Os Diferentes Tipos de Marketing

O marketing, antes de tudo, é um estudo de como o consumidor se comporta e como ele compra. Por isso, conforme o consumidor muda, o marketing também muda para acompanhar o consumidor. Por consequência, existem vários tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores.

A Agência Mais Resultado lista neste artigo os principais modelos.

Marketing Digital

Esse é o mais abrangente e mais comum atualmente, por motivos óbvios. Marketing digital engloba todas as ações feitas no mundo digital, inclusive algumas outras modalidades que serão abordadas ao longo do texto como, por exemplo, o marketing de conteúdo.

Com a facilidade de acesso a um smartphone e internet, é possível afirmar que praticamente todo mundo está conectado ao mercado digital e o e-commerce tem crescido cada vez mais. E depois da nova realidade que a pandemia trouxe, o e-commerce passou a crescer com ainda mais força.

Mesmo aqueles que ainda preferem fazer suas compras da forma tradicional podem ser alcançados e influenciados pelo mundo virtual. Portanto, com um bom conhecimento do seu consumidor, fica mais fácil para a empresa se comunicar diretamente com ele.

Além disso, o marketing digital e o mercado digital são uma das formas mais democráticas, pois não são necessários grandes investimentos ou estruturas para começar a usá-lo nas propagandas. Portanto, muitas empresas pequenas e micro estão tendo mais chances de crescer e alcançar novos clientes e públicos.

As principais estratégias do marketing digital são a criação de uma persona e o estudo do público-alvo. Óbvio que essas estratégias são importantes para qualquer área do marketing, mas no mundo digital, elas se tornam vitais. Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais apenas naquelas relevantes para o seu consumidor (O mesmo vale para o ponto de venda). Mas, para saber quais são elas, é preciso de um estudo de público bem feito e uma persona bem definida.

Marketing Tradicional

Também conhecido como marketing offline. Apesar de o nome e de suas estratégias serem voltadas para o mundo offline, vale dizer que algumas de suas estratégias também funcionam bem no marketing digital.

Suas ações são voltadas para o meio clássico, como tv, rádio e mídias impressas. Por isso, sua abordagem é mais direta, aparecendo com soluções para o consumidor enquanto ele consome alguma das mídias mencionadas acima.

Outro ponto importante do marketing tradicional é a fixação da marca na mente do consumidor, para que na hora da compra essa marca seja a escolha óbvia a ser feita. Por isso, investimento em outdoors, merchandising em loja física, ações de panfletagem e até telemarketing, ainda recebem grandes investimentos.

Falando nisso, esse modelo de marketing tem um custo de entrada mais alto e a mensuração de seus resultados é mais difícil de ser feita. Porém, ainda é um modelo muito eficiente.

Por ter um custo mais alto, um  planejamento bem feito é de suma importância nas ações para esse tipo de marketing. Especialmente se o orçamento é pequeno. Além disso, a tendência é que ações online e offline se tornem cada vez mais integradas. Como, por exemplo, a opção de comprar online e retirar seu produto em uma loja física.

Marketing de Performance

O marketing de performance é um tipo de marketing digital que foca nos resultados. Todas as ações são focadas em análise de dados. Esse tipo de estratégia, tem como objetivo decidir se o investimento está dando os resultados esperados e quais campanhas estão dando resultados. Entre os índices analisados estão o CPC, CPA e CPL.

Os que investem em marketing de performance usam diferentes plataformas de análise de dados e resultados para estudar o desempenho de cada anúncio. Dessa forma, é possível identificar com precisão onde estão os problemas da campanha e agir de forma rápida para consertá-los e, assim, conseguir melhores resultados.

Algumas métricas para ficar de olho:

  • Impressões 
  • Cliques 
  • Engajamento 
  • Leads 
  • Novos clientes 
  • Mídia paga e mídia orgânica

Email Marketing

Esse modelo é uma das principais estratégias do marketing direto. Ele é um canal de comunicação sem intermediários com um grupo segmentado de consumidores que permite a alimentação do lead, maior geração de vendas e mantém um ROI alto.

