Google LIA: Local Inventory Ads (Anúncios de Inventário Local, em inglês) é uma funcionalidade do Google Shopping que conecta os anúncios com o estoque de lojas varejistas parceiras, permitindo que a plataforma mostre em tempo real para o cliente se um produto está disponível ou não na loja física.
O projeto começou em 2017. No Brasil, foi lançado em maio do mesmo ano com a parceria das lojas Leroy Merlin e a Magazine Luiza.
Mas como funciona e qual a vantagem dessa funcionalidade para o seu negócio? A Agência Mais Resultado criou essas postagem para responder essas e outras perguntas que você possa ter sobre essa funcionalidade.
Google Shopping: uma possível solução para estoques excessivos
Talvez menos conhecido no varejo físico, o Google Shopping pode ajudar a gerenciar questões difíceis, como lidar com espaços enormes, ocupados por estoques antigos e encalhados. A plataforma também pode ajudar a racionalizar o tamanho das lojas, de acordo com a estratégia de rightsizing (tamanho certo, em tradução literal do inglês). Além disso, os varejistas também podem aproveitar as novas tendências de compras.
O varejo físico precisa repensar sua abordagem tradicional e combinar o que a experiência online e a experiência offline oferecem de melhor. O Google Shopping ajuda a otimizar práticas muitas vezes caras e ultrapassadas e a impactar consumidores que talvez não fossem impactados apenas com a comunicação na loja física.
Os próprios resultados de busca do Google apontam o caminho. Sabe-se que 90% dos usuários de smartphones não sabem qual marca vão comprar e 40% das buscas de produtos são genéricas.
Como funciona?
Para poder usar o Google LIA, é necessário antes criar conta em três plataformas: Merchant Center, do Google Meu Negócio (GMB, na sigla em inglês) e do Google Ads.
Etapa 1: configurar suas contas
Etapa 2: ativar o programa de anúncios de inventário local
- Ative os anúncios de inventário local.
- Verifique sua página “Sobre” (somente para países europeus).
Etapa 3: criar, registrar e enviar feeds
- Criar um feed principal
- Crie um feed de inventário de produtos locais
- Registre e envie feeds locais.
Etapa 4: solicitar a verificação do inventário.
Etapa 5: ativar anúncios de inventário local na sua campanha do Shopping
Quais as vantagens do Google LIA?
A primeira vantagem a ser listada é a promoção do inventário da sua loja. Dessa forma o varejista pode informar aos usuários locais que a loja tem os itens que eles estão procurando quando fizerem pesquisas no Google. Muitos consumidores evitam ir às lojas físicas por medo de chegar lá e descobrir que ele está em falta. Dessa forma, o cliente pode saber em quais lojas tem o produto, ter o endereço das lojas mais próximas e, em alguns casos, comprar online e retirar na loja física.
Outra utilidade é a disponibilização das lojas locais online. Ela é feita usando a vitrine local hospedada pelo Google como uma experiência digital e potente. E essa forma de anúncio é muito importante para o negócio local, pois ajuda a alcançar o público online antes dele tomar uma decisão sobre o produto, especialmente em meio à COVID-19.
Muitas pesquisas mostram que, em média, 60% dos consumidores brasileiros afirmam já terem comprado em lojas online e retirado no endereço físico. A terceira edição do Connected Shoppers Report 2019, realizado pela Salesforce em mais de 20 países (incluindo o Brasil), revela que 67% dos entrevistados afirmam já terem comprado através do Clique e Retire.
O principal benefício é poder medir o desempenho. O varejista pode monitorar o impacto que seus anúncios digitais têm nas visitas às lojas físicas através do Store Visits.
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