Como montar uma agência de marketing digital em 10 passos

agencia de marketing digital

Olá, amigos da Mais Resultado,

Sou Emanuel Ferreira, professor universitário, mestre pela FGV, profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência e diretor da Mais Resultado.

Comecei a atuar na área em 1996 como estagiário de direção de arte. Em 1997, fui estagiar na área de atendimento e me encantei. Fui efetivado e promovido a atendimento sênior na extinta Zapt Propaganda da influente família Suassuna. Em 2001, comecei minha carreira no jornal O Globo, onde fui coordenador comercial até janeiro de 2014. Quando então iniciei a agência Mais Resultado.

Neste texto, quero dar a dica dos 10 passos mais importantes que me fizeram chegar até aqui. Principalmente, quero ajudar os que pensam em montar sua própria agência, para que evitem os erros que cometi no passado. Vamos lá, então:

1 – Nunca trabalhe só por dinheiro: é necessário paixão

A área de comunicação é uma das mais difíceis. Todo cliente acha que entende de anúncios. Sempre tem alguém para dar dica no seu trabalho. Terá que ter muita paciência para lidar com pessoas. Essa é uma área que mexe com o faturamento das empresas, sendo assim é sensível demais tratar de marketing seja ele digital ou não. Se você escolhe esse trabalho pelo dinheiro, não vai durar muito tempo no mercado.

2- Nunca comece um negócio sem clientes

A venda é a base de qualquer negócio. Nunca gere despesas sem gerar receita primeiro. É muito comum nos empolgarmos ao montar o primeiro negócio, montando sala comercial, comprando móveis e computadores sem ter clientes fixos. Esse foi um dos meus maiores erros ao montar minha agência de marketing digital. Quando você já começa no vermelho, aumenta sua pressão por vendas e naturalmente o risco de fazer péssimos contratos por afobação. O ideal é gastar todo seu capital inicial em anúncios em google e redes sociais para atrair clientes. Depois de contratos firmados, invista em equipe.

3- Tenha uma equipe formada por gente bem preparada

Um dos maiores erros é ter uma equipe formada só por estagiários e profissionais pouco experientes. Isso faz com que o cliente entre na agência, fique insatisfeito e saia. É remar com o barco furado. Em geral, por ter poucos recursos, é natural o dono de agência querer contratar estagiários para supervisionar. No final das contas, isso sobrecarrega o empreendedor que não consegue dar atenção a novos negócios e parcerias estratégicas porque tem que tomar conta dos erros cometidos pelos estagiários. É como dirigir um carro cheio de bebês chorando, você não sabe se cuida dos bebês ou se olha para estrada. O risco de bater e quebrar é muito grande.

4- Tenha um software de gestão. Cuide dos processos

Um dos maiores problemas das empresas de comunicação é a gestão de pessoas e processos.  É muito comum profissionais usarem do espaço e tempo na agência para fazerem trabalhos particulares. A produtividade é fator chave para o sucesso de cada negócio. Como medir isso? Há sistemas como siga, trello, run run it, asana, etc. O filme Fome de Poder mostra como o McDonalds se tornou o maior restaurante do mundo por ter um processo melhor que os demais.

É importante ter um foco na hora de abrir sua agência

5- Tenha um foco

Não saia por aí vendendo qualquer coisa. Se o negócio central é marketing digital, foque em serviço de tráfego pago, serviço de tráfego orgânico e inbound marketing.

Todo cliente precisa de acessos no site e gestão de redes sociais, sem tráfego não há engajamento e não leads nem vendas.

Sabemos que para que o resultado ocorra será necessário bons textos, boas artes, bons vídeos, ferramentas de envio de emails, sms e whatsapp. Portanto, será necessário ter uma boa equipe de conteúdo e estratégia.

6- Forme a equipe ideal

Tenha um vendedor/ atendimento, um webdesigner, um designer, um redator, um mídia social, um analista de tráfego pago e um analista de tráfego orgânico. Com o tempo, contrate um videomaker/ fotógrafo e uma pessoa para atendimento virtual aos clientes (sac 2.0). No futuro, pense em um programador e nas áreas financeira e administrativa.

Sem vendas e sem atendimento não existe agência – por isso a importância do papel do vendedor e do atendimento. Se possível, tenha pessoas diferentes para cada papel. Essa é a única área que não poder ser preenchida por parceiros e freelancers quando se está começando uma agência.

Sem webdesigner não existe criação de site; sem desenvolvimento e melhoria de sites não existe agência de marketing digital. Portanto, não dá para viver em agência de marketing digital no rio de janeiro sem essa função. Por isso, acredito que essa deve ser a segunda contratação quando se monta uma agência de marketing digital.

7- Invista em cursos e workshops

Treinamento e novas tecnologias melhoram o desempenho do seu trabalho e dos relatórios gerados. Entenda a importância da publicidade digital para o mercado e seus anunciantes. Conceitos chaves, como criação de personas,  remarketing, retargeting, anúncios em plataformas de vídeo e lojas virtuais em market places devem ser muito bem assimilados por toda a equipe. Fundamental também entender de novos canais de mídia, como spotfy, taboola, outbrain, dino e mídia programática.

8- Tenha contratos bem escritos: contrate uma assistência jurídica

Pelo menos no Rio de Janeiro (RJ), ao escolher uma agência de marketing digital muitos empresários optam pelas empresas mais baratas e desestruturadas juridicamente, porque sabem que podem abusar da fragilidade de seus contratos, têm certeza que podem aumentar ou reduzir o volume de serviços sem pagar a diferença, e que poderão cancelar sem multas ou até atrasar pagamentos sem cobranças em cartório.

9- Responda rapidamente aos comentários de redes sociais, avaliações de Google Meu Negócio e reclamações de seus clientes no site Reclame Aqui

Além dos resultados de vendas, a coisa mais importante que um cliente valoriza é o atendimento rápido aos problemas que possam ocorrer com sua marca no mundo digital. Invista nessa área de SAC. No início da Mais Resultado, eu mesmo fazia isso todos os dias até de madrugada. A primeira coisa que fazia ao acordar era ler todos os comentários e mensagens das redes sociais dos meus poucos clientes da época. Isso me ajudou muito a gerar um elo forte com eles.

10- Não se limite a ser apenas um agência de marketing digital, entenda de outros tipo de mídia para argumentar melhor

É importante saber a diferença entre anunciar na tv e fazer marketing digital, assim como entender os benefícios da mídia exterior contra os benefícios de investir em anúncios na internet. Busque informações de todos os tipos de mídia para poder orientar melhor seus clientes quanto a escolha dos melhores meios de comunicação.

Espero que tenha ajudado você, meu leitor. Caso precise de mais alguma ajuda, me envie uma mensagem pelo whatsapp 21 99553-5057, que terei o maior prazer em te ajudar.

Forte abraço,

Emanuel Ferreira

Diretor da agência Mais Resultado.

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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