O marketing social se caracteriza por utilizar as ferramentas de marketing para promover causas sociais que estejam em alinhamento com os princípios da empresa.
O marketing social é baseado em campanhas voltadas principalmente para eliminar, contribuir e até mesmo fazer com que as pessoas possam refletir sobre os problemas sociais. Esses problemas sociais podem ser relacionados à educação, saúde pública, trabalho e entre outras questões. Problemas esses que são inseridos na sociedade e que despertam o interesse das pessoas.
Esses assuntos são muito bem vistos quando são abordados através de uma empresa ou produtos por meio de campanhas, trazendo mais benefícios para as empresas. Além de contribuir para o bem estar social, essas companhias acabam adquirindo mais visibilidade e, assim, fazendo com que pessoas que simpatizam com as causas sociais. Esse apoio à marca e influencia nas vendas.
O marketing social é muito amplo e é utilizado para fazer com que o público tenha consciência sobre questões que são importantes e relevantes para a sociedade, de maneira geral.
Por que implantar o marketing social na empresa?
O marketing social pode contribuir muito para que a empresa tenha mais clientes, além de construir uma melhor aceitação no mercado, ele tem o poder de aumentar a credibilidade da empresa.
A responsabilidade social é um cumprimento de deveres e obrigações das pessoas e empresas com a sociedade.
Certas organizações se mostram preocupadas com alguns assuntos sociais, como o meio ambiente, por exemplo. É o que acontece com a Faber-Castell. Essa empresa tem um grande compromisso com a sustentabilidade e para mostrar isso ao público, eles possuem um aplicativo com atividades divertidas e informações. O principal objetivo da empresa ao criar esse aplicativo é educar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente e divulgar toda a preocupação social que a empresa possui.
Diferença entre o marketing social e o marketing comercial
O marketing comercial tem objetivo de melhorar as vendas através da divulgação dos seus serviços e produtos. Para ter lucros, a empresa estuda as necessidades e demandas de mercado e concorrência, através da pesquisa de mercado. Desse modo, a empresa devolve estratégias para as vendas e assim conseguem criar e vender o produto pelo preço certo.
Já o marketing social não tem o objetivo de gerar vendas, já que ele é centrado em humanização. Assim, a empresa consegue mostrar que além de transformar a vida de seus consumidores, ela tem uma grande contribuição para mudar e transformar o mundo.
O marketing social possui uma sequência de boas ações que a empresa realiza.
Como criar um plano de sucesso de marketing social
Criar campanhas de marketing social pode ser um pouco trabalhoso, mas não é uma missão impossível. Para que tudo seja bem feito, é preciso ter um plano bem elaborado. Confira algumas dicas para criar um plano de sucesso:
Crie metas e objetivos – Defina onde a empresa pretende chegar com a campanha de marketing social. Sem metas, a organização não vai conseguir medir o sucesso e nem terá um retorno de investimento.
Verifique a estratégia atual – Antes mesmo de elaborar um plano para as redes sociais, avalie o que já usa atualmente e veja como estão os resultados.
Tenha adaptação ao que foi planejado – Para descobrir que ajustes precisam ser feitos, faça alguns testes e avaliações de forma constante. Tudo isso em cima da estratégia que foi criada. Assim, é só fazer as alterações que são necessárias.
Tenha inspiração – Observe como os concorrentes atuam. Veja a forma que o público reage de acordo com o que esses concorrentes criaram. Eles e o público podem ser o seu ponto de partida para obter muitas inspirações e até mesmo inovar nas criações.
Os 4 pilares do marketing social
- O que causa
- O que incentiva a mudança
- Segmentos-alvo
- Estratégias de mudança
Como definir seu público-alvo no marketing social
- Pesquise o mercado e o cenário atual
- Conheça o seu produto e negócio
- Divida o mercado em segmentos
- Selecione o segmento-alvo
- Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo
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