Ser parceiro de uma agência de marketing digital virou necessidade para qualquer marca que queira se promover no ambiente online.
Mais ainda quando essa agência é full service e reúne profissionais que trabalham de forma estratégica e integrada, somando suas diferentes habilidades.
Um desses profissionais, por exemplo, é o responsável pelo tráfego pago, também conhecido como gestor de tráfego pago.
E é sobre ele que vamos falar neste artigo, além de lembrar como a sua especialização faz diferença, principalmente para quem está com pressa de atrair novos clientes, otimizando a verba disponível para isso.
Se esse é o seu caso, continue aqui conosco e veja:
- Para começar, o que é tráfego?
- O que é tráfego pago?
- Qual é o melhor: tráfego pago ou orgânico?
- O que faz um especialista em tráfego pago?
- Quais as vantagens do tráfego pago?
- Qual é a importância de contar com profissionais especializados em tráfego pago?
Para começar, o que é tráfego?
Da mesma forma que no trânsito, o tráfego é o fluxo de automóveis e, na internet, é o fluxo de pessoas que estão circulando pelas páginas.
E, claro, quanto mais gente visitando os seus ambientes virtuais (sites, e-commerces, entre outros), mais visibilidade para a sua marca e mais chances de venda.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é quando os visitantes que chegaram nesses ambientes digitais foram atraídos para lá por meio de anúncios publicitários.
Esses anúncios podem ser feitos em:
- Mecanismos de busca, como o Google;
- Redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros;
- Sites, como Taboola, Outbrain, entre outros.
Qual é o melhor: tráfego pago ou orgânico?
Existem outros meios de gerar mais tráfego no seu site, na sua loja ou em qualquer outro ambiente digital que você queira.
Um deles é por meio do tráfego orgânico: um modo de atrair os visitantes sem que você precise investir dinheiro em divulgação.
Mas um detalhe: para que ele funcione, você precisa de excelentes estratégias de conteúdo e técnicas de SEO.
E mais uma vez a gente lembra a importância de trabalhar com uma agência full service, com profissionais especializados em cada área do marketing digital.
Até porque não existe melhor. As duas formas – paga e orgânica – são importantes e têm seus momentos mais adequados para serem usadas.
Falando por alto: o tráfego pago traz retornos bem rápidos e instantâneos. Já o orgânico precisa de um trabalho mais consistente, mas em compensação, os resultados costumam ser mais duradouros.
O que faz um especialista em tráfego pago?
E o que o especialista em tráfego pago faz para atrair mais gente (certa, com perfil para virar seu cliente) para o seu ambiente digital?
De maneira geral, suas funções são essas:
- Primeiro ele faz uma grande imersão no universo das palavras-chave e no perfil dos públicos do seu negócio;
- A partir disso, ele desenvolve um planejamento completo, envolvendo, especialmente, os canais de mídia paga ideais para o seu caso específico;
- Em geral, ele também cria o anúncio a partir do estudo inicial (de palavras-chave e público);
- Seguindo o planejamento, ele define quais os canais de mídia mais adequados e distribui a verba entre eles, gerenciando com estratégia os valores destinados para isso;
- Analisa e monitora as performances das campanhas, contando com os relatórios gerados pelas plataformas onde os anúncios são veiculados;
- Com base nesse acompanhamento, sugere constantes melhorias para otimizar seus retornos financeiros.
Quais as vantagens do tráfego pago?
Por aí, já deve ter dado para perceber o quanto esse trabalho é importante para que o seu negócio:
- tenha mais visibilidade e de forma rápida e assertiva;
- possa atrair novos clientes, fãs e seguidores segmentados, ou seja, com perfil para virarem clientes;
- potencialize as chances de aumentar suas vendas, especialmente para usuários que estão no fundo do funil em suas jornadas de compra (ou seja, já perceberam que precisam do seu produto ou serviço e estão buscando a melhor solução).
Qual é a importância de contar com profissionais especializados em tráfego pago?
Não é tão simples otimizar os resultados do seu tráfego pago.
O especialista tem habilidades que fazem toda diferença nos resultados.
Por exemplo:
- capacidade de analisar dados para entender, entre outras coisas, as mais variadas métricas, quais os melhores canais para que você otimize seus resultados;
- afinidade com tecnologia;
- conhecimento pleno das ferramentas necessárias e de marketing na
Na prática:
- quando a escolha das palavras-chave é bem feita, o conteúdo que você vai entregar chega na hora certa para as pessoas certas;
- com intimidade das ferramentas, é possível segmentar os usuários que vão ser alcançados de forma precisa: por faixa etária, interesses e localização, por exemplo, conseguindo romper barreiras geográficas, atingir novos mercados, aumentar suas oportunidades de negócios e reduzir seus custos para a aquisição de novos clientes;
- com visão estratégica, ele costuma se antecipar e sugerir divulgações pontuais (ou aumento do investimento) em momentos em que vale a pena o reforço, como: lançamentos de produtos, promoções especiais, campanhas em datas comemorativas, entre outros.
Resumindo: ele agrega inteligência à sua estratégia de prospecção.
Se você ficou interessado no assunto e quiser saber mais sobre esse ou qualquer tema de marketing, entre em contato com a nossa equipe e venha conversar com os nossos especialistas.
Teremos imenso prazer em trocar uma ideia e colaborar com o seu crescimento.
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