Apesar disso, ele ainda é mal visto por alguns profissionais de marketing. Por muito tempo, ele foi visto como sinônimo de spam. Porém, com o avanço da tecnologia fica mais fácil mandar a mensagem certa para as pessoas certas.

Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)

Como o próprio nome já diz, esse modelo trata de alinhar a atuação da marca nas redes sociais com os objetivos de marketing da empresa. O foco dele é encontrar o público das redes sociais e colocar sua marca no dia a dia deles. Criar um relacionamento com o consumidor, criar engajamento e, dessa forma, tornar a marca mais conhecida.

Mais do que só postar no feed, essa estratégia inclui:

  • planejamento;
  • produção de conteúdo;
  • interação com o público;
  • investimento em anúncios;
  • monitoramento;
  • otimização da estratégia.

Sem isso, sua estratégia de marketing de redes sociais não vai sair do lugar.

Marketing de Busca (Search Engine Marketing ou SEM)

São as ações voltadas para os sites de pesquisa, como Google e Bing. Ele inclui divulgação paga (links patrocinados) e tráfego orgânico (SEO). O objetivo é fazer com que a marca fique bem posicionada nos principais motores de busca.

Em ambos os casos (pago ou orgânico), o consumidor estará ativamente indo pesquisar um conteúdo ou palavra-chave oferecido por aquela marca. Por isso, ele é uma das principais estratégias de inbound marketing.

Marketing Direto

O marketing foca em estratégias que promovem produtos ou serviços em ações direcionadas para o cliente, em ações um a um. Essa estratégia vai falar com clientes que demonstraram interesse na marca e deixaram o contato para poderem receber mais informações. Em outras palavras, essa estratégia é focada nos leads.

Os canais utilizados por esse modelo de direto são e-mail marketing, mensagens de sms, ligação de telemarketing, entrega de um catálogo. Formas de falar diretamente com o cliente, sem intermediários. Mesmo que a mensagem seja padronizada, o cliente é endereçado pelo nome, o que passa uma sensação de exclusividade e personalização.

Marketing de Relacionamento

Como o próprio nome diz, esse modelo é sobre criar um relacionamento com o cliente. O objetivo é mais do que só vender o produto ou serviço para ele. É fidelizar o cliente para que a marca se torne a escolha número um dele e continue voltando para comprar no futuro. Principalmente, fazer com que o cliente vire um defensor da marca.

Além disso, outra vantagem obtida com esse modelo é a criação de autoridade no seu  mercado. Isso se dá através das boas experiências oferecidas ao cliente. Isso faz com que ele veja valor na marca. Ao receber um tratamento personalizado e ter uma boa experiência, o próprio cliente vai querer divulgar a marca para outras pessoas. O boca a boca é a melhor estratégia de marketing.

Mas lembre-se que, o sucesso desse modelo depende da satisfação do cliente, por isso, é necessário ficar de olho nesse índice. Outra forma de saber como andam esses níveis é a conversa direta com o cliente. Essa solução é boa para ambos os lados: o cliente recebe respostas e tratamentos personalizados e a empresa consegue o feedback necessário.

Marketing de Guerrilha

Como o nome dá a entender, essa técnica foi criada pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, inspirado pela Guerra do Vietnã. Pode parecer estranho, porém, essa técnica foi baseada como o Vietnã, mesmo com menos recursos que os EUA, conseguiram usar técnicas de guerrilha para superar o obstáculo e vencer a guerra.

Portanto, o marketing de guerrilha é sobre fazer mais com menos. Usa-se bastante planejamento e criatividade para criar ações pouco convencionais e ousadas. Essas campanhas se tornam impossíveis de serem ignoradas, mesmo com o bombardeio de anúncios e informações que recebemos todos os dias.

Marketing Institucional

O marketing institucional é quando a marca investe em ações para falar de si mesma ao invés do produto ou serviço. Ela fala da sua essência, posicionamentos, sua história, sua missão e seu propósito. O objetivo é divulgar a marca e fazer com que ela fique na mente do consumidor.

