Google LIA: o que é e o que você precisa saber sobre?

Google LIA: Local Inventory Ads (Anúncios de Inventário Local, em inglês) é uma funcionalidade do Google Shopping que conecta os anúncios com o estoque de lojas varejistas parceiras, permitindo que a plataforma mostre em tempo real para o cliente se um produto está disponível ou não na loja física.

O projeto começou em 2017. No Brasil, foi lançado em maio do mesmo ano com a parceria das lojas Leroy Merlin e a Magazine Luiza.

Mas como funciona e qual a vantagem dessa funcionalidade para o seu negócio? A Agência Mais Resultado criou essas postagem para responder essas e outras perguntas que você possa ter sobre essa funcionalidade.

Google Shopping: uma possível solução para estoques excessivos

Talvez menos conhecido no varejo físico, o Google Shopping pode ajudar a gerenciar questões difíceis, como lidar com espaços enormes, ocupados por estoques antigos e encalhados. A plataforma também pode ajudar a racionalizar o tamanho das lojas, de acordo com a estratégia de rightsizing (tamanho certo, em tradução literal do inglês). Além disso, os varejistas também podem aproveitar as novas tendências de compras.

O varejo físico precisa repensar sua abordagem tradicional e combinar o que a experiência online e a experiência offline oferecem de melhor. O Google Shopping ajuda a otimizar práticas muitas vezes caras e ultrapassadas e a impactar consumidores que talvez não fossem impactados apenas com a comunicação na loja física.

Os próprios resultados de busca do Google apontam o caminho. Sabe-se que 90% dos usuários de smartphones não sabem qual marca vão comprar e 40% das buscas de produtos são genéricas.

Como funciona?

Para poder usar o Google LIA, é necessário antes criar conta em três plataformas: Merchant Center, do Google Meu Negócio (GMB, na sigla em inglês) e do Google Ads.

Etapa 1: configurar suas contas

Etapa 2: ativar o programa de anúncios de inventário local

  • Ative os anúncios de inventário local.
  • Verifique sua página “Sobre” (somente para países europeus).

Etapa 3: criar, registrar e enviar feeds

  • Criar um feed principal
  • Crie um feed de inventário de produtos locais
  • Registre e envie feeds locais.

Etapa 4: solicitar a verificação do inventário.

Etapa 5: ativar anúncios de inventário local na sua campanha do Shopping

Quais as vantagens do Google LIA?

A primeira vantagem a ser listada é a promoção do inventário da sua loja. Dessa forma o varejista pode informar aos usuários locais que a loja tem os itens que eles estão procurando quando fizerem pesquisas no Google. Muitos consumidores evitam ir às lojas físicas por medo de chegar lá e descobrir que ele está em falta. Dessa forma, o cliente pode saber em quais lojas tem o produto, ter o endereço das lojas mais próximas e, em alguns casos, comprar online e retirar na loja física.

Outra utilidade é a disponibilização das lojas locais online. Ela é feita usando a vitrine local hospedada pelo Google como uma experiência digital e potente. E essa forma de anúncio é muito importante para o negócio local, pois ajuda a alcançar o público online antes dele tomar uma decisão sobre o produto, especialmente em meio à COVID-19.

Muitas pesquisas mostram que, em média, 60% dos consumidores brasileiros afirmam já terem comprado em lojas online e retirado no endereço físico. A terceira edição do Connected Shoppers Report 2019, realizado pela Salesforce em mais de 20 países (incluindo o Brasil), revela que 67% dos entrevistados afirmam já terem comprado através do Clique e Retire.

O principal benefício é poder medir o desempenho. O varejista pode monitorar o impacto que seus anúncios digitais têm nas visitas às lojas físicas através do Store Visits.

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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