Como alcançar as primeiras posições nos resultados de busca local com o Google Meu Negócio?

Conforme pesquisas, em média 46% das pesquisas do Google buscam por negócios locais. Se seu negócio está bem posicionado, automaticamente, ganha mais visibilidade e aumenta consideravelmente a possibilidade de conquistar novos clientes.

Ter uma ficha atualizada e completa no Google Meu Negócio é fundamental para que seu negócio seja encontrado por possíveis consumidores.

Pesquisas sobre fatores de ranqueamento dos resultados locais apontam que:

  • Dados de identificação como Nome, Telefone e endereço impactam 26% nos resultados;
  • Cliques, ação de ligar, traçar rota (sinais comportamentais) impactam 11,5%;
  • Proximidade, título da empresa, categorias e outros (Sinais do GMN) impactam 8,85%;
  • Quantidade, velocidade e diversidade de revisão (Reviews online) impactam 6,47%

No artigo de hoje daremos dicas de como ter um perfil cadastrado campeão no Google Meu Negócio. Confira!

COMO O GOOGLE MEU NEGÓCIO AJUDA A SUA EMPRESA SER ENCONTRADA?

Vamos supor que um usuário faça uma busca pelo celular procurando por determinado segmento, o GMN fornecerá os melhores resultados nas proximidades. E ter o perfil da sua empresa no GMN é essencial para que seu negócio seja encontrado pelo usuário em pesquisas Google e Google Maps.

E para que sua empresa fique na frente de seus concorrente e atraia mais clientes, é importante que todos os dados estejam completos e atualizados, com alta reputação com avaliações positivas e respondidas.

Confira nossas dicas de como cadastrar seu negócio no GMN e como otimizar para aparecer melhor posicionado nas buscas!

BENEFÍCIOS DE TER SEU NEGÓCIO NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

  • Maior visibilidade

Tendo uma ficha no GMN você permite que clientes encontrem seu negócio de forma simples e rápida, atraindo assim clientes da sua localidade.

  • Informações importantes para seus consumidores

Seu perfil fornecerá dados importantes da sua empresa para um contato de possíveis clientes como localização e horário de funcionamento.

  • Uma vitrine digital importante

Sua ficha atualizada e completa servirá como vitrine e impactará nas decisões de compra dos consumidores. Seu público-alvo poderá ter acesso às suas avaliações, imagens e muito mais da sua empresa.

  • Ação preventiva

Com seu perfil completo e sempre atualizado, seus clientes encontrarão diversas informações sobre sua empresa e assim, evitará a necessidade de chamados desnecessários para sua central de atendimento tais como: saber horário de funcionamento, se funciona aos sábados, se possui estacionamento e muito mais.

COMO O GOOGLE RANQUEIA OS ESTABELECIMENTOS NAS BUSCAS LOCAIS?

No momento de classificar determinada empresa e definir sua posição nos resultados de busca local, o GMN leva 3 fatores principais em consideração: proximidade, relevância e proeminência.

PROXIMIDADE – Qual a proximidade necessária do usuário que está efetuando a busca para ser encontrado?

A proximidade vai depender das informações fornecidas no seu perfil. Sempre mantenha informações atualizadas de localização no Expedia, Tripadvisor, Facebook, no site e etc.

Mas não se esqueça que a relevância será o sinal predominante. Ou seja, se determinada empresa estiver localizada mais distante do local do consumidor, mas atender melhor os critérios de busca do cliente, em comparação com a empresa que está mais próximo, o GMN irá mostrar a empresa mais distante na frente do que está mais perto do consumidor.

RELEVÂNCIA – O quanto sua empresa corresponde à necessidade do consumidor que está fazendo a busca?

A relevância determinará a melhor combinação entre um negócio local e a pesquisa realizada por determinado usuário. A soma de informações detalhadas e completas, ajudará o Google a melhor entender seu negócio e posicioná-lo conforme a relevância de cada usuário.

Sempre se certifique de que sua empresa irá ser considerada relevante para o consumidor, mantendo todas as informações do perfil do GMN atualizadas.

PROEMINÊNCIA – Quanto o seu negócio é conhecido?

A proeminência diz respeito à popularidade de determinada empresa com base em informações da web como links, mídias sociais e artigos. A posição de seu negócio nos resultados de pesquisa também será incluída.

Este é um fator de maior liberdade de ações para que sua empresa lidere as competições nas buscas locais.

COMO USAR O GMN PARA TER MINHA EMPRESA EM DESTAQUE NOS RESULTADOS DO GOOGLE MAPS?