O principal benefício desse modelo é a criação e desenvolvimento do relacionamento com o cliente. Mas para isso, é necessário que a empresa saiba com clareza seus valores e sua personalidade. Afinal, é isso que será divulgado nas campanhas do marketing institucional, e que o consumidor se identificará.

Marketing de Conteúdo

Uma das principais técnicas do marketing digital, atualmente, é o marketing de conteúdo. Ele é falado e aconselhado em todas as plataformas por inúmeros “gurus” de marketing e publicidade. Esse modelo é sobre criar conteúdos relevantes para o público que tornem a marca em uma autoridade e a primeira referência para compra quando o consumidor pensar naquela área.

O bom conteúdo não foca em vender, mas sim em agregar valor e conhecimento para seu público, sanando suas dores, esclarecendo suas dúvidas ou ensinando algo. Dessa forma, a venda se torna apenas uma consequência.

Para isso, esse marketing foca em entender o seu cliente: quais são as suas necessidades e dores. A partir daí, ele cria conteúdos que solucionem esses problemas, dando dicas de como evitá-los e outros conteúdos que sejam úteis para esse cliente. O conteúdo pode ser entregue em forma de artigos de blog, postagens nas redes sociais, ebook, webinars ou uma combinação dessas e outras formas. Tudo depende de como o seu público consome conteúdo.

Inbound Marketing

O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, é uma estratégia de prospecção passiva de clientes. Ele usa conteúdos úteis para atrair e converter o cliente para a sua marca. Por serem usados em conjunto, o marketing de conteúdo e o inbound marketing são confundidos um com o outro e, muitas vezes, são usados como sinônimos. Porém, esses modelos têm objetivos diferentes. O primeiro tem a intenção de gerar autoridade, enquanto o segundo, tem o foco nas vendas. O objetivo principal do inbound marketing é atrair clientes com conteúdo para gerar leads pelo funil de vendas.

Para que essa estratégia seja bem sucedida, é preciso que a empresa faça um estudo sobre o funil e os estágios que o cliente passa no processo de compra. Dessa forma, a empresa saberá quais conteúdos mandar para o cliente antes de ele se tornar um lead (e depois que ele realizar a compra). E fará tudo isso de forma sutil e agradável, fazendo com que a escolha do cliente por determinada marca seja feita de forma natural e orgânica.

Outbound Marketing

No outbound marketing, a marca vai atrás do consumidor para anunciar o seu produto, dizendo para o público logo de início que a sua marca é a melhor. Por isso ele é uma abordagem ativa de conquista de clientes.

Muito utilizado em ações do marketing tradicional, esse modelo lança a mensagem para um público amplo e sem definição na crença de que o seu consumidor verá e se interessará. Geralmente, é vista em campanhas de TV, jornal ou rádio, outdoors e ações de telemarketing. Porém, ele também é visto no mundo digital, em sites como youtube, quando antes de começar ou no final do vídeo entra uma propaganda, ou até mesmo no meio do vídeo.

Por conta disso, essa estratégia está sendo repensada. Como ela sempre interrompe alguma atividade do consumidor, ela gera uma percepção negativa da marca.

Algumas ações de outbound marketing são:

  • Outdoors e banners em sites;
  • Pop-ups;
  • Propagandas de rádio, TV e até no YouTube;
  • Facebook Ads, Google AdWords;
  • Telemarketing.

Mobile Marketing

O mobile marketing é voltado para a interação com o consumidor através de celulares, tablets ou outros dispositivos móveis. Criar sites responsivos e segmentar anúncios apenas para mobile são alguns exemplos de como criar uma experiência melhor para o consumidor.

Algumas vantagens são:

  • O número de compras via mobile está crescendo;
  • O uso de aplicativos está cada vez mais popular entre os usuários;
  • Aparelhos móveis permitem comunicação mais rápida com o público.

Vídeo Marketing

Vídeos tem um grande poder de engajar uma audiência. Com plataformas como youtube, tiktok, reels, lives em quase todas as redes sociais, twitch e IGTV, saber gravar vídeos para seu público-alvo tornou-se  essencial.

Isso inclui:

  • Campanhas publicitárias em vídeo;
  • Vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca;
  • Vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo.
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Emanuel Ferreira
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.

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