Motivos para investir na produção de vídeos

Veja alguns motivos para você investir agora em produção de vídeos!

Ainda não incorporou vídeos na estratégia de comunicação da sua empresa? Sério? Entenda que você está desperdiçando uma oportunidade fantástica.

A utilização de vídeos só cresce e a grande maioria dos profissionais de marketing entendem que os vídeos proporcionam um excelente retorno sobre o investimento.

Além disso, de acordo com uma pesquisa do Google, que aponta que 95% dos brasileiros que possuem idade entre 18 e 45 anos, acessam a plataforma YouTube, pelo menos, uma vez por mês. Números que superam, até mesmo, as TVs a cabo. Informação essa que não pode ser deixada de lado, ou oportunidade podem ser pedidas.

O sucesso dos vídeos não surpreende, pois esse tipo de conteúdo é capaz de transmitir a história e valores de uma empresa/marca, bem como captar a atenção do público que busca uma informação cada vez mais “mastigada”, devido ao enorme número de conteúdo que circula diariamente e a falta de tempo para consumir tudo isso. Por isso, sempre orientamos nossos clientes a criar conteúdo relevante, pois a batalha para ser notado e consumido é acirrada!

Veja algumas razões pelas quais você e sua empresa devem começar a investir em vídeos hoje!

Os vídeos são conteúdos educativos

Os vídeos facilitam a compreensão e assimilação de qualquer assunto e, por isso, são considerados mais educativos, pois são consumidos em sua totalidade, ao contrário de um artigo escrito.

No entanto, a qualidade “educativa” dos vídeos será determinada pela didática utilizada na produção e se é compatível com o perfil do público-alvo. Imagine um professor em uma sala de aula que não consegue fazer com que a maioria de seus alunos entenda o que ele está dizendo. Isso ocorre por falta de didática. Então, quando se trata de planejar seus vídeos e criar uma programação, você deve pensar da mesma forma.

Mas, se você não sabe qual didática usar, não precisa entrar em pânico, pois os vídeos permitem um aprendizado rápido graças ao feedback do usuário; tudo o que você precisa fazer é escolher os melhores resultados e aplicá-los aos outros.

O conteúdo audiovisual possui uma variedade de elementos que podem auxiliar na aprendizagem e assimilação de determinado conteúdo. Por exemplo, em um único vídeo, você pode usar texto, gráficos. imagens e assim por diante. A chave é ver o que funciona melhor para sua empresa.

Formato muito consumido atualmente

Como dito anteriormente, as pessoas hoje em dia assistem mais vídeos na web do que na televisão. Isso porque o conteúdo da Internet, como o YouTube, possibilita que o público o assista quando for conveniente, mas o conteúdo televisivo segue um cronograma pré-determinado de horários e datas, e o público nem sempre consegue assistir naquele momento. Isso já está mudando, com empresas de mídia tradicional, como emissoras de televisão, desenvolvendo novas plataformas e aplicativos para hospedar seus programas e alcançar seu público no formato “on demand”.

Outro motivo importante para essa mudança no comportamento do consumidor é a grande variedade de opções de conteúdo disponíveis na internet, assim como a facilidade de acesso, identificação com assunto ou influenciador e a linguagem utilizada.

O fundamental é que não se perca a oportunidade de publicar conteúdos que realmente interessem ao seu público, permitindo que sua marca ganhe autoridade no mercado em que atua.

Aumento da visibilidade

Os vídeos também facilitam a construção de um relacionamento mais amigável com seu público e geram leads valiosos para o seu negócio.

Não levar em consideração esse tipo de estratégia pode causar um atraso significativo para sua empresa, pois usar esse tipo de conteúdo gera muito engajamento, pois tem maior chance de ser consumido devido ao estilo mais dinâmico.

É possível afirmar que, quando comparado a um post com texto e fotos, o conteúdo do vídeo gera mais retorno, pois tendemos a lembrar mais do que assistimos, principalmente se for relevante para a pessoa que está assistindo.

Melhora do posicionamento

Não somente textos podem ter um bom posicionamento em mecanismos de busca como o Google. Investir na produção de vídeos também é uma boa forma de obter um resultado positivo de SEO, conseguindo assim, estar no topo das pesquisas.

