Como monetizar um site?

Você possui um site, mas ainda tem dificuldade de entender como ganhar dinheiro com ele?

Saiba que existem várias estratégias de monetização de site e cada uma possui suas particularidades. A publicidade é uma das mais eficientes, porém, como em toda forma de monetização, para atingir a receita que tanto almeja, é necessário ter dedicação e um pouco de paciência. Por isso, não se deixe abater se não atingir os resultados logo no início e lembre-se de ter cuidado com falsas promessas.

É importante ter a ciência de que monetizar um site depende de várias etapas e uma das mais importantes é a GERAÇÃO DE TRÁFEGO. Isso porque sem tráfego, não se tem receita.

Se você quer aprender como monetizar um site, veio ao lugar certo. Nesse post falaremos sobre as diversas estratégias de monetizar seu site. Identifique o modelo ideal para sua empresa!

Quanto seu site pode gerar?

Essa receita pode variar dependendo do método de monetização utilizado, e também, do tráfego que foi gerado. Na web encontramos diversas ferramentas que te ajudarão a calcular sua receita esperada. Uma delas o próprio Google fornece. Entre outras, procure as disponibilizadas pela HubSpot, Mediaboom ou Convoboss. É muito importante que se faça uma pesquisa prévia completa, ter expectativas que sejam realistas e mensuráveis e estar pronto para ajustes constantes e testes interativos.

O que fazer antes de ganhar dinheiro online?

Preencha o site com conteúdo útil e original!

Com o grande número de sites na web, é importante se destacar. Para isso, crie conteúdo autêntico e valioso e, assim, conseguirá atrair e agradar seus visitantes.

Tenha um site otimizado para os mecanismos de busca!

Um projeto de SEO feito de forma correta e eficaz poderá colocar seu site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca e, consequentemente, atrair muito mais tráfego orgânico e possíveis clientes.

Além de gerar tráfego, analise!

Depois de trazer mais tráfego orgânico para seu site, é importante usar o Google Analytics para obter estatísticas detalhadas. São informações importantes para que possa criar o conteúdo correto para seu público-alvo.

Estratégias de monetização

Anúncios Pay Per Click (PPC) com o Google Adsense

Essa é uma maneira mais fácil de monetizar um site. Ele permitirá que você receba dinheiro, apenas postando anúncios online.  O valor vai variar de acordo com empresa, serviço, produto e valor da marca. Uma das plataformas mais populares é o Google Adsense. Através dele, são exibidos anúncios para seus leitores.

Os anúncios serão exibidos, conforme seu segmento. Se o site é de moda, teremos anúncios de sapatos, roupas, design de modas e outros. Você consegue calcular o valor esperado utilizando ferramentas específicas para isso. A melhor parte de tudo é que o Google sempre efetua os pagamentos em dia.

Importante: Não se esqueça que pode ocorrer dos seus anúncios serem bloqueados devido um plug-in de bloqueio específico de anúncios utilizado pelos seus visitantes. Por isso, é sempre recomendado que combine outras estratégias de monetização a essa.

Venda de espaços para anúncios

Nesse tipo de monetização, você faz contato com anunciantes e negocia valores para exibir anúncios nos seus espaços publicitários. Sua grande vantagem é que pode se controlar o preço e realizar as negociações.

Porém para que o retorno com a venda direta seja interessante, é preciso se gastar mais tempo com a captação de anunciantes e efetuar a negociação. Sua receita vai depender da quantidade de pessoas que clicarem nos anúncios exibidos ou mesmo, visitarem o site do anunciante através do link nos espaços publicitários.

Marketing de afiliados

Consiste em promover produtos no site e ganhar comissão sobre todas as vendas. Com essa forma de monetização, os usuários vão criar campanhas ou promover as empresas no seu conteúdo e ganhar dinheiro toda vez que uma compra for efetuada através do seu link. Grandes empresas, como Amazon, Submarino e Booking trabalham com o sistema e remuneram criadores de conteúdo sempre que algum usuário fizer compra ou reserva nos seus canais.

Doação

Você tem um conteúdo muito criativo, com bom engajamento, mas necessita de muitos recursos e tempo para ser produzido? Você pode disponibilizar opções para doações em seu site.

Alguns leitores são favoráveis a compensação monetária à influenciadores. Caso seu conteúdo tenha valor e você precise de suporte para conseguir expandir seu site, pode optar por pedir, de forma sutil, por doações. É fato que nem todo leitor fará a doação, mas tendo tráfego suficiente, terá a possibilidade de obter os fundos necessários para investir no site.