Os resultados locais são apresentados para pessoas que buscam por empresas perto de onde estão localizadas. O Google vai favorecer as empresas mais relevantes para cada pesquisa. Por isso, a importância de ter um perfil com informações completas e precisas, para que possa existir uma correspondência correta.

Veja abaixo algumas dicas!

1 – Informe corretamente dados da empresa como endereço, nome e telefone.

Empresas com dados corretos e atualizados possuem 2 vezes mais chances de ter a confiança dos consumidores.

Empresas com dados corretos e atualizados possuem 2 vezes mais chances de ter a confiança dos consumidores.

Se certifique de utilizar o mesmo nome de identificação de seus estabelecimentos. Nomes em discordância irão impactar de forma negativa no SEO.

Se atente ao número de telefone informado na ficha. É importante que esteja correto, além de preferir adicionar telefone das unidades e não de centrais de atendimento.

Quando adicionar o Pin para ser localizado no Google Maps, coloque o local correto para que o consumidor consiga chegar até sua empresa. Faça teste como se fosse um consumidor e verifique se conseguirá chegar até seu negócio facilmente.

2 – Coloque imagens do seu negócio

Seu perfil no Google Meu Negócio é a vitrine online de sua empresa, por isso, a importância de publicar imagens para atrair clientes em potencial.

Conforme informações do Google, empresas que postam imagens recebem em média, 42% mais solicitações de rota e 35% mais cliques no site, que as que não postam.

O ideal é que foque em fotos que vendam sua marca, divulgue produtos e até mesmo, clientes fazendo compras no estabelecimento. Além disso, colo que foto da fachada da empresa, pois facilita a identificação do seu negócio pelo consumidor.

Preste atenção nas fotos postadas por clientes que marcam seu estabelecimento. Caso a foto não esteja de acordo com o contexto de sua marca, pode denunciá0la ao Google e solicitar a remoção.

3 – Definir a categoria certa para sua empresa

Categorias são utilizadas para descrever seu negócio e fazer a conexão com clientes que procuram pelos seus serviços. Defina uma categoria geral como principal para descrever melhor sua empresa.

4 – Informe atributos na ficha do GMN

Os atributos irão permitir que clientes vejam o que é oferecido por sua empresa, tais como: wi-fi grátis, mesas externas e outros. Adicionando atributos realmente relevantes, sua empresa se destacará dos demais.

Lembre-se que os próprios consumidores podem editar essas informações, por isso é importante estar sempre atento para evitar que tenha alguma informação que não condiz com a realidade.

5 – Solicite que seus clientes avaliem sua empresa no Google

Ter avaliações de clientes reais irá dar mais credibilidade ao seu perfil, por isso, solicite aos seus clientes que façam avaliações no seu perfil. Mas lembre-se de ler e responder todas as avaliações. Essa ação irá mostrar ao novo cliente que sua empresa valoriza seus clientes atuais.

Além disso, reviews é um fator que impacta bastante na busca. Responder suas avaliações, é uma ótima oportunidade de otimizar o SEO local. Primeiro porque é muito valorizado pelo Google e segundo, porque você pode otimizar suas respostas com palavras-chave relacionadas ao seu negócio, auxiliando na indexação no Google.

6 – Site gratuito

Se sua empresa ainda não tem site, isso não será mais um problema. O Google Meu Negócio permite criar seu próprio site de forma descomplicada e prática, ampliando assim, ainda mais a visibilidade online de sua marca.

A ferramenta Google Website Builder permite que uma página seja criada em até 10 minutos. Isso ocorre, porque o sistema já coleta as informações da sua ficha do GMN. Assim, só será necessário realizar alguns ajustes.

O site poderá ser acessado pelo computador, celular ou tablet, pois é responsivo, ou seja, seu layout irá se adaptar à tela de cada usuário.

O site é gratuito, porém possui limitações. Não possui recurso de pagamento, o que não permite ter compra direta pelo site. Essa estratégia não é indicada para e-commerce e, mais usada por micro e pequenos negócios.

CONCLUSÃO

Ter um perfil da sua empresa no Google Meu Negócio é fundamental para que seja encontrada pelo seu público-alvo, mas é fundamental que todos os dados estejam completos e atualizados.

Lembre-se que o GMN é um perfil colaborativo, ou seja, seus clientes podem contribuir com algum tipo de informação sobre seu negócio tais como: incluir atributos, fotos, avaliações e outros.

Por isso, é muito importante que esteja atento a toda e qualquer alteração que seja indevida, pois se continuar, o Google entenderá como correta.

Outro ponto importante é sempre interagir com seu público. Isso é muito valorizado pelo Google, por isso incentive seus clientes a avaliarem sua empresa! E logo depois, responda cada avaliação!

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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