Entenda a estrutura e o processo interno de uma empresa de marketing

Neste artigo será possível entender sobre a estrutura interna de uma empresa de marketing e a função de cada colaborador dentro do negócio. Confira a seguir:

O que é procedimento interno?

Para iniciarmos devemos compreender o que é todo esse procedimento interno, que ocorre em uma empresa de marketing digital. De forma resumida, esse processo é caracterizado por um conjunto de atividades para chegar em um objetivo.

Por trás dessas atividades propostas, a uma equipe e equipamentos que serão úteis para chegar ao objetivo esperado, esses equipamentos podem agir para gerar uma prestação de serviço ou até a elaboração de um produto para venda.

Qualquer negócio de sucesso têm processos internos bem definidos, pois são necessários para o exercício de repetição e certeza de que algo deu certo. Afinal, o que seria essa repetição?

Essa repetição nada mais é que uma sequência pré definida para atingir os objetivos, um dos maiores focos nesse processo é que tudo seja feito de forma objetiva para que não haja desperdício de  tempo e nem de recursos.

Quais os processos internos de uma empresa?

Neste momento é necessário identificar alguns processos para otimizá-los e para isso você deve: 

  • Identificar os processos 
  • Mapear os processos, entender os responsáveis, os objetivos etc.
  • Estruturar os processos, ou seja, a forma como vão acontecer
  • Execução
  • Otimizar, caso não tenha atingido os resultados esperados
  • Automatizar( torná- los automáticos)

Entretanto é de suma importância que os objetivos da equipe estejam alinhados em todo o processo, todos devem saber do que está acontecendo, para que ninguém se perca e não haja divergência nas atividades.

Papel de cada profissional dentro da empresa:

Entendemos que durante todo o processo interno da empresa de marketing digital, uma equipe é selecionada para trabalhar rumo ao objetivo estabelecido, quando há alinhamento entre esses profissionais cada um fica responsável pela execução de uma tarefa. Confira abaixo o papel de cada profissional:

Sdr

Essa sigla faz referência ao termo Sales Development Representative, em português Representante de Desenvolvimento de Vendas, este profissional atua na equipe de pré-venda com o objetivo de prospectar potenciais clientes.

Executivo

Este profissional  faz a reunião de apresentação e descobre as dores dos clientes oferecendo solução para cada problema até fechar um acordo de serviços.

Atendimento

Nessa etapa colaboradores atendem às demandas e cobram a equipe interna dos resultados e serviços.

Planejamento

Anteriormente falamos sobre alguns processos para identificar pontos que precisavam ser otimizados, dentro dessa descoberta há um planejamento a fim de compreender sobre o público-alvo, a concorrência e a atual situação da empresa.

Mídia Social

O colaborador responsável pelas mídias sociais tem a função de gerar conteúdo de valor para empresas ou marcas oficiais, monitorando e fazendo uma boa análise de resultados.

Copywriter

No mesmo sentido da produção de conteúdo um produtor copywriter, tem a missão de criar textos persuasivos a fim de gerar vendas, executando através de e-mails, catálogos, anúncios e páginas de vendas, além de criar textos com essa finalidade.

Designer

Identidade visual importa muito em todo processo interno e nos processos de marketing, portanto o colaborador formado em designer fica encarregado dessa responsabilidade, gerando representação gráfica de algo. Abusando da criatividade e dom artístico.

Gestor de tráfego pago

Nesse processo o gestor utiliza de algumas ferramentas do Marketing Digital, pois em sua função cria e acompanha campanhas em diferentes canais que também geram vendas. Normalmente o tráfego pago é conhecido por anúncios onlines, onde o gestor paga para o anúncio de um produto ou empresa. Por isso, a nomeação “tráfego pago”. 

Web Designer

Nada diferente do designer, o profissional desta área é responsável por criar o layout de sites e documentos disponíveis na Web, auxiliando também na criação de sites.Compondo harmoniosamente a estrutura, como as cores, fontes, letras, formato, fontes, ou seja, tudo o que compõem um site.

Analista de SEO

Esse colaborador desempenha uma função importante dentro da equipe pois atua estruturando e otimizando sites e outros diversos conteúdos adequando-os aos buscadores do Google, com o objetivo de deixar o site bem ranqueado e no topo indicadores de busca.

Videomaker

Materiais audiovisuais, necessita de edição e captação por isso é necessário um profissional qualificado para área, atingindo então através dessa produção audiovisual o resultado esperado.

Fotógrafo

Responsável por captar através de fotos todo o processo de criação e finalização do projeto ou produto.

Blogueiro

Em inglês esse termo é conhecido como Blogger, que caracteriza o profissional dessa área uma pessoa que escreve em blogs, esse colaborador produz textos para blogs sobre a empresa, e o mercado de atuação. O maior objetivo é educar os clientes sobre o nicho de atuação do empreendimento.

As cinco etapas do Marketing:

Como estamos abordando o processo interno e toda a estrutura de uma empresa de marketing digital, nada mais óbvio que abordar algumas estratégias do marketing digital, embora algumas etapas já estejam esclarecidas nesse post e no post anterior, disponível no nosso Blog • Mais Resultado . Vamos lá!

 

  1. Atrair– através dos conteúdos de valor;
  2. Converter– converter visitantes em clientes, criando relacionamento com eles;
  3. Relacionar– preparar os leads para receber o seu produto, criando vínculo e despertando a venda
  4. Vender
  5. Analisar- nessa etapa é possível saber se as etapas que antecederam deram certo e produziu o resultado esperado.

Vantagem de contratar uma equipe treinada e multidisciplinar

Diante de todas essas informações, por fim ressalto a importância de contratar uma equipe treinada e multidisciplinar, levando em consideração que ao contratar profissionais formados os resultados podem ser bons e atingir as expectativas.

No início falamos sobre objetividade, com esse investimento em uma equipe especializada não há nenhuma chance de desperdício de tempo e nem de recursos, pois o trabalho é objetivo e focado nos resultados que de fato a empresa precisa apresentar.

Nesse sentido apresento-lhes a equipe da agência Equipe • Mais Resultado que atuam com  foco em performance online e offline, garantindo soluções e melhorias de marketing, para conseguir resultados expressivos e mensuráveis para nossos clientes.

Enfim, buscamos estar juntos das principais referências em resultados do mercado nacional, para garantir um trabalho de qualidade e destaque para sua empresa.

 

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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