Seja feito por funcionários da empresa ou por meio da contratação de uma agência, incorporar serviços de SEO em sua estratégia de marketing digital trará resultados surpreendentes.
Aqui está um número para ajudá-lo a descobrir quanto: Mais de 65% do tráfego em sites de pequenas empresas brasileiras e mercados online é orgânico.
Dois terços do tráfego dessas empresas são de mecanismos de pesquisa da Internet como o Google.
Isso significa que clientes em potencial que podem não conhecer a marca antes da página de resultados do mecanismo de pesquisa a exibir. Este é o tipo de evidência que não pode ser desconsiderada.
Isso deve fazer você entender a importância de ter implementar as estratégias de SEO deforma assertiva.
Mas quanto é necessário investir para atingir esses objetivos?
Este artigo aborda essas e muitas outras informações que te deixarão convencido da real necessidade da otimização de sites. Continue lendo e confira!
SEO – O que é?
SEO significa “otimização para mecanismos de busca” e refere-se a um conjunto de estratégias projetadas para melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca.
Ou seja, seu principal objetivo é reconhecer as chances de páginas de um site melhorarem sua visibilidade nos mecanismos de busca, especialmente o Google, e chegarem ao topo dos resultados de busca sugeridos para os usuários.
Por fim, as chances de uma página obter cliques, iniciando um ciclo que pode levar à conversão esperada, aumenta na proporção de quão bem ela é otimizada.
Importância da otimização
Já falamos em diversos artigos sobre a importância do tráfego orgânico, principalmente para sites menores.
Quando consideramos o conceito central de SEO – otimização para mecanismos de busca – é fácil ver o quanto um site pode se tornar mais visível.
Também temos uma tendência a dar mais peso às sugestões que estão mais próximas do topo de uma página nos resultados de um mecanismo de pesquisa, portanto, isso é outra coisa a ser lembrada (SERPs).
Isso porque confiamos no processo de seleção do Google e percebemos que se uma página aparece perto do topo dos resultados de busca orgânica, ela deve ser confiável.
Não é por acaso que quase um terço de todos os cliques vão para o primeiro resultado nas páginas de pesquisa do Google.
Usar a otimização de mecanismos de busca (SEO) para otimizar seu site também significa dar mais credibilidade aos olhos dos usuários.
Quais as vantagens de contratar os serviços de SEO?
Como você pode ver, um serviço de SEO envolve algumas etapas.
Em vez de tentar cuidar de tudo sozinho, contratar uma empresa especializada pode ser a melhor opção.
Separamos algumas vantagens de contar com os serviços de uma agência de marketing digital especializada em SEO. Confira!
*Produto ou serviço encontrado com maior facilidade
O principal objetivo de toda empresa é ser encontrada pelo maior número de pessoas e possíveis clientes, não é mesmo?
Esse objetivo se torna muito mais atingível quando você contrata uma consultoria de SEO.
Como a empresa parceira ajudará a tornar seu site mais rastreável nos índices dos mecanismos de pesquisa, corrigindo erros e fazendo otimizações, isso é realmente possível.
*Melhor tempo de retenção no site
Páginas de carregamento rápido, sites bem estruturados que ajudam os usuários a encontrar o que precisam com apenas alguns cliques e um link interno sólido que responde às perguntas de um cliente sem que ele precise sair do site. Essas e outras estratégias semelhantes ajudam a aumentar o tempo gasto pelos visitantes em suas páginas.
E, consequentemente, aumentará sua relevância e autoridade.
*Melhor custo-benefício
Se você tem hesitado em terceirizar o SEO porque acha que o custo desse serviço é alto, podemos afirmar que é justamente o contrário.
Se você contratar uma agência profissional, poderá economizar muito dinheiro e tempo em comparação com se tentasse lidar com tudo sozinho.
Trabalhar com uma empresa profissional de SEO garante que você esteja colocando seus esforços onde eles farão o melhor.
