Hashtags para Instagram: como elas podem impulsionar o seu negócio?

Hashtags para Instagram: como elas podem impulsionar o seu negócio?

Sim, usar hashtags no Instagram é uma maneira prática e eficiente de aumentar seu número de seguidores e o alcance dos seus posts, além de ajudar a promover a sua marca.

Em geral, uma publicação com pelo menos uma hashtag nessa rede, costuma ter 12,6% mais engajamento do que outra que não tem.

Pensando no quanto elas podem colaborar com o sucesso do seu negócio, a Mais Resultado resolveu dedicar um artigo a este assunto.

Continue lendo e veja: o que são, quais usar, para que servem, como criar as suas e, principalmente, por que elas não devem ser aleatórias.

O que é uma hashtag?

Apesar de estarmos focando em hashtag no Instagram, ela pode ser usada em geral nos sites de redes sociais e aplicativos. Tanto que sua origem foi o Twitter.

A hashtag nada mais é do que um termo (frase curta ou palavra-chave) escrito sem espaço entre os caracteres e seguido pelo símbolo do jogo da velha.

Por exemplo: #vidasaudavel, #petshop #vidasnegrasimportam, etc..

Para que servem as hashtags no Instagram?

A intenção de uma hashtag é categorizar assuntos e discussões nesses ambientes virtuais.

Quando você publica uma, ela forma um link indexável. Ou seja, o usuário pode clicar e ser levado para uma página com todas as postagens de diferentes perfis que também têm aquela hashtag.

Mas o público também tem outro caminho para acessar esse acervo: basta digitar um tema de hashtag no mecanismo de busca do Instagram. Isso é muito prático para quem deseja localizar conteúdos específicos. E faz com que suas publicações sejam mais facilmente encontradas por quem tem interesse nelas.

Por que não usar as hashtags de forma aleatória?

Por serem tão úteis, elas ajudam a:

  • Gerar mais tráfego, curtidas e engajamentos para você;
  • Atrair o público que você busca, ou seja, a sua persona.

Mas, antes de sair por aí usando indiscriminadamente esse símbolo de jogo da velha com várias e diferentes mensagens, tenha calma.

Para que elas realmente tragam os resultados esperados, devem fazer parte de uma estratégia bem desenvolvida. E, para isso, vale seguir algumas dicas abaixo.

Dicas para criar sua hashtag no Instagram.

As 3 primeiras dicas são práticas:

  • Tudo junto. Não deve haver espaço entre nenhuma letra ou símbolo da sua hashtag, ou seja, #estamosjuntos.

 

  • $$%$**.Alguns caracteres como – cifrão, porcentagem e asterisco, por exemplo – não podem ser usados.
  • Adequação. É meio óbvio, mas não custa lembrar. Elas devem estar de acordo com o seu conteúdo.

A quarta é mais estratégica e importante.

  • Termos de pesquisas. Qual é a principal intenção de usar uma hashtag? Fazer com que seu post seja facilmente encontrado pela sua persona.

Então, é fundamental que você conheça bem as pessoas que deseja atrair (aliás, isso é o ponto de partida não só para criar hashtags, mas para toda a sua estratégia de conteúdo).

Antes de dar qualquer passo, tente responder questões, como: Quais os seus interesses? Quais as suas necessidades? O que buscam no Instagram? Que tipo de assunto gostam de ler? Etc..

Além do sentido que você quer passar, a forma como escreve o termo da hashtag facilita ou dificulta seu objetivo também. Por exemplo: é possível até adicionar algum emoji na sua hashtag, mas será que, quando buscar o seu assunto, o público vai acrescentar esses ideogramas e smileys?

 

E mais sugestões úteis:

  • É interessante ter umas 5 hashtags fixas – que possam ser usadas em todos os posts da sua página. Elas devem se referir ao seu negócio de forma mais ampla, genérica. Ou seja, se você tem uma petshop, podem ser: #pets #petshop #ilovemypetetc.. As outras devem ser específicas – sobre alguma promoção, alguma data comemorativa, um produto ou serviço, enfim, o tema do seu post. Por exemplo: #diadesaofranciscodeassis. E vale usar as variáveis, como: com ou sem til, com ou sem Assis, com ou sem dia na frente, com ou sem emoji. #diadesãofrancisco #diadesaofrancisco #diadesãofransciscodeassis #diadesãofranciscodeassis🙏 etc.

 

  • Monitore as hashtags que os seus concorrentes e os influenciadores do seu nicho costumam publicar. E experimente usá-las para ver se geram engajamento para você.

 

  • Faça testes também intercalando termos em inglês e em português. E vá analisando os resultados que performam melhor.

 

  • Siga algumas hashtags que tenham a ver com o seu negócio.

 

  • Existem algumas hashtags banidas pelo Instagram. Nunca use uma, caso contrário, a rede considera isso uma violação e pune o seu perfil, “escondendo” suas publicações dos usuários.

 

  • Para atrair um público que tem a ver com a sua proposta – quer dizer, uma audiência mais qualificada, que realmente pode vir a se transformar em um consumidor –, dê preferência às hashtags que definem o seu nicho de atuação. Até porque as mais populares e abrangentes podem trazer muita gente, mas, no meio delas, até robôs de alguns perfis. Alguns exemplos: #dentistaparapessoascomnecessidadesespeciais #dentistanatijuca

 

 

 

Quantas hashtags posso usar no Instagram e onde colocá-las?

Por fim, vamos falar de quantidade. Apesar de o Instagram permitir que você  faça até 30 hashtags para cada post do seu feed, não é necessário tanto assim. Na prática, entre 10 e 20 é um número bom.

Além de usar na legenda e nos comentários dessas publicações, você pode (e é altamente recomendável) criar hashtags para:

  • a sua bio– com termos que definam seu perfil e, dependendo do caso, a sua localização, e
  • os seus stories – aqui, o limite é de 10 por publicação.

 

#comotermaisresultado

Essas foram algumas dicas selecionadas para ajudar você a ter mais resultado no Instagram. Mas existem muitos outros detalhes – não só ligados às hashtags, como também a toda a estratégia de conteúdo, publicação de anúncios, integração de mídias etc. – que fazem a diferença na sua comunicação.

Para saber mais, entre em contato com a gente.

 

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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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