Contar com os serviços de uma agência de marketing digital é, em geral, muito mais acessível do que as empresas imaginam. Você sabia que a grande maioria das empresas, possui um orçamento que comporta uma campanha de marketing digital e que os orçamentos podem ser aumentados à medida que o negócio cresce? Muitas empresas cometem o erro de ver o marketing digital como um custo e não como uma oportunidade de receita/lucro. Isso pode comprometer o sucesso das empresas e retardar seu crescimento. De fato, estima-se que 50% dos usuários de telefones celulares visitam uma empresa em um único dia como resultado de pesquisas locais.
O custo da contratação de uma agência de marketing digital é determinado por vários fatores, incluindo:
- Experiência da agência;
- Escopo do projeto;
- Localização;
- Tamanho da agência e outros.
O valor cobrado vai de agência para agência. Umas possuem retenção mensal e outras cobram de acordo com o projeto. Esse custo pode variar de R$1.000 mensal a R$20.000 por mês ou muito mais.
No post de hoje, abordaremos fatores que influenciam no custo da contratação de uma agência de marketing digital. Confira!
O escopo do projeto é o fator que mais impacta no custo.
O escopo do projeto tem um dos efeitos mais significativos sobre o custo. Contratar uma agência de marketing digital para construir uma estratégia, implementá-la e gerenciar uma campanha no dia a dia é obviamente mais caro do que simplesmente adquirir serviços de consultoria.
Para empresas com orçamento mais limitado, geralmente é uma boa ideia começar contratando uma empresa de consultoria. Isso pode incluir solicitar uma análise de mercado competitiva (incluindo pesquisa de produtos ou serviços e a conclusão de uma análise do público em geral e da concorrência), bem como receber uma estratégia e um plano de marketing digital.
Para economizar, uma empresa pode implementar uma estratégia por conta própria, talvez sob a supervisão da agência através de consultorias mensais ou trimestrais. Isso pode significar economia para uma empresa e permitir que empresas em crescimento possam ter as vantagens do marketing digital, antes de terem orçamento maior para contratar uma agência para desenvolver e gerenciar todas as suas campanhas de marketing digital por conta própria.
O escopo do projeto também inclui os serviços de marketing digital escolhidos. O marketing digital inclui serviços como design e desenvolvimento de sites, marketing de mídia social, publicidade digital, marketing por e-mail, otimização de pesquisa, criação de vídeo e muito mais.
Quanto maior o número de serviços que uma empresa deve fornecer, maior o custo. Apesar do fato de que uma empresa deve seguir uma estratégia abrangente para maximizar o retorno sobre o investimento, uma empresa pode iniciar com um ou mais serviços e depois expandir à medida que cresce.
A experiência e o conhecimento fornecem insights sobre quais resultados uma empresa fornecerá.
Existe uma ligação direta entre conhecimento e experiência e os resultados que uma agência de marketing digital irá entregar.
Experiência e conhecimento
Existe uma ligação direta entre experiência e conhecimento com os resultados que uma agência de marketing digital irá entregar.
- A agência é nova em publicidade paga ou já gerenciou grandes campanhas?
- A agência possui resultados comprovados de serviços anteriores de marketing digital?
- Qual é o retorno médio do investimento de cada cliente?
A experiência e conhecimento da agência têm impacto direto no preço. Um preço mais alto pode valer a pena se a experiência e a capacidade da agência permitirem que ela apresente resultados superiores. Ao procurar uma agência, certifique-se de obter estudos de caso e histórias de sucesso.
Localização
Contratar uma agência de marketing digital em uma cidade de grande pode ser mais caro do que contratar uma em um estado menor ou em uma área suburbana. Com isso, são inúmeras as vantagens de contratar uma agência próxima à sua empresa (ou, no mínimo, próxima à área em que sua empresa está focada).
Os benefícios de contratar uma empresa próxima ao seu negócio incluem a possibilidade de realizar reuniões. Outra vantagem é que a agência de marketing digital estará disponível durante o seu horário comercial (o que facilita a comunicação).
