Com o desenvolvimento da Internet, muitas plataformas online de interação e comunicação foram sendo criadas, para tornar as distâncias cada vez menores e relativizar o uso do tempo. Salas de bate-papo se tornaram redes sociais e os e-mails compartilham espaço de importância, na rotina, com os dispositivos de mensagens instantâneas, que vêm substituindo, até, conversas telefônicas. Diante da rapidez com que anda a sociedade atualmente, enviar informações ou estabelecer diálogos ficou mais conveniente via estas ferramentas instantâneas, dentre as quais destaca-se o WhatsApp.
Este aplicativo já conta com mais de 1.3 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, com tendência de crescimento. O Brasil é um dos países em que seu uso é mais popular, onde 90% das pessoas que têm smartphones utilizam o WhatsApp ativamente.
Como um movimento cultural, este hábito, agora, não é mais típico dos ambientes pessoais. As empresas estão aderindo a esta prática com cada vez mais freqüência, por entenderem a abrangência que o app pode ter. No entanto, é fundamental entender maneiras de utilizá-lo no ambiente corporativo, para que ele se transforme, realmente, em um potente meio de automação dos processos de comunicação interna e dos processos de venda para o público externo.
WhatsApp dentro das empresas
Uma forma de as companhias tirarem proveito desta tecnologia, para implementar mais eficácia nas operações produtivas, internamente, é utilizar algumas das funções oferecidas pelo aplicativo.
A criação de grupos pode ser eficiente para otimizar o tempo, pois a sala física de reunião se torna virtual, para atender demandas e transmitir informações menos complexas e que precisam chegar rapidamente para toda a equipe. Conhecimentos adquiridos e trocas de experiências também podem ser efetivas, através do whatsapp. No entanto, é preciso que normas sejam delimitadas para que o uso corporativo não se confunda com o uso pessoal, de modo que as mensagens trocadas sejam sempre pertinentes ao negócio.
Outra função que pode ser útil para as corporações é a lista de transmissões. Neste caso, recados urgentes são enviados diretamente para os colaboradores, garantindo a certeza do recebimento das mensagens.
WhatsApp conectando empresa e seus clientes
Por meio do Whatsapp, as companhias podem estabelecer campanhas, visando o feedback do consumidor dentro de uma linha privada, evitando que uma opinião negativa se torne pública. Da mesma forma, o aplicativo pode ser usado como um eficaz canal de atendimento, assegurando ao público a garantia de um serviço sempre pronto para solucionar demandas.
Além disso, depois que a relação estiver firmada, pode-se usar o aplicativo como um meio de venda direta, pois, uma vez que sua empresa se torna mais próxima do seu cliente, ela pode oferecer para ele promoções exclusivas, que o atenderão especificamente.
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