Neste artigo, vamos abordar as principais atualizações do Google em dezembro de 2022.
O Google tem constantes atualizações para melhorar a experiência do usuário. Em dezembro de 2022, não foi diferente. Foram feitas 3 atualizações e 1 dashboard.
Mas você sabe quais são essas atualizações?
Em dezembro de 2022, o Google anunciou algumas atualizações para melhorar os resultados de pesquisa para os usuários. Essas atualizações do Google visam fornecer aos usuários uma experiência de pesquisa mais útil e relevante nas pesquisas do Google. Além de melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa, as atualizações do Google também ajudam a melhorar o ranking SEO dos sites, ajudando-os a obter mais tráfego e autoridade.
As atualizações podem afetar o algoritmo do Google, bem como também seus recursos de indexação e classificação. Para quem trabalha com SEO, é importante ficar de olho nas atualizações do Google para conhecer melhor seus efeitos e tirar proveito das melhorias. Entenda as atualizações!
Helpful content system update
Dezembro de 2022 trouxe atualização no Helpful content system update do Google. Primeiramente foi apenas em inglês, mas depois para todos os idiomas.
Essa atualização visa ajudar os profissionais de SEO a criar conteúdo de qualidade. A atualização do sistema foi lançada no início do mês, visando aprimorar o ranking dos mecanismos de pesquisa. O novo sistema permite que os criadores de conteúdo criem conteúdo relevante e exclusivo que se encaixa nas necessidades do usuário.
A interface e as ferramentas para criar conteúdo também foram aprimoradas. As atualizações do Google de dezembro de 2022 ajudarão os profissionais de SEO a monitorar melhor o que está sendo pesquisado pelos usuários na web. O novo sistema ajudará os profissionais de SEO a otimizar as páginas para que os usuários encontrem o conteúdo relevante e útil que precisam.
Além disso, também visa reconhecer conteúdos escritos por inteligência artificial. Com o avanço das ferramentas, passou a ser muito comum encontrar textos escritos por máquinas e não por pessoas, sendo muito prejudicial para todo o conteúdo da internet.
Com essa atualização, o Google vai priorizar conteúdos reais e feitos por pessoas nos resultados de busca. O que reduzirá a relevância dos conteúdos artificiais criados por inteligência artificial.
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Google Search Status Dashboard
O Google lançou sua última atualização ao Status Dashboard SEO. O Google Search Status Dashboard é uma ferramenta interessante e útil para mantê-lo no topo das últimas atualizações de SEO. O dashboard tem muitas informações valiosas para SEOs, incluindo links para mais informações sobre o algoritmo, console de busca e outras ferramentas.
Por exemplo, o Google agora fornece informações sobre a atividade de rastreamento, indexação, as notificações do Search Console, os índices de recolhimento e muito mais, todos diretamente na primeira página. Além disso, os usuários do dashboard também podem acessar fontes de informação credíveis sobre as últimas atualizações do Google, bem como fóruns e dicas para otimização de SEO. É uma ótima maneira de manter informado sobre o que o Google está fazendo e como isso afeta suas estratégias de SEO.
2022 Link Spam Update (SpamBrain)
Em dezembro de 2022 ocorreu também uma atualização importante sobre conteúdo prejudicial do Google: a atualização Link Spam (ou SpamBrain). Esta atualização afetou sites com práticas consideradas como spam pelo Google, como links artificiais e links não orgânicos. Com a atualização, o Google forneceu melhorias para identificar e punir sites que promovem essas práticas, aprimorando a experiência de usuário na internet.
Essa atualização do Google de 2022 foi lançada como parte de um esforço para acabar com o link spam, uma prática comum entre os sites que querem ganhar visibilidade através do SEO e promover conteúdo prejudicial. Com a atualização, o Google penalizou sites que estavam sendo espalhados com links não naturais e link spam. Isso também significou que muitos sites realizaram mudanças para melhorar a qualidade de seus conteúdos, removendo conteúdos prejudiciais para o usuário.
A atualização Link Spam do Google de 2022 trouxe diversas mudanças na maneira com que conteúdos prejudiciais são tratados. Enquanto o Google trabalha para melhorar seus algoritmos e ferramentas, os proprietários de sites devem se familiarizar com as melhores práticas de SEO para garantir que eles permaneçam em conformidade e não sejam punidos.
Pode ser necessário até 2 semanas para implementar totalmente esse update a partir da data de início e promete afetar as estruturas de link building que comumente vemos, como troca, triangulação de links, compra e outras práticas de SEO que fogem das diretrizes do Google.
O foco do Google, cada vez mais, tem sido a qualidade do seu conteúdo. E esse update comprova que, para um site ser bem posicionado, a qualidade dos links vai ser muito mais importante que a quantidade. Conforme informações, o Google vai invalidar os sites criados apenas com o objetivo de vender links, assim como os sites que compram esses links, o que causará perda de autoridade.
E-A-T ganha um novo E: Google E-E-A-T
Em dezembro também ocorreu uma grande atualização da estrutura de classificação. O algoritmo do Google agora é baseado em uma nova estrutura de E-E-A-T (Expertise, Experiência, Autoridade e Confiabilidade).
Os conteúdos e sites que mantêm a qualidade e se encaixam na nova estrutura E-E-A-T do Google são classificados melhor nos resultados de pesquisa. Com a entrada do novo E, a abreviação E-A-T tornou-se um conceito ainda mais importante, já que a autoridade, o conhecimento especializado e a credibilidade dos sites são agora agregadores de classificação ainda mais relevantes.
Isso significa que, para escrever um conteúdo, você precisa ter passado por uma experiência. Você precisa de experiência com o produto ou serviço para falar com propriedade. Você precisa conhecer o produto, ter usado para falar e, assim, falar com propriedade. Vai falar sobre um lugar? Você precisa conhecer o lugar para dar detalhes dele.
Cada vez mais será valorizado conteúdo com informações novas e únicas.
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O que esperar dessas atualizações?
Cada vez mais, o Google tem feito atualizações focadas nas pessoas: as que criam e as que consomem.
O Google, com essas atualizações, quer mostrar que os sites precisam valorizar conteúdos de qualidade, únicos e, principalmente, que sejam feitos por pessoas e não máquinas. O foco precisa ser as pessoas e não robôs.
Além disso, o site precisa construir uma imagem e não investir somente em quantidades de links.
Para 2023, podemos esperar, mais atualizações como essas. Sempre focadas em valorizar os trabalhos orgânicos e experiência do usuário, que sempre foi o principal foco do Google.
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