E, talvez o mais importante, uma agência local estará mais familiarizada com o cenário competitivo local e o comportamento deste mercado.
Tamanho da Agência
Em geral, existe uma ligação entre o custo de contratação de uma agência de marketing digital e seu tamanho. Apesar do fato de que agências maiores podem cobrar uma taxa mais alta, as agências boutique normalmente cobram mais de uma ou duas agências ou freelancers. Isso geralmente está associado ao conhecimento e à experiência.
Uma empresa com conhecimento e experiência provavelmente entregará melhores resultados que podem economizar tempo e dinheiro. Muito pode ser dito sobre especialização, e é aqui que entra em jogo o tamanho da agência. Trabalhar com uma empresa que tenha uma equipe separada para cada serviço é preferível. Uma equipe separada para o design do site, uma específica para publicidade paga, uma para mídia social e assim por diante. Embora isso possa aumentar o valor cobrado, os resultados podem ser superiores com a especialização.
Então, quanto custa e por que vale a pena contratar uma agência?
Antes de contratar uma agência, você deve entender quais são seus objetivos. Muitas pessoas querem que esse tipo de serviço ajude seu negócio a ter mais visibilidade, conquistar mais clientes e, finalmente, conseguir posicionamento, e isso é inquestionavelmente certo. Uma agência de marketing irá ajudá-lo a ser descoberto e projetar uma imagem de marca forte. Mas lembre-se o Marketing não existe para fazer milagres!
Ao contratar uma agência, você ganhará mais tempo para se dedicar ao seu negócio. Isso porque tudo relacionado ao marketing, inclusive comunicação, sua identidade visual, campanhas, posicionamento e relacionamento com o cliente, ficará sob o controle da agência, e você terá mais tempo para gerenciar seu negócio.
Além disso, contar com a ajuda de uma agência é poder contar com os serviços de profissionais que trabalham para você, profissionais com experiência e focados em gerar soluções para sua empresa ter sucesso. A título de exemplo, podemos recordar os seguintes profissionais:
- Analista – profissional encarregado de definir e avaliar suas comunicações. Com sua expertise, terá como foco aumentar sua visibilidade, falando o que seu público quer ouvir, no momento que quer ouvir e enfatizando seus pontos fortes.
- Designer – é quem vai deixar tudo mais bonito. Seguindo a definição do analista, ele dará vida a tudo o que o analista imaginou, tornando sua comunicação mais atraente e impactante.
- Social Media – esse profissional tem a capacidade de usar as redes sociais de maneira profissional e tirar o máximo proveito de cada ferramenta. Ele encontra seu público e fala com eles em sua própria língua.
- Gerente de Tráfego – esse é um dos mais importantes. Este profissional utiliza o trabalho de todos que já citamos, e faz com que chegue até seu público-alvo através de campanhas, anúncios e posts patrocinados para alcançar novos clientes. Como resultado, seu conteúdo não é exibido apenas para quem já segue você, mas também para quem está procurando por você.
Como você pode ver na lista acima, se você contratar um pacote de uma agência de marketing digital, terá diversos profissionais à sua disposição, todos dedicados a garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis e que possa ficar tranquilo sabendo que sua empresa está em boas mãos, dando a você mais tempo para se concentrar na administração.
Agora vamos ser honestos. Quanta diferença isso pode fazer para você? Quanto isso o ajuda a atingir novos objetivos dentro de sua empresa e o quanto isso o ajuda a crescer?
Se você medir dessa forma, o valor do serviço será ainda mais vantajoso. Mais barato que ter um funcionário. Isso mesmo! Se você tem, teve ou pesquisou quanto custa contratar um trabalhador para qualquer um desses trabalhos, sabe como isso pode ser caro. No entanto, contratar uma agência de marketing será mais barato e resultará em menos dores de cabeça.
Não é possível passar um valor exato. O ideal é você nos ligar e falarmos mais sobre suas necessidades. Dessa forma, conseguiremos fazer um estudo e apresentar as melhores estratégias para sua empresa. Não perca mais tempo! Venha ter Mais Resultado!
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.