing digital garante que sua empresa seja orientada por profissionais capacitados e que realmente entendem do assunto. Além disso, usar uma agência permite que uma empresa dedique mais tempo e atenção aos seus processos principais.

Se você precisa de uma agência que pode te ajudar a investir corretamente em marketing digital, conte com a Agência Mais Resultado!

POSTS RELACIONADOS

Quanto devo investir em marketing digital?

Como escolher uma agência de marketing digital?

Vantagens do marketing digital para sua empresa

Importância do marketing digital para pequenas empresas

Para que serve uma agência de marketing digital?

Por que investir em marketing digital?

 

 

2 comments

  1. […] COMO COMEÇAR A INVESTIR EM MARKETING DIGITAL […]

  2. […] da sua empresa. A fase de atração é fundamental para apresentar as melhores soluções de marketing digital com excelentes […]

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.