Por que montar uma loja no Mercado Livre?

O Mercado Livre é o quinto site mais acessado do Brasil e o maior e-commerce do país, segundo dados de janeiro de 2018 divulgados no próprio site. De lá para cá é notável o seu crescimento, devido ao aumento da tendência de market places como alternativa aos shoppings físicos.

A era do marketing digital trouxe a possibilidade das compras sem sair de casa. As lojas virtuais e os market places tornaram essas compras ainda mais acessíveis. A crise ocasionada pelo novo Coronavírus tornou esse modelo de venda indispensável para as empresas que desejam se manter ativas e lucrando.

Vem com a Mais Resultado nesse artigo!

Market places vs lojas virtuais

A diferença entre essas duas formas de vitrine digital é que as lojas virtuais, como extensão de sua loja física, precisam de uma estrutura mantida exclusivamente por você: a plataforma para publicar a loja online, sistemas de pagamento, métodos de divulgação, tudo, será responsabilidade sua contratar e manter.

Um market place, por sua vez, já possui toda a burocracia tecnológica pronta. Você só entra com seu produto, sua marca ou, até mesmo, com sua loja virtual. Você pode ser independente para escolher seu método de pagamento e ficar responsável pela divulgação, mas isso não é uma necessidade, é uma opção.

Outra diferença é que, como todo shopping, a concorrência estará lado a lado, ou melhor, produto a produto com você. Uma concorrência ainda mais direcionada, uma vez que ao buscar um produto o usuário terá o seu e o da concorrente para escolher aparecendo ao mesmo tempo.

Já na loja virtual, como uma boa loja de rua, é como se o público entrasse diretamente no local de compra da sua marca, tendo como concorrente apenas seus próprios produtos.

O Mercado Livre é o maior market place do Brasil atualmente.

O Mercado Livre é o maior market place do Brasil atualmente.

Vantagens do Mercado Livre

O maior market place do Brasil também é um dos mais antigos do país. Criado em 1999, o Mercado Livre vem expandindo seus recursos e se aperfeiçoando cada vez mais, permitindo contas de pessoas físicas e jurídicas.

Como já dito, é possível integrar sua loja virtual a esse shopping online e, inclusive, personalizar sua loja de acordo com as normas do site. Além disso, você não terá despesas com divulgação e marketing, mas paga uma comissão de 10 a 16% em cima de cada venda finalizada ali.

Dessa maneira, você pode atingir diferentes públicos, porque eles já sabem que podem encontrar, nesta plataforma, os mais variados artigos, alguns difíceis de serem encontrados no Brasil ou muito caros em outros sites ou lojas físicas.

E quanto mais sua marca vende e atende aos clientes com eficiência, mais agrega valor ao seu espaço no Mercado Livre, de modo que ela pode atingir status cada vez mais altos e específicos do site, como o MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum.

O alto número de reincidência do público na plataforma também possibilita mais contato e visualização de sua marca, possibilitando aos usuários conhecerem a variedade produtos vendidos por você, não só aquele que ele já comprou de você.

Além disso, você não precisará se preocupar em contratar um sistema de pagamento, pois o Mercado Livre já possui uma estrutura para receber e enviar transações definidas no MercadoPago.

Outro ponto importante destacar é o fato de o site dispor de aplicativo exclusivo para smartphone, tornando o acesso mais rápido e prático em dispositivos móveis.

A agência Mais Resultado ajudou você com este conteúdo? Deixa seu comentário aqui e acesse nosso site para uma consultoria completa em marketing digital.

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.