Algo que seria mais caro e demorado devido à sua experiência, o que pode levar a erros e também requer muito tempo para aprender sobre o tema.
*Melhor produtividade
Quando você contrata uma consultoria de SEO, seus funcionários podem se concentrar no que fazem de melhor enquanto os consultores lidam com as estratégias de marketing digital.
Mesmo que você decida treinar alguns membros de sua equipe para realizar a otimização de conteúdo, por exemplo, eles já terão um caminho a seguir e não precisarão começar do zero.
SEO Local
Investir em SEO local é uma estratégia que costuma trazer resultados positivos para determinados modelos de negócios, como e-commerce e pequenas empresas com foco regional.
Esse conjunto de tecnologias oferece às empresas a oportunidade de se destacar da concorrência, fornecendo soluções convenientes e próximas para seus clientes.
Quanto custa o serviço de SEO?
Para estimar quanto você gastará na contratação de uma agência de SEO, você precisará de informações sobre vários fatores, incluindo o tamanho do seu negócio, a natureza de suas operações, seus objetivos estratégicos e o resultado final desejado. do projeto.
Pequenos negócios
Apesar de apresentarem um potencial de crescimento promissor, normalmente estabelecem metas mais modestas no início e atraem menos clientes.
Aqui, o passo inicial será conquistar o tráfego orgânico através da otimização do site (SEO Técnico), e depois iniciar a produção de conteúdo.
Médias empresas
Quando uma empresa já se estabeleceu em seu setor e alcançou uma posição de destaque, ela exige serviços de SEO mais abrangentes. A fidelidade do cliente é tão importante quanto a aquisição de leads.
Pode ser necessário investir dinheiro na criação de um blog que produza conteúdo relacionando ao segmento para aumentar o tráfego orgânico.
Além disso, é crucial investir tempo e esforço em uma estratégia sólida de construção de links se você quiser que sua marca ganhe credibilidade e destaque no mercado.
Lembre-se que a qualidade, não a quantidade, é mais valorizada aqui.
Grande empresas
Dominar um mercado exige enfrentar marcas estabelecidas que têm uma vantagem inicial no marketing digital e atendem a uma base de clientes mais exigente.
Trabalhar a marca nas redes sociais e utilizar esses canais para ter um relacionamento muito mais direto com o cliente e transparência são necessidades que devem ser atendidas.
Isso sem mencionar as outras estratégias que foram mencionadas, como o esforço para formar parcerias de co-marketing com os gigantes da indústria em outros campos.
Agência de marketing digital especializada em SEO
Se você deseja terceirizar seus esforços de marketing digital, uma agência de SEO é uma ótima opção.
Esse tipo de negócio está mais bem equipado para encontrar, otimizar e criar conteúdo que atenda aos critérios projetados para aumentar a classificação de um site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Isso permite que as empresas atinjam seus objetivos principais, como aumento de conversões e reconhecimento da marca.
Algumas das coisas que essas organizações fazem são as seguintes: auditorias SEO, consultoria SEO, criação de conteúdo, otimização para motores de busca (On-Page e Off-Page) e monitoramento de métricas
Conclusão
Não pense que SEO é modismo! Investir em serviços de SEO é essencial.
Em um mercado competitivo onde ter visibilidade é fundamental, dominar as páginas de resultados dos motores de busca mais populares da web é uma obrigação.
Independente do seu tamanho, seu orçamento precisa prever um valor para estratégias de marketing digital. Se surpreenda com a rapidez com que esse investimento pode ser recuperado.
Leia também:
Por que investir em marketing digital?
Como configurar SEO do meu site?
Nossos clientes estão no topo das pesquisas do Google
Como aumentar minhas vendas pela internet?
Quanto ganha um profissional de SEO?
Consultor de marketing com experiência em ajudar mais de 100 empresas a alcançarem resultados extraordinários em vendas. Especialista em estratégias que alavancam negócios e transformam empresas através de assessoria personalizada.