A coisa mais importante a ser lembrada neste tópico é responder a quaisquer perguntas que seus clientes em potencial possam ter sobre sua empresa, porque o Google dá mais relevância aos vídeos que estão diretamente relacionados ao termo de pesquisa. Faça uma pesquisa no Google e observe que, além de links para postagens de texto, também há opções de vídeo.

motivos para investir na producao de video

Conteúdos responsivos

Conteúdos em vídeos são bem mais flexíveis, já que você pode assistir a eles onde e quando quiser, desde que tenha acesso à internet, sem ter dificuldade de ficar fixo em um único dispositivo.

Por isso, ao criar um conteúdo de vídeo, é fundamental que seja compartilhado nas grandes plataformas como smartphone, notebook, tablet ou Smartv.

Com esse compartilhamento e acesso multiplataforma, você aumenta as possibilidades de seu vídeo receber um grande número de visualizações, pois poderá se conectar com o público mobile (maiores consumidores de vídeos), além de responder por uma grande parte do tráfego de internet.

Seu público busca e deseja vídeos

Com o mundo acelerado de hoje e a necessidade contínua de estar informado, o que você acha que mais vai agradar: um texto de 2.500 palavras ou um vídeo de 8 minutos? Correto, o vídeo.

Sem mencionar o fato de que as gerações mais jovens estão lendo cada vez menos, tornando os vídeos uma fonte de conteúdo mais popular, como dito anteriormente.

Possibilidades infinitas de criação

Bem, elas não são infinitas, mas são bem diversificadas, pois você pode transformar praticamente qualquer conteúdo textual em vídeo, incluindo listas, curiosidades, apresentações de produtos, respostas para perguntas frequentes, dicas de uso de produtos, a melhor forma para usá-lo, concertos e assim por diante.

As opções são muitas quando se trata de fazer um vídeo, e se você está sem ideias, vale a pena fazer uma busca no que está bombando para sua concorrência. Mas não pense que basta fazer uma cópia; esta pesquisa é apenas para encontrar referências e criar seu próprio conteúdo. Ao procurar referências, tente descobrir quais dúvidas o público do vídeo desse concorrente tem e como você pode respondê-las. É interessante ler os comentários que os usuários deixaram e coletar todas as dúvidas e inconsistências para criar um material completo e compartilhável.

Estratégia acessível

Para criar conteúdo de vídeo, você não precisa de uma câmera de alta definição ou de um estúdio profissional. Em muitos casos, criatividade, uma câmera de celular, o microfone do celular e um local reservado em sua empresa podem ser suficientes. Você pode começar com o que já tem para produzir conteúdo de vídeo.

É óbvio que o material produzido por profissionais, pode ter muitas vezes um apelo visual mais impactante. Mas, entendendo seu público-alvo e tendo conhecimento básico de produção, seus vídeos podem circular garantir que sua estratégia funcione.

No mercado já encontramos produtoras que ajustaram seus preços para atender essa modalidade de vídeos para a web. Vale a pena consultar!

Presenças em todas as redes sociais

Ao postar um vídeo em uma plataforma como o YouTube, você pode compartilhá-lo facilmente em todas as suas contas de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, WhatsApp, Tumblr e qualquer outra que você utilize.

Com essa estratégia de compartilhar conteúdo de vídeo em todas as redes sociais, você pode aumentar ainda mais seu alcance e fazê-lo gratuitamente.

Sem falar que o YouTube, por exemplo, é uma rede social fantástica para se fazer parte, com cerca de 1,5 bilhão de visitantes únicos por mês.

Futuro do marketing

A produção de vídeo é uma estratégia de marketing de longo prazo que se torna cada vez mais vital para reforçar a presença digital da sua empresa, além de servir como uma importante ferramenta para campanhas de Inbound Marketing.

Pegue uma câmera, monte um set improvisado e mãos à obra! Comece agora, a investir em conteúdo de vídeo para o seu negócio e faça parte de um nicho que está atraindo mais pessoas para sentar na frente de um computador ou dispositivo móvel.

Gostou desse post com dicas de marketing digital? Deixe seu comentário!

Ficou interessado em ter essa estratégia no seu negócio? Conte com a Mais Resultado!

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.