Engajamento nas redes sociais: o que é, por que é importante e qual o segredo para aumentar

Muita gente fala em engajamento nas redes sociais.

Mas você sabe o que é? Por que é importante na sua estratégia? E o principal: qual o segredo para aumentá-lo nos seus perfis?

Continue aqui conosco e confira. Esse assunto pode fazer muita diferença na performance do seu projeto digital.

O que é engajamento nas redes sociais

Engajamento no marketing digital é quando o público interage ativamente com o seu conteúdo.

Isso pode ser feito de várias formas, dependendo da rede, mas alguns exemplos são por meio de:

  • Comentários
  • Salvamentos de posts
  • Curtidas
  • Tempo assistido de vídeo (no caso do YouTube)
  • Movimento de arrastar para cima (no caso dos Stories)
  • Compartilhamento
  • Retweets
  • Menções aos perfis
  • Cliques na bio

Em geral, essas reações significam que o conteúdo está de alguma forma atingindo as pessoas.

Ou seja: você não está falando sozinho. Suas personas estão sendo impactadas e se envolvendo com a sua comunicação. Teoricamente são maiores as chances de atingir os objetivos do seu projeto digital, seja para:

  • vender algo
  • fortalecer relacionamentos e marcas
  • criar autoridade no seu nicho
  • provocar mudanças de mentalidade

Como é uma ação de envolvimento desejada, o engajamento pode ser medido e acompanhado para que você possa ir melhorando sua performance. Em geral, isso é feito com a soma das interações (com diferentes pesos) dividida pelo alcance do post.

Qual é a importância do engajamento nas redes sociais

Como adiantamos, o engajamento é uma forma de medir (quase como se fosse uma prova) o quanto as suas mensagens estão reverberando na sua audiência.

O quanto elas estão sendo relevantes para o seu público.

Com isso, ele é usado como parâmetro de relevância do seu perfil.

Ou seja, quanto mais interações, mais os algoritmos das redes sociais entendem que seu conteúdo está sendo útil.

E isso faz com que seu alcance seja aumentado de duas formas:

  • seus posts aparecem para um número maior de pessoas que já seguem você;
  • são sugeridos para usuários que têm afinidade com suas pautas. Em algumas plataformas, por exemplo, eles ficam expostos em locais É o caso da aba Explorar no Instagram e do For You no Tik Tok.

10 dicas para aumentar o engajamento nas suas redes sociais

Claro que não existem fórmulas prontas para isso, mas algumas dicas são bem-vindas e costumam provocar mais envolvimento do público.

Veja.

Chamadas para a ação

Esta primeira é indicada principalmente se você está postando com a intenção de falar para um público que já segue o seu perfil. Sempre que adequado, finalize as legendas com comandos que convidem a pessoa a interagir ali.

Por exemplo: “Aproveite e salve agora este post”, “Se você gostou, compartilhe com os amigos”, “Não se esqueça de marcar o @ que vai lá com você”.

Agora um ponto de atenção: não sugira mais de uma ação por publicação. Isso pode confundir o usuário e ele acabar não fazendo nada.

Perguntas são bem-vindas

Isso também vale para os casos em que você já conhece e se relaciona bem com a sua audiência.

Experimente usar perguntas em destaque no card ou no final da legenda. Assim é mais fácil que seus seguidores respondam nos comentários.

Mais relacionamento, menos vendas diretas

As pessoas que estão nas redes sociais estão por lá buscando entretenimento, diversão, informações úteis, conteúdos que criem conexão com elas.

Quanto menos cara de propaganda seus posts tiverem, mais chances de elas curtirem, compartilharem e comentarem.

Claro que elas precisam saber o que você oferece, mas não se concentre demais nas vendas. Lembre-se de que elas são consequência de um bom trabalho de relacionamento por lá.

Humanize seus conteúdos e suas marcas

Mais uma vez vale lembrar: rede social é local de relacionamento e pessoas se conectam com outras pessoas. Humanize seus posts. Mostre quem está por trás das suas marcas e crie uma personalidade para elas, com tom de voz, valores etc..

Escreva como se estivesse conversando e não use palavras técnicas e nem difíceis.

Nunca deixe os comentários e dúvidas das pessoas sem retorno

Sem querer ser repetitivo, relacionamento é palavra-chave, especialmente nas redes sociais. Nunca deixe seu público sem resposta.

Olhe para essas plataformas como uma sala de visitas. É hora de puxar assunto.

Lembre-se de dar atenção, se posicionar com clareza e dar o máximo de informações úteis para suas dúvidas.

Aproveite as trends

Como trends, não estamos falando que você tem que seguir todo mundo e sair criando, por exemplo, posts com dancinhas. A não ser, claro, que o seu perfil e tom de voz tenham sintonia com isso.

A ideia maior aqui é estar atento ao que as pessoas estão falando, ao que está acontecendo no planeta, ao que anda chamando a atenção nas mídias sociais e entrar na conversa com diálogos francos, que mostrem o seu posicionamento.

Para se manter em dia, o Google Trends é uma excelente opção.

Conheça bem o seu público

Apesar de ser uma das últimas dicas, essa é a mais importante. O passo número um é sempre investir em pautas alinhadas com as suas personas. Que tenham valor para elas.

Quanto mais você conhece sua audiência, mais chance de provocar reações, de chamar a atenção com soluções para suas dores ou desejos, de gerar identificação, de criar laços afetivos e de causar interesse pelo que você fala.

Aproveite as ferramentas de envolvimento disponíveis

Quer exemplos de algumas? Os Stories têm várias:

  • Use os controles deslizantes
  • Crie enquetes
  • Abra caixinhas de perguntas

Além de estimular a interação, isso colabora para que você possa colher feedbacks do seu público e ainda ajuda a fazer o que a gente sugeriu no item anterior.

Crie conteúdos criativos

Lembre-se de que nas redes sociais estão seus concorrentes diretos. Além dos familiares e amigos dos seus seguidores, todos estão competindo pela atenção.

Evite clichês, invista em conteúdos criativos, instigue a leitura, provoque curiosidade.

Não se esqueça de analisar e melhorar

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que tudo é medido facilmente.

Use isso a seu favor. Analise seus erros e acertos, invista sempre mais no que está dando certo.

Dica final da Mais Resultado para você

Você pode fazer tudo isso, ou pode entregar esse trabalho para especialistas em marketing digital e se concentrar mais no que importa: o seu negócio.

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