Pode adicionar os botões de doação no site, permitindo que o leitor possa contribuir diretamente. Conecte-se a processadores como o PicPay.

Venda dos seus produtos ou serviços

Você tem habilidades, produtos, mas não tem onde vendê-los? A solução é vender online. Se junte aos milhares que vendem serviços ou produtos, como Tattly e Bellroy.

O processo de criação de uma loja online é um pouco mais elaborado que criar um site, mas ter um ecommerce atualmente, não é impossível.

O processo pode levar um tempo, mas com direção e dedicação, é possível.

Conteúdo patrocinado

Uma excelente maneira de monetizar um site e crescer seu networking, é produzindo conteúdo patrocinado para marcas que almejam alcançar seu público.

Esse método de monetização é bem simples. Empresas pagam para que você publique conteúdos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos por elas. O material pode ser em formato de artigos, reviews, infográficos e outros.

O conteúdo já pode vir pronto para ser publicado ou você pode produzir. Aproveite a oportunidade de produzir para cobrar um valor a mais pelo trabalho extra.

Não se esqueça de ser franco, quando utilizar esse método de monetização. Deixe claro que o conteúdo é patrocinado!

Venda seu site

Esse é um método um pouco diferente dos outros apresentados em nossa lista. Lembre-se que essa é uma decisão definitiva, por isso, reflita antes de prosseguir para outro empreendimento.

Para que essa negociação traga vantagens e seja lucrativa, é necessário oferecer um domínio com boas métricas, tráfego alto, crescimento constante e geração de lucro.

Sites de associados

Uma forma de dar um upgrade ao método de monetização através de doações é um site de associados. Nesse método, você cobrará aos seus leitores, para que acessem determinados conteúdos. Os leitores precisarão efetuar um cadastro para que possa acessar conteúdos específicos. Caso tenha certeza que seu conteúdo é interessante a ponto de cobrar pela leitura, pode tentar monetizar seu site desta forma.

Link de afiliados com cupons

Todos gostamos de descontos, não é mesmo? É confirmado que 97% dos consumidores buscam por descontos no momento de uma compra. Oferecer cupons para parceiros afiliados, é outra maneira de marketing de afiliados. Um bom exemplo é o Ebates que é líder quando falamos de descontos e cupons. O site atrai consumidores e direciona para onde tem parcerias, e dessa forma, ganha suas comissões. Essa é uma excelente oportunidade de atrair mais tráfego para seu site.

Criação de cursos online

A educação online através de aulas se tornou um meio poderoso de divulgação de ideias e conhecimento, bem como de venda de serviços e produtos. Leve sua comunicação à um próximo nível e ensine seus clientes e alunos, usando diversas ferramentas digitais. Não é necessário ficar limitado ao compartilhamento de seu conhecimento apenas por e-book.

Se você é especialista na área que atua e pode compartilhar, poderá monetizar seu site vendendo cursos online. Crie conteúdos bem pensados e que chamem a atenção, sejam eficientes e úteis. Assim, tornará suas aulas atrativas para seu público de interesse. Escolha o tópico ideal, o torne divertido e compartilhe em seus perfis de mídia social. Os cursos podem ser oferecidos em PDF, vídeos ou áudios.

Conclusão

É sempre importante lembrar que o público será o seu ativo mais valioso. Nenhuma estratégia de monetização que foi mencionada nesse artigo irá funcionar, a menos que, seja investido tempo para que se alcance um aumento do número de leitores e se estabeleça uma reputação online. Deixe seu site fácil de usar e atraente, desenvolvendo relacionamento com os leitores: responda comentários, e-mails, mensagem nas redes, ou seja, interaja com eles.

No artigo de hoje, apresentamos algumas formas de monetização de sites, mas é fato, que nem todas as estratégias funcionarão para você. Então, identifique a melhor opção para seu site e, siga até que veja os resultados.

Para que seja possível viver da renda de um site é fundamental dedicação, tempo e atenção às tendências do mercado, além de conhecimento para fazer. Agora que já aprendeu formas de monetizar um site, não espere mais! Comece agora a ganhar dinheiro!

Comente qual a estratégia você identificou que ficou melhor para você!

Author avatar
Mais Resultado
https://agenciamaisresultado.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.